sexta-feira, 26 de abril de 2013

OPULÊNCIA CHINESA



ALTA RODA, Fernando Calmon



Como tudo na China é grandioso, o Salão do Automóvel de Xangai, maior cidade do país mais populoso, não poderia ser diferente. A começar pelo número de marcas locais desconhecidas no mundo ocidental e focadas no mercado local. Apenas para citar algumas: Baojun, Bestern, Dongfeng, Emgrand, Englon, GAC, Haima, Haval, Hauwtai, Icona, Oley, SouEast, Zinoro e Zotye. Na maioria dos estandes as informações se limitavam a folhetos em chinês e sem informações em inglês para imprensa estrangeira. A exposição termina na 2ª. feira, dia 29.

HYUNDAI CONVOCA RECALL PARA TUCSON, SANTA FE E VERACRUZ




O mesmo defeito que ocasionou a convocação do recall para veículos Kia agora atinge SUVs da meio-irmã Hyundai. São aproximadamente 24 mil unidades envolvidas dos modelos Tucson, Santa Fe e Veracruz fabricados entre 2008 e 2011.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FORD NEW FIESTA NACIONAL É OFICIALMENTE LANÇADO





Em evento organizado para a imprensa no último domingo (21/04) na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, a Ford lançou oficialmente o New Fiesta nacional, que começou a ser fabricado na planta de São Bernardo do Campo em março.

terça-feira, 23 de abril de 2013

KIA CONVOCA RECALL PARA SOUL, CARENS, SORENTO E CARNIVAL




A Kia acaba de anunciar um recall que envolve 24.191 unidades dos modelos Soul, Carens, Sorento e Carnival, anos 2007 e 2008, e Sorento, de 2009 a 2011. A convocação tem como objetivo substituir o interruptor das luzes de freio dos veículos, que podem apresentar defeitos no funcionamento e fazer com que as luzes não acendam quando o pedal de freio for pressionado ou até impossibilitar o destravamento do controlador de velocidade (piloto automático), podendo causar acidentes.

CONEXÃO PARA TODOS OS FINS



Fernando Calmon



Segundo a empresa de consultoria de tecnologia ABI Research, de Nova York (EUA), dentro de quatro anos mais de 60% da frota mundial de veículos terá conexão com a internet para navegar por satélite (GPS) ou trafegar dados. Na Europa e EUA o percentual pode chegar a 80%. Inclui até instalação de caixas pretas, semelhantes às de aviões, que ajudarão a esclarecer acidentes de trânsito. Desde já se discutem implicações sobre privacidade e mau uso dos dados armazenados ou captados de forma ilegal.

JAC MOSTRA 3 NOVIDADES PARA O BRASIL NO SALÃO DE SHANGHAI




JAC A20

JAC S5

As mostras de automóveis na China são hoje celeiros de novidades para o mundo. Para a JAC Motors, o mercado brasileiro é o que mais interessa fora de seu país de origem. Prova disso é a apresentação de 5 lançamentos e 3 concept-cars em seu stand no Salão de Shanghai 2013, sendo que, destes, 3 modelos vêm para cá.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PERDÃO OBRIGATÓRIO


ALTA RODA, Fernando Calmon






“Quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Eis um dos provérbios mais populares e que se aplica a um dos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Reconhecido como minucioso em excesso, além de abrigar nada menos de 341 artigos, fora os anexos, o CTB deixou vários pontos por regulamentar, desde que entrou em vigor em 22 de janeiro de 1998.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOVA VW SAVEIRO E OFICIALMENTE LANÇADA


Nova Volkswagen Saveiro Cabine Estendida


Nova Volkswagen Saveiro Trooper

Nova Volkswagen Saveiro Cabine Simples

Depois da apresentação para os concessionários, a Volkswagen mostrou oficialmente hoje para a imprensa a nova Volkswagen Saveiro, que ganha a identidade global da marca a exemplo dos irmãos Gol e Voyage. Nada de tão novo assim, na verdade.

HONDA CHAMA CIVIC E CR-V PARA RECALL DE AIRBAGS




Depois da Toyota, agora a Honda convoca os proprietários do Civic (anos 2001 a 2003) e do utilitário CR-V (ano 2002) para troca preventiva do airbag dianteiro do lado do passageiro. A campanha envolve 23.352 veículos.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CHEVROLET CELTA GANHA ABS E AIRBAG DUPLO DE SÉRIE




A nova regulamentação do Contran, que obriga todos os automóveis e comerciais leves fabricados em território nacional a saírem da linha de montagem com ABS e airbag duplo de série a partir de 1º de janeiro do próximo ano, fez mais uma "vítima" antecipada. A linha 2014 do Chevrolet Celta, já disponível nas concessionárias, passa a contar com ABS e airbag duplo dianteiro em todas as versões.

terça-feira, 16 de abril de 2013

NOVA SAVEIRO SURGE NA INTERNET



A Volkswagen costuma proteger muito bem os seus segredos. Mas era só uma questão de tempo até que a nova Volkswagen Saveiro surgisse, depois da remodelação do Gol e do Voyage. As primeiras fotos da versão definitiva da picape caíram hoje na rede, em sua variação Cross.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

HYUNDAI HB20X PREMIUM AUTOMÁTICO x VW CROSSFOX I-MOTION x RENAULT SANDERO STEPWAY AUTOMÁTICO




Na avaliação que fizemos do Hyundai HB20X Premium Automático chegamos à conclusão que ele era, dentre os hatches aventureiros de nosso mercado, o que mais entregava o que prometia. Custando R$ 55.700,00 (completo) ele não é o mais caro nem o mais barato, mas supera os concorrentes na maioria dos aspectos considerados pelo consumidor típico deste perfil de veículo. Neste comparativo você verá por quê.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

TOYOTA ANUNCIA RECALL PARA COROLLA 2002 E 2003




A Toyota do Brasil anunciou nesta manhã um recall para o sedã Corolla, acabamento XEi e SEG. São modelos fabricados entre 31/05/2002 e 06/08/2003, num total de 28.964 unidades, que terão o airbag dianteiro direito (do passageiro) substituído sem qualquer custo para o proprietário.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

GANHA-SE MUITO OU POUCO?



ALTA RODA, Fernando Calmon



Conhecidos os resultados consolidados da indústria automobilística em março, que a Anfavea divulga todos os meses, poucos atentaram a um pormenor estatístico. Pela primeira vez as quatro maiores marcas – Fiat, Ford, GM e VW – alcançaram 68,6% dos automóveis e comerciais leves comercializados. Ou seja, ainda representam pouco mais de dois terços das vendas, mas pela primeira vez abaixo de 70%.

terça-feira, 9 de abril de 2013

RENAULT DIVULGA RECALL PARA MÉGANE GRAND TOUR




A Renault anunciou hoje um recall para os proprietários do Mégane Grand Tour, nas versões 1.6 16v mecânica e 2.0 16v mecânica e automática. A convocação envolve 35.428 veículos fabricados entre agosto de 2005 e junho de 2012 (chassis 6E149988 a DJ362382).

domingo, 7 de abril de 2013

HYUNDAI HB20X - AVALIAÇÃO



Lembro-me do meu primeiro carro com câmbio automático, um bom japonês da década de 90. Naqueles dias eu não ligava para os trancos nas mudanças de marcha nem me importava com o fato de o câmbio só ter, de fato, 3 velocidades, sendo a quarta apenas um overdrive (a velocidade máxima era atingida em terceira). Conforto, para mim, era não ter uma embreagem para acionar.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEGURANÇA E DIREÇÃO: O QUE LEVAR EM CONTA PARA PRESERVAR VIDAS – A SUA E DE OUTROS



Faz parte da tradição do brasileiro tomar uma bebida ao final do expediente ou nos fins de semana. Mas aquilo que é prazeroso não pode substituir o cuidado com sua saúde. Praticar esportes e cuidar da alimentação são essenciais, e para facilitar consultas e check-ups, é importante ter um bom plano de saúde. E na hora da diversão, mesmo após alguns drinques, você terá a certeza de estar mais protegido.

Mas nem todo mundo se cuida. Por isso, hoje em dia é fundamental contratar um seguro de carro para complementar a sua segurança e de quem anda com você. Sim, porque não é preciso parar de beber, mas é importante ter consciência e encontrar um meio-termo entre o prazer de saborear uma boa bebida e a responsabilidade na hora de dirigir. O surgimento da Lei Seca e, recentemente, as mudanças que a tornaram ainda mais rigorosa, mostram que o debate álcool x segurança está sendo levado mais a sério no país.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CORRIDA DO OURO



ALTA RODA, Fernando Calmon



Dessa vez, um segredo bem guardado. Congelamento das alíquotas do IPI até 31 de dezembro – cancela os dois aumentos previstos para abril e julho – foi anunciado durante feriado da Páscoa. No momento, o governo está preocupado não apenas em sustentar o crescimento no mercado de veículos, mas de tabela controlar reflexos na inflação. Há especulações de que tal patamar de IPI poderia se manter indefinidamente, sinalizando pequena mudança de rumo. Afinal, aqui estão os automóveis mais taxados do mundo, em longa cadeia de impostos sobre impostos. Um dia, isso teria de mudar.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

JAC T8 SERÁ LANÇADA EM OUTUBRO




O RACIONAUTO esteve presente na primeira mostra da van executiva JAC T8 - ou Refine, como é chamada na China. O evento ocorreu juntamente com a inauguração de mais uma concessionária da marca, na Av. Ricardo Jafet, em São Paulo. O que vimos nos agradou bastante.

terça-feira, 2 de abril de 2013

IPI REDUZIDO VAI ATÉ O FIM DO ANO


Veículos com motores 1.1 a 2.0 flex continuam pagando 7% de IPI


Era pra aumentar e voltar à alíquota antiga ontem, 1º de abril, mas o Governo Federal resolveu prolongar mais o benefício do IPI reduzido para o consumidor. E não é pegadinha.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

INDIGNAÇÃO - CHERY MOTORS E SD&PRESS





Há mais de 3 anos este blog tem sido uma ferramenta de pesquisa para inúmeros consumidores que pretendem fechar o melhor negócio na compra de seus automóveis. Já ganhamos a confiança do público, que fez de inúmeros de nossos posts fóruns de discussão e pesquisa sobre os modelos ali apresentados e avaliados. Não temos, porém, o reconhecimento de todas as marcas nacionais ou importadas. Ainda há muito preconceito em relação ao nosso trabalho - inclusive, há marcas que deixam bem claro, ao responder nossos pedidos de carros para testes, que não os liberam para blogs. É uma pena, porque ainda estão presas ao passado. Blogs tem, hoje, tanta ou mais visibilidade que sites, ganhando mais credibilidade da parte dos consumidores por sua imparcialidade e informalidade na divulgação de informações sobre produtos.