sexta-feira, 30 de maio de 2014

JAC T8, A VAN QUE FALTAVA



- Olha lá, mano! Que carro da hora!
Cutucou o amigo no bar. Me deu um sinal de "joia" e gritou em seguida:
- Aí sim, hein!

ESPERAR, CANSOU


ALTA RODA, Fernando Calmon

Toyota Prius, híbrido...

Parece próximo de ser anunciada a estratégia governamental para estimular o uso de veículos híbridos e elétricos. Tudo indica que o imposto federal IPI poderá zerar e na cidade de São Paulo haveria um desconto de 50% na alíquota do IPVA, ou seja, o município abriria mão dos 50% que lhe cabem nesse tributo estadual. Sem dúvida é condição necessária, mas não suficiente, para impulsionar essas tecnologias no Brasil.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

JAGUAR TRAZ F-TYPE COUPÉ PARA O BRASIL




A Jaguar lançou hoje no país a linha F-TYPE Coupé. O (belíssimo) superesportivo chega ao mercado brasileiro em três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R, com motores de 6 e 8 cilindros.

FIAT LANÇA UNO RUA, SÉRIE ESPECIAL DEDICADA À COPA



A Fiat está lançando mais uma série especial para o Uno, denominada Rua. Baseada no Uno Vivace 1.0 4 portas, ela é alusiva à campanha "Festa na Rua" da marca para a Copa do Mundo da Fifa.

terça-feira, 27 de maio de 2014

CHEVROLET COBALT 2015 TRAZ NOVIDADES EM ACESSÓRIOS


Chevrolet Cobalt 1.4 LTZ


A linha 2015 do Chevrolet Cobalt chegou às concessionárias com novidades. Não no visual nem na parte mecânica, mas nas opções de acessórios para equipar o sedã: agora é possível equipar o Cobalt com bancos de couro, sistema Tilt Down para os retrovisores externos, TV digital e câmera de ré.

BMW ANUNCIA PLANO DE FINANCIAMENTO COM PARCELAS REDUZIDAS PARA SÉRIE 3



A BMW quer aumentar seus números de vendas no Brasil. Para isso ela anunciou hoje o plano de financiamento Sign & Go, disponível em todas as concessionárias da marca, para a compra dos modelos 316i e 320i ActiveFlex.

BMW 640i GRAN COUPÉ 2015 JÁ ESTÁ À VENDA NO BRASIL



A BMW do Brasil anunciou ontem a chegada às concessionárias do 640i Gran Coupé 2015, destacando mudanças que aumentam o conforto e a conveniência dos ocupantes, bem como melhoram a dirigibilidade do sedã.

VOLVO LANÇA NOVO XC90, MAS LINHAS EXTERNAS SÓ SERÃO MOSTRADAS EM AGOSTO


Novo Volvo XC90 - Interior

Na estratégia de revelação da nova geração do SUV XC90 a Volvo resolveu mostrar o carro aos poucos, começando por dentro. A marca garante que será o interior mais luxuoso já concebido para um Volvo.

ALUMÍNIO VEIO PARA FICAR?


Fernando Calmon


Nova Ford F150 com caçamba de alumínio pesa em torno de 320 kg menos que o modelo anterior


Uma pequena revolução começa a tomar curso na indústria automobilística. Pressionada para reduzir consumo de combustível e de tabela emissões de CO2 (para evitar efeito estufa/mudanças climáticas), os fabricantes vão além de apenas desenvolver motores econômicos. A ordem é lutar contra o peso e ampliar as possibilidades de “emagrecimento” dos veículos. 

sábado, 24 de maio de 2014

LUGAR AO SOL




Hatches compactos têm excessiva representação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, nada menos que 45%. Por isso, a Nissan elegeu esse segmento para acelerar seu plano de crescer e se tornar a número um entre as marcas japonesas no Brasil. Não se trata de missão fácil, mas o erro inicial de depender de importações da fábrica mexicana foi superado com a fábrica de Resende (RJ) toda nova (inclusive de motores, como essa coluna antecipou).

quinta-feira, 22 de maio de 2014

FIAT PUNTO 2015 CHEGA ÀS LOJAS


Fiat Punto T-Jet


O Fiat Punto é o compacto premium mais bem servido de versões (5) e motorizações de nosso mercado (4). A fim de torná-lo mais competitivo frente a uma concorrência mais jovem que ele, formada por New Fiesta, 208, C3 e Sonic, a marca colocou mais equipamentos de série e disponibilizou novos opcionais na linha 2015.

CHEVROLET CONVOCA RECALL PARA MAIS DE 238 MIL CARROS




Esta semana a Chevrolet anunciou um recall que envolve, para ser mais preciso, 238.260 unidades de dez de seus modelos: Classic, Celta, Onix, Prisma, Agile, Montana, Cobalt, Spin, Cruze e Cruze Sport6.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

NOVO PEUGEOT 3008 CHEGA EM JUNHO




Lançado no Brasil há 3 anos, o Peugeot 3008 recebeu a nova identidade visual da marca e chegará às concessionárias da marca no país no próximo mês em versão única (Griffe THP).

segunda-feira, 19 de maio de 2014

SUZUKI LANÇA JIMNY 4SPORT 2015



Fabricado no Brasil desde novembro de 2012 em Itumbiara (GO), o Suzuki Jimny chega à linha 2015 com o lançamento do novo 4SPORT. O jipinho ganhou alterações visuais que não só o diferenciam da versão anterior, mas facilitam a manutenção e a praticidade no off-road.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

NISSAN NEW MARCH É OFICIALMENTE LANÇADO


Nissan New March 1.6 SL

O evento oficial organizado pela Nissan esta semana na cidade de Resende, RJ, revelou oficialmente as linhas, o conteúdo e o desempenho do New March, primeiro produto da nova fábrica da marca no país e sua arma para enfrentar compactos como Onix, HB20 e Gol.

COBALT x ETIOS SEDÃ x GRAND SIENA x LOGAN x VERSA - 2ª PARTE


Renault Logan Authentique 1.0 16v

A primeira parte deste dossiê sobre os sedãs médio-compactos de nosso mercado pontuou versões e preços de cada modelo, bem como analisou a eficiência mecânica e o espaço que cada um oferece. Aqui avaliamos o design e o acabamento dos sedãs, além de termos feito as contas para saber qual o melhor custo x benefício do mercado: listamos os equipamentos e contamos quanto cada carro gasta com manutenção e seguro.

COBALT x ETIOS SEDÃ x GRAND SIENA x LOGAN x VERSA - 1ª PARTE



Famílias crescem e, hora ou outra, acabam precisando de mais espaço. Mas não é incomum que permaneçam com uma única vaga de garagem em casa, especialmente em grandes cidades. Pensando nesse perfil de consumidor algumas fábricas oferecem produtos para pessoas que procuram seu carro com a calculadora em uma mão e a fita métrica na outra.

OTIMISMO EXAGERADO


ALTA RODA, Fernando Calmon


O aguardado primeiro plano estratégico quinquenal da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) foi anunciado em Detroit, semana passada. Sergio Marchionne, presidente do grupo, não escolheu os EUA à toa para anunciar suas ambiciosas metas 2014/2018. Afinal, a antiga Chrysler LCC aproveitou bastante bem a rápida recuperação do mercado americano, que saltou de menos de 10 milhões/ano em 2009 para estimados 16 milhões este ano. Outra etapa crucial é abrir o capital na bolsa de Nova York, concluída a fusão Fiat com a Chrysler, até o fim do ano.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CHEVROLET OFERECE DESCONTO DE FUNCIONÁRIOS PARA TODOS




A Chevrolet iniciou uma campanha interessante hoje: qualquer carro da marca vendido no país poderá ser comprado com o mesmo desconto oferecido para os funcionários. Os bônus não são enormes, mas a soma destes aos atuais descontos promocionais de varejo podem fazer a diferença na hora de fechar negócio.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

RENAULT LANÇA FLUENCE GT LINE




De olho no consumidor que está satisfeito com o desempenho do sedã Fluence mas prefere a roupagem esportiva da versão turbinada GT, a Renault lançou o Fluence GT Line, baseada na versão Dynamique.

ONIX, PRISMA E CLASSIC CHEGAM À LINHA 2015



Ainda "frescos" no mercado, os Chevrolet Onix e Prisma chegaram à linha 2015 sem qualquer alteração visual, mas com preços majorados e novos itens de série.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

FIT NA OFENSIVA


ALTA RODA, Fernando Calmon




Quem olha mais distraído pode ter falsa sensação de que o novo Fit é apenas uma evolução modesta do anterior. Ledo engano. Além de todos os painéis de carroceria terem mudado, perdeu o ar de carro comportado demais. Não desperta paixões esportivas, é verdade, mas alguns vincos ousados e entradas e saídas de ar (falsas) nos para-choques pegaram bem. Meio termo entre hatch e monovolume – aqui a Honda estimula o segundo enquadramento por ter menos concorrentes – o Fit pode significar mais do mesmo sem a conotação negativa desse termo.

FIAT PALIO FIRE GANHA VERSÃO WAY





Para suprir a demanda pelo antigo Mille Way, a Fiat preparou o Palio Fire com modificações semelhantes e lançou esta semana o Palio Way, que se tornou o aventureiro urbano mais barato do mercado: o preço sugerido, sem opcionais, é de R$ 27.860,00.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NISSAN SENTRA SL X HONDA CIVIC EXR - COMPARATIVO


Novo Nissan supera líder de vendas e mostra por que continua subindo no ranking





O Honda Civic tem uma história de sucesso no Brasil. Vendido por aqui ininterruptamente desde 1992, quando começou a ser importado oficialmente, ele foi nacionalizado já em 1997. Mas foi em 2007 o lançamento da geração mais emblemática e bem sucedida dentre todas as versões do sedã até então: o New Civic, com seu design arrebatador, seu interior futurista e sua variação esportiva Si, que trazia um motor 2.0 I-VTEC de 192 cv e câmbio manual de 6 marchas. Hoje em sua 5ª. geração no Brasil (nona no mundo), ele já não provoca suspiros pelo design ou pelas soluções mecânicas, mas continua sendo um sucesso de vendas.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

FIAT SIENA E IDEA CHEGAM À LINHA 2015 COM NOVIDADES




Já velhinhos no mercado, os Fiat Siena e Idea passaram à linha 2015 ganhando alguns itens de série e opcionais para tentar renovar a atenção dos consumidores. O Siena, mais antigo, foi também mais privilegiado.

terça-feira, 6 de maio de 2014

BANCO PENSADOR


Fernando Calmon




Sentar-se de maneira correta ao volante é uma das premissas para direção segura. Infelizmente, alguns vícios se formaram ao longo do tempo e o principal deles tornou-se modismo. Algumas pessoas até acham que dirigir com os braços esticados demonstra capacidade de guiar melhor que os outros. Ledo engano. Esse é, de fato, o posicionamento menos adequado e a maneira mais fácil de perder o controle do carro numa manobra. Também pode levar o motorista a sentir dores nas costas e dormência nas pernas, em especial durante longas jornadas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DESCONFIANÇA CONTAGIOSA


ALTA RODA, Fernando Calmon




Diagnósticos da atual situação do mercado brasileiro de veículos continuam sem apontar saídas viáveis de curto prazo, depois de um dia inteiro de conferências e debates no V Fórum da Indústria Automobilística, organizado pela Automotive Business, essa semana em São Paulo.