quarta-feira, 31 de julho de 2013

FIAT PUNTO BLACKMOTION CHEGA AO MERCADO



Seguindo os passos do extinto Stilo, o Fiat Punto ganhou a série especial Blackmotion, que se diferencia das demais pelo acabamento e itens personalizados.

sábado, 27 de julho de 2013

FIAT CONVOCA RECALL PARA PALIO E STRADA FIRE



A Fiat acabou de anunciar um recall para o Palio Fire e a Strada Fire (cabine simples ou estendida). São 3.029 veículos, fabricados entre 2012 e 2013 e exclusivamente equipados com airbag duplo, envolvidos no recall.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JAC J5 NA CAPITAL



JAC J5 no Parque Sarah Kubitschek

Mesmo numa cidade com 350 mil habitantes é possível que certos hábitos não mudem tão facilmente. Coisa de interior. Em Anápolis, é comum enfrentar motoristas dirigindo a 30 ou 40 km/h, em ambas as faixas, em vias de 40, 60 ou 80, tanto faz. O outro lado da moeda são as várias obras na cidade para melhorar o trânsito, que criaram inúmeros buracos e desvios. Pelo menos o prefeito de lá tem uma visão mais cosmopolita. Assim, sendo obrigado a andar grande parte do tempo em segunda e terceira marchas, a consequência foi o consumo alto. Nem o bate-e-volta que o J5 fez até Brasília conseguiu amenizar a média de 9,29 km/l enquanto estivemos em Goiás.

SUZUKI APRESENTA GRAND VITARA 2014



A Suzuki do Brasil divulgou as novidades da linha 2014 do jipe Grand Vitara, que também se aplicam à série especial Limited Edition. Todos ganharam, na versão automática, novas rodas de liga leve com aro de 18 polegadas e piscas nos retrovisores. Já a versão Limited Edition, que comemora os 25 anos do lançamento e as mais de 2,9 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, traz com exclusividade a cor Bronze e o revestimento interno em tecido e couro bege.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CHEGA DE ESPERTEZA


ALTA RODA, Fernando Calmon



Improvisação, em assuntos que merecem atenção do poder público, infelizmente continua como regra. Demonstração desse descaso aconteceu com a inspeção técnica ambiental (ITA) na cidade de São Paulo. Em nível nacional existe um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) que obriga governos estaduais a levantar um inventário de emissões e controlar via inspeção de veículos o nível de poluentes.

sábado, 20 de julho de 2013

JAC J5 NA ESTRADA




Quando o RACIONAUTO testou o JAC J5 pela primeira vez, a impressão que ficou foi a de um sedã bonito, bem acabado e muito espaçoso, mas com motor subdimensionado, suspensão mal calibrada e falhas de projeto. Mas esta edição do Na Estrada começou provando - como já aconteceu com outros modelos da marca avaliados aqui - que a JAC Motors continua muito atenta às críticas e é bem esforçada em melhorar seus produtos em curto prazo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

FASE ASCENDENTE


ALTA RODA, Fernando Calmon





Parar no tempo é a pior situação na indústria automobilística. Tal situação envolveu marcas puramente inglesas, em parte pelos reflexos severos da II Guerra Mundial. Levou o governo britânico a assumir o controle de empresas descapitalizadas e a um plano de fusões. Típico mau gestor, acabou por aumentar os prejuízos e, finalmente, vender por qualquer preço para concorrentes estrangeiros (BMW, Ford e VW).

terça-feira, 16 de julho de 2013

ONIX E PRISMA GANHAM OPÇÃO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO




Os irmãos Onix e Prisma passaram agora a contar com a opção de câmbio automático. A transmissão é a mesma disponível no Cobalt, Spin e Cruze - inédita na categoria de compactos - e traz 6 velocidades com opção de trocas sequenciais por meio de um botão na alavanca.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

CHEVROLET TRACKER SERÁ VENDIDO NO BRASIL A PARTIR DE OUTUBRO



Em evento fechado na cidade de São Paulo, a Chevrolet anunciou neste domingo, 14, que importará o SUV compacto Tracker do México, apresentando-o para concessionários e jornalistas. O anúncio ocorreu paralelamente ao comercial do modelo veiculado na TV aberta.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

LÍDERES DO SEMESTRE


ALTA RODA, Fernando Calmon



Ao término do melhor primeiro semestre em vendas da história, houve mudanças significativas em alguns dos 16 segmentos em que esta coluna Alta Roda divide o mercado. Com a dinâmica de lançamentos e o redirecionamento das preferências dos compradores, stations pequenas saíram da classificação porque apenas dois modelos estão disponíveis: Palio Weekend e SpaceFox. Três opções é o mínimo necessário. Peruas médias e grandes, embora vendam menos que as compactas, ainda têm oferta de oito modelos.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

HYUNDAI HB20S 1.6 PREMIUM - AVALIAÇÃO




Eis o último modelo da trilogia. Depois do compacto HB20, que deu origem à série e mudou um ranking há tempos estacionado nos mesmos modelos, e do pseudo-aventureiro HB20X (veja a avaliação aqui), o sedã HB20S chegou ao mercado com a missão de fazer frente não só aos best sellers do segmento, mas a uma gama bem sortida e renovada de sedãs compactos. Ainda há um caminho a percorrer: dificuldades no abastecimento das concessionárias e demora excessiva na entrega de unidades encomendadas antes do lançamento fizeram com que ele ocupasse somente o 6º lugar no segmento em junho. Mesmo assim, as 3.609 unidades comercializadas no período não são pouco e nossa avaliação mostrou que ele tem atributos para se posicionar melhor.

REVOLUÇÃO ENERGÉTICA


ALTA RODA, Fernando Calmon


Quem ainda não ouviu falar de gás de xisto, mais ou cedo ou mais tarde vai ouvir. Trata-se de extrair do subsolo gás natural impregnado em rochas ou areias betuminosas por meio de nova técnica conhecida como fratura hidráulica. Aplicado em grande escala nos EUA, significou um corte de mais de 70% no preço daquele combustível. Pode-se obter petróleo dessa forma também, porém a custo maior.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MERCEDES-BENZ CLASSE E COUPÉ E CABRIOLET: ENCONTRO DE ESPORTIVIDADE E ELEGÂNCIA


Fernando Calmon
Em Hamburg, Alemanha



Lançada em 2009, a atual geração do Mercedes-Benz Classe E recebeu uma grande reformulação em fevereiro deste ano, quando surgiu o sedã de quatro portas. Em geral, as mudanças depois do quarto ano são consideradas de meia geração, mas a fábrica foi além. Investiu pesado em mudanças profundas, ao se considerar que em 2015, no máximo 2016, surgirá a efetiva nova geração do W212 (código interno de projeto).

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CARROS COM MOTORES FLEX JÁ SÃO 20 MILHÕES


Fernando Calmon

Kia Sportage Flex é exemplo de carro importado com motor bicombustível

A indústria automobilística completou dia 28/6 a produção de 20 milhões de veículos equipados com motores flexíveis no uso de etanol e gasolina. Esse marco foi anunciado pelo presidente da Anfavea, Luiz Moan, durante a Ethanol Summit 2013, conferência de cúpula internacional sobre o setor sucroenergético. É organizada pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a cada dois anos, e está na quarta edição.