sábado, 27 de novembro de 2010

AUTOSMOTIVOS – ANUNCIE SEU CARRO DE GRAÇA










A Internet hoje nos traz informação e serviços de todo tipo, de forma cada vez mais rápida e dinâmica. E se hoje muita gente ainda gasta um bom dinheiro com suas conexões e serviços online, a tendência é que, no futuro, tudo seja disponibilizado gratuitamente. Porém, o mercado automotivo ainda resiste: a maioria dos sites e mecanismos de compra e venda de automóveis pela Internet são pagos e com cadastro demorado e cheio de burocracias.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MELHOR COMPRA DE 2010



Este foi um ano muito importante para a indústria automotiva brasileira. O Salão do Automóvel de 2010 bateu todos os recordes de público e de negócios, foram muitos os lançamentos e o número de automóveis vendidos no país tem aumentado cada vez mais. Isso mostra que as marcas nacionais e importadas de automóveis no Brasil não têm medido esforços para conquistar o consumidor, ampliar seus números de vendas e sua representatividade a nível mundial. Por isso, na sua segunda edição, o Racionauto quer saber: dentre os carros vendidos no Brasil em 2010, qual deles representa a MELHOR COMPRA?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SALÃO 2010: MARCAS PREMIUM



Enquanto as marcas chinesas investem e batalham para se tornarem conhecidas em todo o mundo, as marcas chamadas “premium” não precisam fazer praticamente nada para chamar a atenção. Qualquer modelo que lancem, em qualquer tamanho e faixa de preço, vira sucesso automaticamente. Neste Salão, todas foram muito bem representadas por modelos de tirar o fôlego: superesportivos, conceitos, lançamentos e até modelos mais acessíveis, mas sempre excelentes.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS CHINESAS (Parte 1)



Falar sobre as marcas chinesas no Salão do Automóvel 2010 não é algo que possa ser feito apenas mostrando fotos. A presença dessas marcas entre nós pode marcar o início de uma mudança considerável nos números do mercado. Basta pensar no que esses carros oferecem, no preço que custam e no quanto ainda podem melhorar em acabamento, qualidade de construção e segurança, principalmente em comparação aos seus concorrentes nacionais diretos (que, na maioria, são inseguros, mal acabados e mal construídos), para concluir que, se hoje ainda há motivos para desconfiar, há outros bons motivos para dar a eles um voto de confiança.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS COREANAS



Com exceção das marcas de supercarros, talvez nenhuma montadora tenha brilhado tanto neste Salão quanto as coreanas. Hyundai, Kia e Ssangyong se destacaram pelo número de lançamentos e pela qualidade dos produtos expostos, que justificam o aumento constante em suas vendas no país e os stands sempre congestionados.

sábado, 13 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS JAPONESAS




No Brasil, a Honda e a Toyota são marcas praticamente idolatradas. Graças aos seus bons (e caros) modelos nacionais, muita gente passou a se interessar mais pelas outras marcas nipônicas representadas no Brasil. Todas estiveram no Salão 2010, ainda que algumas tenham deixado a desejar.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS FRANCESAS



Cada uma das marcas francesas presentes no Brasil se estabeleceu de uma forma, buscando um público diferente. A Renault, além de ter inaugurado o segmento de minivans no país com a Scénic, se notabilizou por oferecer carros de baixo custo e grande benefício, como o Logan, o Sandero e, atualmente, o velho Clio – único popular com 3 anos de garantia total. As duas marcas do grupo PSA também seguiram rumos distintos. A Citroën sempre trabalhou para se firmar como marca premium, oferecendo produtos completos e bem acabados. Já a Peugeot, desde a disponibilização do antigo 206 1.4 com preço abaixo dos 30 mil reais, mira num consumidor que busca melhor acabamento e mais desempenho num modelo de baixo custo, além de ter sido a primeira marca fora do quadrilátero Fiat/Ford/GM/VW a lançar uma picape pequena no Brasil – a Hoggar.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SALÃO 2010: AS QUATRO GRANDES



A Volkswagen foi a primeira montadora a se destacar em vendas no Brasil, graças ao eternizado Fusca. Depois, vieram Chevrolet e Ford, com seus modelos longevos e memoráveis. Por último chegou a italiana Fiat – que se tornou a número um do país em vendas. Hoje elas são informalmente denominadas de “As Quatro Grandes”, e detém a maior fatia de nosso mercado automotivo.

sábado, 6 de novembro de 2010

SALÃO 2010: OS CARROS-CONCEITO (Parte 1)




Comemorar 50 anos é um feito memorável. Com sua primeira edição em 1960, sendo primeiro anual e depois passando a bienal, o Salão do Automóvel de 2010 celebra seu aniversário trazendo a maior variedade de marcas e modelos de toda a sua história. E dentre esses modelos se destacaram os carros-conceito – igualmente, nunca em tão grande número por aqui.

SALÃO 2010: OS CARROS-CONCEITO (Parte 2)





Kia Soul'ster

Kia Soul'ster

Crossover baseado no Kia Soul que pode ser visto como um conversível ou uma picape, combinando ainda o espaço e a modularidade de uma minivan com um design esportivo.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SALÃO 2010: MALUQUICES E BREGUICES



Num salão do automóvel tudo é possível. Este ano, ainda que tenha pecado pela pouca quantidade de lançamentos, o Salão merece aplausos pela quantidade de modelos e pelas atrações em praticamente todos os stands. Shows, Jam-sessions, gravação de comerciais pelo público, karaokês, carros-robô, intervenções teatrais e de dança, arenas com jogos interativos e até stand-up comedy com improvisos; tudo para chamar a atenção das milhares de cabeças que circulavam por stands ora sem graça e sem novidades, ora dinâmicos e muito interessantes.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SALÃO 2010: OS SONHOS DE CONSUMO



Pensei em começar os posts sobre o Salão do Automóvel falando sobre carros com bom custo x benefício, que valem (ou valerão) a pena por diversos motivos. Mas olhando e editando as fotos, percebi que é simplesmente impossível não ficar babando com os supercarros expostos ali.

Ok, o blog tem uma proposta racional e supercarros, por definição, são emocionais. Mas calma aí: ninguém está dizendo que você vai comprar essas máquinas nem considerando se vale a pena tê-las. Se você gosta de carros, irracional seria não ADMIRAR!

Então, de presente para você, uma galeria de fotos dos sonhos de consumo do Salão 2010.

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2010



A partir de hoje e pelos próximos dias você, que é leitor e seguidor do RACIONAUTO, poderá ver aqui tudo o que acontece no Salão do Automóvel 2010, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Serão matérias diversas, elaboradas sob um ponto de vista diferente do que se costuma divulgar nas publicações especializadas: tudo para que você conheça todas as novidades, lançamentos, os carros que vale a pena ter e até os sonhos de consumo que apareceram por lá.

Não perca: Salão do Automóvel 2010 no RACIONAUTO.




Filmagem: Rubinho Angelon