O cidadão passa a contar com dois instrumentos para conhecer as emissões de gás carbônico e de outros poluentes por carros de passeios: a Nota Verde e o indicador de CO2 que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama lançam hoje. Por enquanto, os dados disponíveis referem-se a modelos produzidos em 2008 e podem ser acessados pelos sites do ministério (www.mma.gov.br) ou do instituto (www.ibama.gov.br). Brevemente, as mesmas informações sobre emissões dos carros fabricados em 2009 também serão divulgadas.
A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve / IBAMA, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.
Metodologia de aplicação da Nota Verde
Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.
Consulta
Para fazer uma consulta simples, basta clicar no link http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php e informar o ano, a marca e o modelo do carro, e automaticamente serão fornecidas a Nota Verde, a emissão de CO2 e os dados de teste do veículo. A Nota Verde permitirá ainda comparação simultânea de até três marcas/modelos de carro. Se preferir, informe apenas o ano e terá a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas Verdes em ordem decrescente.
O cálculo da Nota Verde envolve a média das emissões de três gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio), medidos em testes de produção e comparados aos valores máximos de emissões permitidos em legislação específica do Proconve.
O indicador de CO2 não é resultado de uma fórmula de cálculo, mas representa uma classificação dos carros, segundo os valores de emissões medidos em testes de produção em 2008. Essa classificação envolverá apenas os carros a gasolina. Como esse indicador considera as emissões provenientes de fontes não renováveis, foi desconsiderado nos seus cálculos o percentual de álcool que compõe a gasolina brasileira. Não será divulgado indicador para carros a álcool, pois os Guias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2006 para inventários nacionais de gases de efeito estufa consideram que este combustível brasileiro produz emissão zero de CO2. O álcool é combustível renovável, diferentemente da gasolina.
A Nota Verde e o indicador de CO2 colocados à disposição do mercado ajudam o consumo consciente ao possibilitar comparar os automóveis e seus níveis de emissão de poluentes controlados. Antes, os tradicionais parâmetros de escolha restringiam-se a marcas e modelos, potência, consumo e tipo de combustível. Os dois instrumentos também significarão um meio de estímulo ao setor automotivo pela busca de tecnologias ambientalmente mais adequadas para o desenvolvimento de motores, veículos e combustíveis.
(Fonte: http://fantastico.globo.com/ ; www.ibama.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário