quinta-feira, 28 de junho de 2012

PANACEIA UNIVERSAL



ALTA RODA, Fernando Calmon



Analisar os rescaldos da recém-encerrada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nunca foi tão fácil. Muita conversa, muito debate e, na hora de concluir, poucas soluções, para ser condescendente. Leque de assuntos amplo demais, representantes de 193 países e curiosos misturados a chefes de estado (além de ausências de peso, a presidente vizinha veio apenas para as fotos e se retirou), só podia dar no que deu.

CHEVROLET SPIN - LANÇAMENTO



Chevrolet Spin LTZ

Chevrolet Spin LTZ

Muitos flagras registrados em fotos e publicados na Internet nos últimos meses mostraram que o lançamento da Chevrolet Spin estava bem perto. Expectativa atendida: a Chevrolet lançou ontem, oficialmente, a minivan que pretende substituir - aos poucos, não imediatamente - a Zafira e a Meriva.

terça-feira, 26 de junho de 2012

CHRYSLER ANUNCIA RECALL PARA TOWN&COUNTRY E JOURNEY





A Chrysler acaba de anunciar um recall que envolve 2 de seus modelos vendidos no Brasil: a minivan Town&Country e o crossover Journey, sendo 292 unidades da primeira e 1.490 do segundo, ao todo. Dessas, apenas 88 foram vendidas no Brasil.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

JAC J6 MOVIE É SÉRIE ESPECIAL COM DVD PLAYER


Foto: Blog do Moquenco


A JAC Motors lançou hoje uma série especial que tem tudo para agradar não somente aos pais, mas especialmente aos pequenos. A J6 Movie traz como principal novidade DVD Player mais 2 telas de LCD com 7 polegadas nos encostos de cabeça dianteiros, que já contam com fones de ouvido sem fio.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MITSUBISHI MOSTRA LINHA 2013 DA L200 TRITON





A Mitsubishi divulgou hoje as novidades da linha 2013 da L200 Triton. A grosso modo, a picape recebeu melhorias na suspensão, novos bancos e há uma nova versão, a Savana - que se junta às 4 demais, GL, GLX, GLX e HPE.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESPAÇO PRIORITÁRIO


ALTA RODA, Fernando Calmon



Um dos maiores desafios que os fabricantes de veículos terão pela frente é encolher o tamanho externo dos carros, sem comprometer espaço e conforto internos. O objetivo de diminuir o consumo de combustível – e consequentemente emissões de CO2, um dos gases de efeito estufa – não pode depender exclusivamente de motores, transmissões e novos materiais leves. Economizar peso depende também de dimensões externas menores.

TROLLER T4 2013 É LANÇADO COM NOVO MOTOR






A Troller divulgou hoje o início da pré-venda do T4 2013 - único modelo da marca, que pertence à Ford. As mudanças são poucas, mas suficientes para manter o jipe, que se tornou referência em off-road no Brasil, atualizado frente à pequena concorrência.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

FIAT LANÇA IDEA E LINEA 2013






A Fiat divulgou as novidades e preços das linhas 2013 do Linea e do Idea. Mas ainda não foi desta vez que o novo Linea, que já está em fabricação na Turquia, deu as caras por aqui. Tudo se resume a acréscimos e mudanças pontuais. A minivan também continua praticamente a mesma.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CITROËN C4 HATCH E PALLAS TÊM RECALL ANUNCIADO






A Citroën acaba de anunciar um recall para o C4 e o C4 Pallas. Quase todos os modelos hatch e sedã comercializados no Brasil até hoje estão envolvidos. O atendimento é gratuito em toda a rede e o serviço, que dura cerca de 1 hora, consiste na verificação e possível substituição dos componentes de vedação no cofre do motor, que podem apresentar falhas e causar a infiltração de água, gerando panes elétricas e, em casos extremos, até incêndios.

sábado, 16 de junho de 2012

FORD NEW FIESTA E KIA CERATO GANHAM PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR





Segundo as últimas enquetes divulgadas pelo RACIONAUTO, o Ford New Fiesta e o Kia Cerato são, na opinião do consumidor, o melhor hatch premium e o melhor sedã premium do mercado nacional. O New Fiesta obteve 34% dos votos, enquanto o Cerato ganhou a preferência de 37% dos que votaram.

POLO HATCH 1.6 DEIXA SITE DA VOLKSWAGEN



Surpresa: sem qualquer aviso oficial, o Polo Hatch 1.6 deixou de aparecer no site oficial da Volkswagen. A partir de agora, quem quiser um Polo Hatch só vai encontrar a versão 2.0 Sportline, com preço sugerido a partir de R$ 50.294,00.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PERPETUAR A OBRA



ALTA RODA, Fernando Calmon





Conservar a memória de carros antigos não é missão fácil no Brasil. O poder público é totalmente omisso e cabe apenas aos abnegados e colecionadores investir na preservação. Em Brasília (DF), o Museu do Automóvel está ameaçado de despejo; o de Caçapava (SP), em estado de abandono e com veículos depenados; o da Ulbra, em Canoas (RS), fechado por dívidas da universidade que o patrocinava. 

FIAT LANÇA APLICATIVO PARA CONFIGURAÇÃO DE CARROS NO FACEBOOK





Todo mundo um dia, mesmo sem intenção de compra, já acessou sites de montadoras diversas para configurar o carro de seus sonhos. Pois é, agora a Fiat inova lançando no Facebook um aplicativo que faz o mesmo.

PALIO WEEKEND, STRADA E SIENA EL 2013 MUDAM POR DENTRO E POR FORA







Por fora foi pouco, mas vá lá, deu pra garantir o ar de novidade. A maior mudança visual dos Fiat Palio Weekend, Strada e Siena EL aconteceu mesmo na cabine, com a remodelação completa – ou quase – do painel. Esse “quase” fica por conta da mesma posição das saídas de ar condicionado, que servem para gelar no máximo a barriga.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

FOCO NO CONTROLE DE EMISSÕES



Por FERNANDO CALMON


Embora o Brasil ainda não tenha alcançado alta taxa de motorização (5,5 habitantes/veículos contra menos de 2 hab./veic. nos países centrais), algumas regiões metropolitanas se aproximam de índices das nações avançadas. No aspecto de cuidados com o meio ambiente ao envolver uma frota de 35 milhões de automóveis e veículos comerciais, além de 12 milhões de motocicletas, até que o País se situa razoavelmente bem.

terça-feira, 12 de junho de 2012

JAC J5: CONSIDERAÇÕES FINAIS



Foto: Maximiliano Moraes


Fim do teste: ontem o JAC J5 voltou para a concessionária. Ficaram algumas boas impressões e também a sensação de que ele precisa evoluir – em alguns aspectos, bastante – para conseguir fazer frente aos demais sedãs do mercado com os quais concorre.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

FIAT BRAVO GANHA VERSÃO SPORTING





O portfólio de hatches nacionais da Fiat acaba de ganhar mais uma versão: a exemplo do Uno, do Palio e do Punto, a Fiat acaba de lançar o Bravo Sporting.

domingo, 10 de junho de 2012

JAC J5 NA BERLINDA


Foto: Maximiliano Moraes


Hoje o J5 passou por sua prova de fogo no Teste do Dia-a-Dia: a opinião alheia. Um site, blog, jornal ou veículo semelhante pode e deve levar informação ao consumidor, mas não adianta: ninguém vai se sentir totalmente convencido a comprar um carro a não ser que o dirija.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PÉ NO ACELERADOR



ALTA RODA, Fernando Calmon




Já se sabe que o Brasil é o país dos compactos e as variações sobre o mesmo tema não param de surgir. O mais recente nessa leva é o Chevrolet Sonic que a GM traz agora da Coreia do Sul. A empresa terá que absorver, provisoriamente, a diferença de carga tributária de 35% de imposto de importação e 30% extras de IPI, à espera do início da produção mexicana, em meados do segundo semestre. Em outros tempos, o lançamento seria adiado, mas a disputa no mercado está tão intensa que ninguém pisca os olhos.

SOBRE O DESEMPENHO DO J5



Foto: Maximiliano Moraes

O perfil de quem compra sedã premium e médio é parecido: ambos querem desempenho, espaço e status. A diferença está na conta bancária, essencialmente. Essa é a estratégia da JAC com o J5: oferecer um sedã médio com preço de premium. O problema é que junto com o tamanho de médio vem o peso de médio, e junto com o preço de premium vem o motor de premium. E essa combinação não costuma funcionar muito bem.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

J5 E O FAROL



Foto: Maximiliano Moraes


Desde a disponibilização do J5 na última segunda-feira, percebi que o farol direito não funcionava. À noite, apelei para os auxiliares de neblina e os faroletes, mesmo porque não gosto de carro “caolho”. Não deixa de ser incômodo perceber um defeito desses, por mais trivial que pareça, num carro de mais de 50 mil reais e com pouco mais de 3 mil quilômetros rodados.

TOYOTA ETIOS, PRIMEIRO POPULAR DA MARCA






A Toyota iniciou a divulgação de seu primeiro modelo concebido para mercados emergentes, o EtiosO carro será fabricado na nova planta de Sorocaba, interior de São Paulo, e tem início de vendas previsto para o segundo semestre.

terça-feira, 5 de junho de 2012

JAC J5: FALTA DAQUI, SOBRA DALI



Foto: Maximiliano Moraes


Foto: Maximiliano Moraes

A velocidade não ultrapassa 20 km/h no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. E do que eu sinto mais falta no JAC J5? Se você pensou em uma transmissão automática, por incrível que pareça, errou. Com certeza seria melhor que o câmbio manual do sedã, mas ao contrário do que acontece com a minivan J6, a JAC ajustou o conjunto do J5 para a maciez, (como o RACIONAUTO constatou no seu Teste do Dia-a-Dia. O resultado é uma embreagem levinha e trocas extremamente suaves, sem esforço algum.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

JAC J5: BOM PRA CIDADE


Foto: Maximiliano Moraes

Foto: Maximiliano Moraes

Belo Horizonte está bem longe de ter o asfalto mais bem conservado do mundo. Junte o sacolejo causado pela buraqueira às muitas subidas e descidas entre os bairros e a tarefa de dirigir se torna ainda mais cansativa. Tudo o que você quer, nessas situações, é um carro com suspensão macia, silencioso, muito bem equipado, com desempenho satisfatório, econômico e, de preferência, com câmbio automático.

COMO EVOLUEM OS FREIOS





A partir de 1º de janeiro de 2014, nenhum modelo poderá ser comercializado no Brasil sem freios antitravamento (ABS).  A importância desse dispositivo muitas vezes é mal compreendida. Seu funcionamento permite manter o controle do volante em uma frenagem emergencial e encurta a distância de parada, especialmente em piso molhado ou escorregadio. Para o máximo de eficiência o motorista precisa aplicar força total ao pedal de freio. Essa função é exercida de forma automática pelo BAS (Sistema de Assistência aos Freios, em inglês), ainda não obrigatório no País, mas deveria sê-lo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PEUGEOT 508: MOTOR PEQUENO, GRANDE ATITUDE





Mas calma, que motor pequeno não diz tudo. Grandalhão, o novo Peugeot 508 substitui de uma vez os sedãs 407 e 607, e passa a disputar a preferência do consumidor com modelos que não estão para brincadeira: Volkswagen Passat, Hyundai Azera e Kia Cadenza são os principais oponentes.