sábado, 29 de novembro de 2014

PREFERÊNCIAS EM EVOLUÇÃO


ALTA RODA, Fernando Calmon


Nos últimos 12 anos, quando as vendas anuais de veículos no Brasil subiram 140%, o perfil dos compradores mudou e, mais ainda, a segmentação de produtos. Em grande parte isso se deve ao aumento de poder aquisitivo e ao fato de que os carros subiram menos que a inflação em termos reais por qualquer que seja o indicador pesquisado. Na base do mercado os preços nominais subiram 14%, em média, enquanto os salários avançaram 32%. O segmento de entrada, de longe o mais importante, que se subdivide em três (básico, intermediário e superior), assistiu a fenômenos interessantes. 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MAHINDRA M.O.V. - AVALIAÇÃO




Já não é novidade andarmos com modelos recém-lançados nas ruas e pessoas nos perguntarem que carro é aquele; faz parte. Mas nunca avaliamos um carro cuja marca, e não só o modelo, era desconhecida por 100% dos que pediram informações. Talvez por este motivo a Mahindra, marca indiana que tem produtos montados no Brasil pela Bramont na Zona Franca de Manaus, tenha resolvido relançar seu principal modelo no mercado: o Scorpio agora se chama M.O.V. (Mahindra Off-Road Vehicle) no Brasil.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PACIÊNCIA RECOMPENSADA


Fernando Calmon


A concessionária do futuro está mais próxima do que se imagina. Durante um século o ato de vender um carro pouco evoluiu: salão de venda espaçoso, vários veículos expostos e uma equipe de vendedores solícitos com calhamaços de catálogos, folhetos e tabelas de preços.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

INCERTEZAS DE CURTO PRAZO


ALTA RODA, Fernando Calmon


Depois de analisar as possibilidades de aumento da taxa de motorização da população brasileira para os próximos 20 anos, que se concentrará em cidades pequenas e médias, a Coluna se volta às preocupações de curto prazo. No final da semana passada, entraram em vigor as regras que aceleram a retomada de veículos por falta de pagamento. À primeira vista, como os calotes representam hoje 4,4% dos financiamentos, não parece importante, mas é. Afinal, 50% de todas as vendas são intermediadas por bancos (outros 10% por consórcios e até 10% em curto prazo pelas lojas).

FIAT TRAZ 500 ABARTH OFICIALMENTE PARA O BRASIL



Antes trazido somente por importadores independentes e mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Fiat 500 Abarth chega oficialmente ao Brasil. Fabricado em Toluca, México, o 500 Abarth será um dos poucos verdadeiros pocket-rocket disponíveis no mercado nacional, tendo como concorrentes principais o Audi A1 TSFI e o Mini Cooper S.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PROTEÇÃO INVISÍVEL


Fernando Calmon


Uma das maiores preocupações de segurança no tráfego urbano é proteger usuários mais expostos: pedestres, ciclistas, cadeirantes e quem apresenta dificuldade de locomoção ou qualquer deficiência sensorial. Na Europa Ocidental esse sentimento tornou-se tão agudo que os fabricantes precisaram mudar o projeto frontal de todos os modelos para tentar diminuir as consequências de atropelamentos. Ainda assim são 8.000 mortes por ano, mas a frota real circulante passa de 300 milhões de veículos, o que significa números relativamente baixos.

sábado, 15 de novembro de 2014

CONVIVÊNCIA PACÍFICA


ALTA RODA, Fernando Calmon


Magnetismo das novidades e clima de festa dos salões de automóveis algumas vezes deixam de lado boas discussões em torno do tema do momento, a mobilidade urbana. O salão recém-encerrado em São Paulo não foi exceção. Organizado em paralelo à exposição, o Fórum Presente e Futuro da Indústria Automobilística teve boas palestras e, em particular, um estudo inédito da Anfavea sobre a evolução do mercado brasileiro nos próximos 20 anos. Em geral, as projeções se limitam a um horizonte de cinco a dez anos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

RENAULT LANÇA NOVO FLUENCE



Referência em custo x benefício no segmento, o Renault Fluence sempre foi elogiado pela imprensa e pelos consumidores como um dos melhores sedãs do mercado, tendo sido, inclusive, eleito a Melhor Compra do Brasil em 2011 no RACIONAUTO. Mas, com uma concorrência renovada, já era hora de um "tapinha" no visual - coisa que acaba de acontecer. A Renault, depois de mostrá-lo no último Salão do Automóvel, acaba de lançar oficialmente o Novo Fluence 2015.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

CHEVROLET LANÇA SPIN ACTIV



Não é a primeira vez que a GM veste um de seus modelos com roupa aventureira. Celta, Montana e até Meriva já receberam apliques e adesivos com inspiração no fora-de-estrada. Mas é a primeira vez que a marca admite oficialmente ingressar no lucrativo segmento de aventureiros urbanos, lançando a Spin Activ. O modelo foi mostrado no Salão do Automóvel e hoje está sendo apresentado à imprensa.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NISSAN ANUNCIA PRODUÇÃO NACIONAL DO MARCH ACTIVE



Nissan March, que mantém o design antigo, continua sendo trazido do México apesar da produção nacional do novo modelo, o New March. Hoje, porém, a fim de complementar os estoques e suprir a demanda, a marca anunciou o início da fabricação do March Active, nova versão de entrada do modelo, na fábrica de Resende (RJ).

sábado, 8 de novembro de 2014

AUDI A3 E-TRON MOSTRA QUE É POSSÍVEL SER ECOLÓGICO E DIVERTIDO



O preço proibitivo dos poucos híbridos à venda no Brasil faz com que sua participação no mercado não chegue a 0,1% das vendas totais. Mas a Audi quer aumentar esse percentual e já confirmou a vinda para o Brasil, ainda sem data definida, de seu primeiro híbrido de produção, o A3 Sportback E-Tron. A convite da marca, andamos no modelo que foi colocado à disposição da imprensa e do público para test-drives durante o Salão do Automóvel.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SÉRIE ESPECIAL ITÁLIA ESTÁ DISPONÍVEL PARA O NOVO UNO 2015



Mais um modelo da Fiat ganha a série especial Itália: agora o Novo Uno Vivace 2015 4 portas ganha mais equipamentos de fábrica e a personalização típica da série.

NÃO É PARA ESQUECER


ALTA RODA, Fernando Calmon

Foto: Maximiliano Moraes

O Salão do Automóvel de São Paulo, que se encerra no dia 9 deste mês, surpreende pelo conjunto da obra. São vários lançamentos, nacionais e importados, mas com diferentes graus de importância que, somados, tornam essa edição uma das melhores da história. A rigor, um modelo se destacou por significar a reestreia de uma marca tradicional, que já produziu no Nordeste brasileiro há mais de cinco décadas, e volta para a mesma região com fábrica muito maior. O Jeep Renegade é nova referência entre os utilitários esporte compactos pela ampla gama prometida que inclui câmbio automático de nove marchas, motor diesel, assistente de estacionamento e teto solar removível.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O DIA EM QUE ANDEI DE CORVETTE STINGRAY COM EMERSON FITTIPALDI



Certas experiências, além de seu real valor, são tão imprevisíveis que acabam ganhando um gosto especial. São daquelas que trazem de volta a energia perdida num dia cheio ou que ocupam um espaço tão único na memória que a limpam imediatamente de qualquer lembrança ruim.