sábado, 28 de fevereiro de 2015

MOTIVO PARA COMEMORAR


ALTA RODA, Fernando Calmon

Toyota Etios Platinum tem melhor acabamento mas ainda peca em detalhes. Conjunto mecânico é bom

O Carnaval este ano foi marcado por menos acidentes, mortos e feridos do que o mesmo período carnavalesco do ano passado nas estradas federais do País. Ainda é difícil saber se indica uma tendência, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um balanço baseado em seus registros e estatísticas. Nesta comparação, por cada milhão de veículos registrados no Renavam, o número de mortos caiu 28%, o de feridos 18% e os acidentes 22%.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SEGUINDO O CAMINHO CERTO DO JEITO PREVISTO (Da Capital do Brasil até a Capital da Paz - Parte III)


Quase 1.000 km, muita chuva, serra e viagem sem erros desta vez
Por Douglas Lemos



Em Campinas (SP), 7h. Após pouco mais de seis horas de sono, os olhos e o corpo se recusam a acreditar que o despertador toca. Seria uma cena cotidiana para mim e muitos leitores após uma semana cansativa. Mas acredito que, em uma época com passagens aéreas tão (mais) acessíveis, pouca gente acorda sabendo que rodará 950 km. O trecho do dia segue até Criciúma (SC).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DE CARRO POR AÍ


Por Roberto Nasser


Coluna 0915 | 25.Fevereiro.2015 | edita@rnasser.com.br


Genebra, uma encruzilhada para o futuro?

Genebra Motor Show, mostra anual, antiga, está na 85a edição, em país de pequena e pontual produção de veículos. É exercício de criatividade, sobrevivência, e nos últimos anos tomou o caminho mercadológico de ser palco para apresentação de novas tecnologias para combustíveis alternativos. Assim, não compete com Paris, França e Frankfurt, Alemanha, maiores em extensão, presença, e capacidade de influência ao amplo mercado europeu, e de realização alternada. Em Genebra maioria dos visitantes é natural. A público entre 5 a 15 de março.

NISSAN DIVULGA PRIMEIRAS FOTOS DO INTERIOR DO NOVO VERSA



Mostrado no último Salão do Automóvel, o Novo Versa já está sendo produzido na fábrica da Nissan em Resende, RJ. Hoje a marca divulgou as primeiras fotos oficiais do interior do sedã.

VW LANÇA JETTA 2015 COM NOVA VERSÃO E MESMO MOTOR


VW Jetta TSI 2015

Pois é, não foi ainda desta vez que a versão nacional do VW Jetta deu as caras; nem ela nem o novo motor 1.4 TSI, que também equipa o Golf. Ainda importada do México a linha 2015 do sedã foi lançada esta semana, com uma nova versão de acesso (Comfortline) e os mesmos motores.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VW FOX PEPPER COMEÇA A CHEGAR NAS CONCESSIONÁRIAS



Mostrado ao público no Salão do Automóvel do ano passado, o Fox Pepper agradou tanto que a VW resolveu fabricá-lo em série. Hoje ela anunciou o início do abastecimento das concessionárias com a versão que chama de "esportiva", apesar de não haver diferenças mecânicas em relação à versão Highline do compacto.

HYUNDAI HB20X PREMIUM AUTOMÁTICO x RENAULT SANDERO STEPWAY EASY'R


Renault Sandero Stepway Easy'R

Hyundai HB20X Premium Automático

Hatches aventureiros urbanos são cool. E são caros. E tão úteis quanto os modelos que lhes deram origem. Mas vendem como pão quente: se há gente disposta a pagar por eles, por que não tê-los?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CHEVROLET ANUNCIA AÇÃO DE VAREJO COM JURO ZERO PARA TODA A LINHA


Onix LT 15/15 é vendido com entrada de 60% e saldo em 24x sem juros

A Chevrolet acabou de anunciar mais uma campanha de vendas que abrange toda a linha de modelos disponíveis no Brasil, nacionais e importados, e toda a rede de concessionárias. A campanha oferece toda a linha Chevrolet com taxa zero a partir de uma entrada mínima de 60% do valor do carro e saldo parcelado em até 24 vezes.

CAPRICHOS DA TECNOLOGIA


ALTA RODA, Fernando Calmon


A conectividade veio para ficar, mesmo que em diferentes níveis de tecnologia, de preço e de infraestrutura. Há grandes diferenças também entre países porque o poder aquisitivo está no centro das escolhas do consumidor e, assim, carros mais baratos têm limitações de preços e oferta de equipamentos. No Brasil, os telefones inteligentes respondem atualmente por dois terços das vendas de celulares e a maioria dos modelos de veículos à venda permite, pelo menos, uma conexão Bluetooth sem-fio para um sistema viva-voz.

MERCEDES CONVOCA RECALL PARA O NOVO CLASSE C



É ainda raro ver nas ruas do Brasil a nova geração do Mercedes-Benz Classe C, mas um recall já foi anunciado. Os felizes proprietários de 23 unidades do C200 foram chamados pela fábrica para uma substituição de fivelas dos cintos de segurança traseiros.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DE CARRO POR AÍ


Por Roberto Nasser


Coluna 0815 | 18.Fevereiro.2015 | edita@rnasser.com.br


C, o carro chefe da Mercedes

Quem comprar o Mercedes Classe C nos próximos 18 meses, receberá produto alemão, importado. A partir daí, nacional, feito em Iracemápolis, SP.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SOLUÇÕES VERDADEIRAS


ALTA RODA, Fernando Calmon

Novo Fiat Bravo T-Jet 2016

Mobilidade é a palavra do momento e preocupa a todos: fabricantes de veículos, motoristas, pedestres, governos e os mundos acadêmico e científico. Nesse contexto, ideias surgem de todos os lados, mas é preciso separar soluções verdadeiras daquelas sem eficácia ou ganho prático limitado.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

HONDA LANÇA LINHA 2016 DO CIVIC E REINCORPORA VERSÃO EXR AO CATÁLOGO



Ah, esse jeito precoce de ser da Honda... Em junho do ano passado ela apresentou o "novo" Civic já como linha 2015, com um retoque na dianteira, novas rodas e alguns equipamentos a mais. Desta vez, mal fevereiro começou e a linha 2016 do Civic acabou de ser divulgada.

LEXUS REDUZ PREÇO DO HÍBRIDO CT200h



Há poucos híbridos no mercado brasileiro. Falta de informação do consumidor e, principalmente, preços proibitivos fazem a demanda ser extremamente baixa. Um dos raros modelos à venda, o CT200h, acaba de ter seu preço reposicionado pela Lexus: a versão Eco passa a custar R$ 127.000,00 e a Luxury, R$ 145.950,00.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DE CARRO POR AÍ


Por Roberto Nasser


Coluna 0715 | 11.Fevereiro.2015 | edita@rnasser.com.br


Usando o Renault Sandero 2015

É o mais vendido dos Renault, primeiro degrau após o Logan, iniciador da família ora ampliada com o Duster, e logo com picape de nome impronunciável. Vende o dobro do pioneiro Logan, e a nova carroceria foi atualizada em desenho, marcado pela imposição da frente com atual assinatura automobilística da Renault, e vincos distribuídos para chamar atenção; bitolas mais largas – 33mm na dianteira e 25mm no eixo posterior auxiliam na imagem. O pacote sugere mais volume, exigência não explícita dos compradores.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

FALHA NO TANQUE DE COMBUSTÍVEL FAZ HONDA CONVOCAR RECALL DO FIT



A Honda acaba de enviar comunicado à imprensa convocando proprietários de 604 unidades do Novo Fit para a realização de um recall que envolve o tanque de combustível.

QUANDO OS IMPREVISTOS NOS SURPREENDEM (Da Capital do Brasil até a Capital da Paz - Parte II)


Se 915 km são transformados em 1.127 km, a situação exige mudança de planos
Por Douglas Lemos


Porta-malas absolutamente lotado – com tudo encaixado de uma maneira que tornou o Marea o carro perfeito para esta viagem; níveis de água e óleo perfeitos; tanque cheio (ostentação em época de alta nos combustíveis) e muita vontade de pegar a estrada. Assim começou a manhã da quarta-feira (4), meu primeiro dia de férias, depois de três anos de trabalho intenso e um ano funcionando no automático.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

COMBUSTÍVEL E SEGURANÇA EM FOCO


ALTA RODA, Fernando Calmon

Audi A5 Sportback

Esta semana duas medidas da área governamental passam a ter impacto sobre os motoristas brasileiros. A primeira já era esperada para fevereiro mesmo: aumento de teor de etanol na gasolina de 25% para 27% (proposta era de 27,5%, abandonada pela dificuldade na aferição nos postos). O problema principal é que o improviso continua, pois não se concluíram os testes com a gasolina premium. Assim até a Anfavea descambou para a improvisação ao recomendar que veículos com motor movidos apenas a gasolina utilizem a premium, por enquanto ainda com 25% de etanol.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DA CAPITAL DO BRASIL ATÉ A CAPITAL DA PAZ - PARTE 1


Um Marea, 2.554 km e a primeira grande aventura
Por Douglas Lemos


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) dizem que 10 entre 10 autoentusiastas adoram pegar estrada. Na verdade, este levantamento não existe, mas tenho certeza que quem gosta de dirigir defenderá as viagens de carro, mesmo em época de aumento de combustíveis.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

HYUNDAI HB20S 1.0 X FORD KA+ 1.0



Conhecemos o HB20S 1.0 em agosto de 2013 (leia a avaliação aqui). Na época, a família HB20 era a única montada no Brasil a dispor de um motor 1.0 12v de 3 cilindros, novidade no mercado e sensação não só pela tecnologia, mas pela performance surpreendente, pela cilindrada e pelo ronco característico, parecido com o de motores maiores de 6 ou 12 cilindros.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

HONDA DIVULGA FOTOS DO INTERIOR DO HR-V



A Honda acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do interior do novo HR-V, sua arma para combater tanto o best-seller Ford EcoSport quanto os novíssimos Jeep Renegade e Peugeot 2008 - apesar de a marca acreditar que o crossover criará um novo segmento, o que é um pouco exagerado.