sexta-feira, 29 de março de 2013

NISSAN LANÇA MARCH REMODELADO - NA TAILÂNDIA




A Nissan deu um tapa no visual do compacto March pra garantir mais alguns anos de mercado. Pena que, por enquanto, isso só tenha ocorrido na Tailândia. Mas a julgar pelas mudanças, é de se esperar que muito em breve tenhamos a mesma nova aparência no modelo vendido aqui.

VOLTA POR CIMA


ALTA RODA, Fernando Calmon



Ter-se transformado no quarto maior mercado de veículos do mundo significa, afinal, que a defasagem generalizada de modelos lançados no País começa a desaparecer. Exemplo evidente, o todo novo Peugeot 208 chega às ruas agora em abril, apenas 11 meses depois do mercado europeu.

quinta-feira, 28 de março de 2013

CHERY CELER COMEÇA A SER VENDIDO - ENFIM - NO PAÍS





A gama de modelos da Chery agora está mais completa. Ocupando o espaço entre o S-18 e o Cielo agora chega o Celer, nas versões hatch e sedã, custando R$ 35.990,00 e R$ 36.990,00, respectivamente.

BMW TRAZ 125i M SPORT AO BRASIL





A série 1 da BMW ficou agora mais completa com a chegada do 125i M Sport. O hatch esportivo, que tem preço sugerido de R$ 154.950,00, passa a ser o top de linha do modelo no país, que tem versões com preço a partir de R$ 89.950,00 (116i).

quarta-feira, 27 de março de 2013

TOYOTA ANUNCIA LINHA 2014 DO COROLLA



E ele continua caro, veja só. É um bom carro, sem dúvida. Resistente, confortável, confiável. Carro pra vida toda, como dizem alguns. E vende como pão quente. Talvez por isso a Toyota insista em mantê-lo como está, adicionando novidades homeopaticamente.

NOVO KIA CERATO KOUP É MOSTRADO OFICIALMENTE



O stand da Kia no Salão de Nova York surpreendeu não só pelo novo Soul, mas pela exibição do novo - e belo - Cerato Koup, ou Kia Forte no mercado americano. O coupé esportivo se junta às mais comportadas versões hatch e sedã do modelo.

NOVO KIA SOUL APARECE NO SALÃO DE NOVA YORK




A Kia apresentou, no Salão de Nova York, a nova geração do Soul, seu "carro design". O novo Kia Soul, agora ligeiramente maior (1,52 cm a mais de largura e 2,03 a mais de entre-eixos), tem visual influenciado pelo conceito Track'ster e a adoção de um novo chassi resultou em rigidez 29% maior em relação ao antecessor.

FORD NEW FIESTA NACIONAL COMEÇA A SER FABRICADO





O New Fiesta agora é nacional. Mas somente o hatch; o sedã continuará vindo do México. A fábrica de São Bernardo do Campo começou os turnos de produção do modelo já retocado para formar os estoques que serão enviados para os revendedores.

NOVO LEXUS IS CHEGA AO BRASIL EM SETEMBRO


Lexus IS 250

Em evento de lançamento na cidade de Austin, Texas (EUA), a Lexus apresentou a nova geração do sedã IS, com os modelos IS 250 e IS 250 F Sport. Na ocasião também foram apresentados o IS 350 e o IS 300h (híbrido).

terça-feira, 26 de março de 2013

SUSTENTÁVEL LEVEZA DO METAL



Fernando Calmon


Um dos campos em que a indústria automobilística instalada e a instalar no Brasil, de acordo com o regime Inovar-Auto (2013-17), terá que concentrar atenções é eficiência energética. Afinal, a média dos produtos novos vendidos (incluindo importados) por cada fabricante deverá melhorar o consumo médio cidade/estrada em 13,6%, isto é, 1 L/15,9 km com gasolina e 1 L/11 km com etanol.

domingo, 24 de março de 2013

LOGAN E SANDERO 2013 GANHAM MAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE



A Renault lançou a linha 2013/2013 de seus best-sellers, Sandero e Logan. E há novidades: mais equipamentos de série em praticamente todas as versões, exceção às de entrada.

sábado, 23 de março de 2013

PEUGEOT LANÇA OFICIALMENTE 208 NACIONAL





Depois de oferecer um amuse-bouche para um bocado de clientes afortunados com a série especial Premier, a Peugeot lançou esta semana oficialmente o hatch 208 fabricado em Porto Real (RJ).

sexta-feira, 22 de março de 2013

CITROËN LANÇA AIRCROSS ATACAMA




A Citroën lançou nesta semana uma série especial baseada no AirCross, nomeando-a Atacama. O nome é alusivo ao deserto chileno que é destino de aventureiros do mundo todo.

SAGA DOS MOTORES FLEX



ALTA RODA, Fernando Calmon


Em 23 de março de 2003 surgiu o primeiro automóvel fabricado no Brasil cujo motor usava o sistema flexível etanol e gasolina de forma viável. Foi o Volkswagen Gol 1,6-litro, lançado simultaneamente à comemoração de 50 anos da empresa no Brasil com a presença de diretores mundiais do grupo alemão e do presidente da República. Alguns meses depois de completar uma década em produção, a Anfavea projeta que, em meados deste ano, 20 milhões de veículos popularmente chamados flex terão sido fabricados, marco muito relevante.

sexta-feira, 15 de março de 2013

SALÃO DE CONTRASTES



ALTA RODA, Fernando Calmon

Ferrari LaFerrari

McLaren P1

Aberto até 17 de março, Salão de Genebra impressiona pelo número de lançamentos. Nessa 83ª edição, veículos elétricos e híbridos saíram de uma ala específica e se misturam aos demais. Não quer dizer que representem algo palpável do mercado suíço, um dos poucos na Europa ainda sem enormes recuos. Em 2013 responderão por apenas 3% das vendas. Já os nada racionais SUVs e crossovers vão capturar cerca de 40%, o que ajudou a quase aniquilar as inteligentes stations (peruas), cuja boa aceitação permanece na Alemanha.

quarta-feira, 13 de março de 2013

RENAULT SYMBOL SAI DE LINHA




Fim da linha para o Renault Symbol. Lançado para ser uma opção com mais requinte e equipamentos posicionada acima do Logan, ele foi traído pela proposta do companheiro de marca: mais espaço, nível de equipamentos aceitável e preço mais baixo. O Logan, inclusive, foi quem inaugurou o segmento e gerou interesse das outras marcas em lançar modelos com mesma proposta. Primeiro erro da Renault: lançar um modelo menor com preço superior.

sexta-feira, 8 de março de 2013

CUIDAR DO FUTURO



ALTA RODA, Fernando Calmon



Dois novos sedãs compactos lançados em um intervalo de menos de sete dias – primeiro o Chevrolet Prisma e, em seguida, o Hyundai HB20S – comprovam o grau de competitividade no setor e no segmento em particular. Agora são nada menos de 18 modelos na faixa entre R$ 26.000 e R$ 55.000, do básico ao mais completo. O novo Prisma, versão sedã do hatch Onix, vai de R$ 34.990 (LT, motor de 1 litro) até R$ 45.990 (LTZ, motor de 1,4 litro).

quarta-feira, 6 de março de 2013

HYUNDAI HB20S - PREÇOS, VERSÕES E EQUIPAMENTOS





A Hyundai está com pressa. Depois do lançamento do hatch HB20 e do aventureiro urbano HB20X, o último produto da linha chega para incomodar a concorrência: o sedã HB20S. E todos em poucos meses.

JAC J2 CONTRA TODOS




O que pega no segmento de carros compactos não é só o preço em si. A questão é que gente que tem pouco dinheiro pra comprar um carro pesquisa MUITO. A escolha não é emocional e o veículo, que em tese deveria ser um bem de consumo, vai ser com certeza visto como bem de capital. Na prática, o sujeito que procura um compacto quer pagar o mínimo possível na compra, ter o máximo benefício possível durante o uso e receber o máximo possível na venda. Ô equaçãozinha complicada.

segunda-feira, 4 de março de 2013

SEGUROS AUTOMOTIVOS: FACILIDADE NA COTAÇÃO E ESCOLHA




A importância da web na comparação de preços de seguros automotivos

A Internet continua em grande expansão e já se tornou a principal ferramenta de comparação de preços de produtos e serviços. Quando se trata de seguros para automóveis, então, é imprescindível ter em mãos o melhor orçamento para evitar perdas e ficar desprotegido tanto no dia-a-dia quanto em viagens – onde pode ser mais útil contratar um seguro viagem.

sábado, 2 de março de 2013

ESPAÇO PARA CIMA



Fernando Calmon


Embora nos grandes centros urbanos dos países centrais o crescimento da frota seja quase exclusivamente vegetativo, ainda continua a aumentar. Como espaço para ampliação das vias está esgotado, algo precisa acontecer para manter o fluxo de veículos no futuro dentro de parâmetros razoáveis. Até entre os emergentes o problema de circulação vai se agravar ao longo do tempo.

sexta-feira, 1 de março de 2013

JAC J2: ESTILO ACESSÍVEL




Aí a fábrica quer cortar custos na produção de um modelo e um dos primeiros itens da lista é o acabamento. Isso cria nas pessoas a ideia de que, no Brasil, é impossível comprar um carro bem acabado na faixa dos 30 mil reais.

NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU



ALTA RODA, Fernando Calmon



Apesar de o Brasil ter se engajado no importante programa da ONU Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020), o que está sendo feito até agora é muito pouco. O País permanece longe de implantar ou coordenar ações e muito menos avaliar resultados. Nem mesmo consegue estatísticas confiáveis sobre o número de mortos, que variam entre 40.000 e 60.000/ano em função da fonte.