sexta-feira, 28 de junho de 2013

ARGENTINOS AINDA INQUIETOS




Salão do Automóvel de Buenos Aires, que se encerra dia 30, é boa oportunidade de repassar o longo processo de integração das indústrias automobilísticas dos dois países. Na verdade o livre comércio vem sendo sucessivamente adiado. Último acordo previa 1º de julho deste ano para deixar as fronteiras completamente livres, mas se dá como certo novo adiamento pelo menos até o final de 2014.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

HONDA FIT É CHAMADO PARA RECALL



A Honda anunciou ontem uma convocação preventiva de proprietários do Fit, anos 2004 a 2008, para verificação e, se preciso, reparo do interruptor principal de comando dos vidros elétricos. Este chamado, aliás, aplica-se a todos os veículos, reparados ou não, na campanha realizada em 2010 para inspeção do mesmo componente.

terça-feira, 25 de junho de 2013

MITSUBISHI ASX PASSA A SER FABRICADO NO BRASIL



Importado para o Brasil desde 2010, o Mitsubishi ASX passará, a partir de julho, a ser produzido no país. A fabricação nacional do crossover é o primeiro fruto de um programa de investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão na fábrica da Mitsubishi em Catalão (GO).

sábado, 22 de junho de 2013

LEGISLAÇÕES ATRAPALHADAS


 ALTA RODA, Fernando Calmon



Tudo indica que a obrigatoriedade de utilização de rastreadores em veículos novos (incluindo motocicletas) será adiada pela quarta vez. Deveriam ser instalados, no final deste semestre, na própria linha de montagem de todos os veículos produzidos no Brasil ou importados. Esse dispositivo foi imposição do ex-ministro das Cidades e presidente do Contran, Márcio Fortes, apesar de vários especialistas do próprio órgão e representantes do setor automobilístico terem ponderado sobre dificuldades técnicas, custo-benefício inadequado e aumento de preço ao consumidor mesmo nas regiões do país de baixo risco de roubos e furtos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

NOVOS JAC J3 E J3 TURIN - LANÇAMENTO



Passados apenas 2 anos e 3 meses desde sua chegada ao Brasil, o JAC J3, nas versões hatch e sedã (Turin), renova suas linhas por dentro e por fora, chegando ao mercado oficialmente como linha 2014. O evento de lançamento organizado ontem, 18/06, pela JAC Motors apresentou à imprensa as mudanças nos dois modelos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ECONÔMICO AO EXTREMO


Fernando Calmon


Vencer desafios faz parte do trabalho diuturno da indústria. No exterior o jogo é pesado e demanda investimentos maciços. Em especial quando se coloca a meta pública e ambiciosa de produzir um automóvel capaz de superar 100 km com apenas 1 litro de combustível. No recente Salão de Genebra, a Volkswagen demonstrou que o seu XL1 foi além. Conseguiu, no ciclo europeu (NEDC) de consumo rodoviário, até 111 km com apenas um litro de diesel. Difícil de reproduzir em situação real de trânsito, porém, pelo menos, três vezes mais econômico que o melhor dos atuais modelos com motor a combustão.

domingo, 16 de junho de 2013

ONIX, PRISMA, COBALT E SPIN PASSAM POR RECALL



O problema está no pedal do freio. Problemas de soldagem no componente fizeram a Chevrolet convocar 11.521 unidades dos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin, fabricados entre 20 de maio e 8 de junho deste ano, para um recall.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FORD ANUNCIA RECALL PARA O NOVO FUSION



Nos Estados Unidos são mais de 470 mil unidades convocadas do Novo Ford Fusion. Aqui no Brasil, 2.720 proprietários terão que levar seus sedãs até as concessionárias para uma verificação na bomba de combustível.

NOVO PALIO E GRAND SIENA JÁ SÃO LINHA 2014



Meio do ano é ano que vem para muitas fábricas. Na Fiat, o Novo Palio e o Grand Siena 2014 já começaram a chegar nas concessionárias com ligeiros acréscimos nas listas de equipamentos.

CONFLITO DE INTERESSES


ALTA RODA, Fernando Calmon



No próximo mês a indústria atingirá a produção de 20 milhões de veículos leves cujos motores podem ser abastecidos indiferentemente com etanol ou gasolina. Mais conhecidos como motores flex, em pouco mais de 10 anos (completados em março último) conseguiram crescente aceitação. Hoje, respondem por cerca de 90% das vendas de veículos leves com motores de ciclo Otto, inclusive de modelos de origem sul-coreana e chinesa que tiveram desenvolvimento no exterior.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TOYOTA LIBERA MAIS IMAGENS DO NOVO COROLLA




Depois de mostrar a versão S, que ressalta o perfil mais esportivo assumido pelo sedã, a Toyota liberou hoje mais fotos do Novo Corolla 2014, mostrando detalhes da versão LE.

JAC J6 É REMODELADA NA CHINA




Na China ela é chamada de Heyue RS, mas o Brasil a conhece como JAC J6. E é bem provável que sua cara nova, que acaba de estrear lá no Oriente, chegue aqui muito em breve, dando sequência à renovação dos modelos da marca iniciado com o novo J3.

NOVO TOYOTA COROLLA 2014 - PRIMEIRAS IMAGENS



Acabou o segredo: as primeiras imagens do Novo Toyota Corolla 2014 acabam de ser divulgadas. A nova geração rompe de vez com a imagem comportada de sempre, inovando no design, no conteúdo e crescendo em tamanho para enfrentar uma concorrência competitiva como nunca.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

BASTA DE IMPROVISAÇÃO


ALTA RODA, Fernando Calmon




No mundo, hoje, circulam mais de um bilhão de veículos leves e pesados, sem incluir motocicletas. Antes do final da década a frota atingirá 1,4 bilhão e quase todo esse crescimento virá de países emergentes. É uma tendência que não reverterá tão cedo. Afinal, a densidade de motorização – medida em número de habitantes por veículo – nesses países ainda está muito distante dos chamados desenvolvidos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

VW JETTA TSI JÁ É VENDIDO COM MOTOR MAIS POTENTE



Entre no site da VW e comece a configurar um Jetta TSI. Surpresa: as informações sobre o motor mudaram. A Volkswagen, sem aviso, passou a vender no país o sedã equipado com o mesmo motor 2.0 16v turbo de 211 cv que equipam o Passat e o Fusca. Interessante, porém, é que apesar do anúncio do novo motor no site, a ficha técnica continua defasada.

BMW ANUNCIA RECALL PARA 7 MODELOS DA SÉRIE 3



A saga dos airbags problemáticos ao redor do mundo continua. Agora foi a vez da BMW anunciar um recall para a série 3, incluindo 7 modelos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

NOVOS JAC J3 E J3 TURIN SERÃO LANÇADOS DIA 18 DE JUNHO



A JAC Motors anunciou hoje o lançamento comercial dos novos J3 e J3 Turin, já como linha 2014. O evento oficial ocorrerá no dia 18 de junho próximo, mas já há unidades nas concessionárias da marca para exposição e pré-venda.