sábado, 19 de setembro de 2009

PEUGEOT 207 PASSION XS AUTOMÁTICO



Os carros da Peugeot não vendem muito. Na primeira quinzena do mês de setembro, o ranking da Fenabrave mostra a marca somente na décima posição dentre todas as montadoras nacionais, mesmo com mais modelos à disposição no mercado do que Toyota, Hyundai e Citroën, respectivamente 7º, 8º e 9º lugares no ranking. Sua fama não lhes ajuda muito: dizem por aí que são carros frágeis, de manutenção complicada e cara.



Porém, o que não se pode negar é que são, em sua maioria, carros com acabamento superior e aparência de requinte desde as versões de entrada. E, com a manutenção preventiva feita corretamente e em dia, não são menos resistentes que modelos de outras montadoras. Uma das boas opções que se tem na linha Peugeot é o 207 Passion XS, que, na versão automática, é o sedã mais barato com este tipo de câmbio à venda no Brasil. E não é um câmbio automático qualquer: desenvolvido com tecnologia Porsche, o sistema é Tiptronic, com possibilidade de trocas manuais.


Aproveitando o último mês com isenção do IPI, esta versão, que ainda vem com ar digital, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, computador de bordo, ABS, rodas de alumínio, ajustes de altura de banco e coluna de direção, sensores crepuscular e de chuva, está sendo vendida em concessionárias de São Paulo por módicos R$ 46.600,00. É praticamente o mesmo preço praticado pelo Renault Symbol, que tem a mais o airbag duplo e o CD player de série, mas que não traz toda a perfumaria tecnológica do Passion.


Por dentro a sensação é de verdadeiro conforto. Ao contrário do que pensei, encontrei um sedã com espaço razoável na frente, apesar de estreito, e que me acomodou bem (tenho 1,90m de altura) – mas é claro que, comigo como motorista, somente crianças poderiam viajar atrás de mim. Os bancos são ótimos bem como seus tecidos, de ótima aparência, costuras e toque. Os plásticos do painel também são de ótima qualidade e as partes cromadas ou que imitam alumínio acabam de conferir à cabine o ar de status e requinte que a versão propõe. E se o espaço no portamalas não é dos maiores (420 litros, dado de fábrica), a Peugeot teve o cuidado de forrar as dobradiças e revestir cuidadosamente todo o compartimento, num resultado que supera e muito carros como o Honda City, por exemplo.


O desempenho não pôde ser conferido de forma mais detalhada, porque no percurso do test-drive pegamos um congestionamento razoável. Ainda assim foi possível perceber, nas poucas aceleradas que consegui dar, que o torque de 15,4 mkgf é bastante satisfatório para a cidade. A única ressalva vai para a lentidão de respostas do câmbio. Em primeira marcha, ao acelerar, senti algo parecido com um “turbolag”: mesmo afundando o pé, o carro continuava lento, sem resposta, mas de 1,5 a 2 segundos depois ele arrancava vigorosamente. Ainda assim percebi que não é algo com o qual não se acostume. A maior vantagem do câmbio, porém, foi que não senti nenhum tranco, nem em passagens de marcha nem em reduções, especialmente da segunda para a primeira (reclamação comum em testes e entre proprietários).

Em cidades como São Paulo, onde congestionamentos são corriqueiros e não adianta nada se estressar, carros com câmbio automático são ótimas pedidas. Cansam menos e, em geral, por pertencerem a segmentos superiores, são mais confortáveis, mais bem acabados e mais silenciosos. Se custarem menos, melhor ainda. O 207 Passion Automático cabe bem nesta descrição e acabou se revelando uma boa surpresa.

22 comentários:

  1. Muito legal, gostei do seu artigo, quero comprar um Passion, mas a maioria das descrições em revistas e sites especializados é superficial.

    Parece até tendenciosos, pois alguns falam muito mal do carro. Mas eu não consigo ver esse carro como um tipo "segunda linha", essa versão XS automático é digno de ser chamado de carro de luxo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Comprei um zero Km modelo 2012. Sinto muita diferença do câmbio automático qdo comparado com outros carros automáticos que dirigi. O carro parece "preso", as marchas são trocadas em um giro mais alto, mesmo no modo econômico. Falta um "overdrive". Por exemplo, no Corola, quando em movimento de aceleração, basta retirar o pé do acelerador que a marcha superior é trocada permitindo rodar com giro bem baixo (isso não ocorre com o do 207). Qdo em movimento, independente da velocidade, ao se retirar o pé do acelerador, o carro não "desliza" como se estivesse em ponto morto (como no Corola), pelo contrário, vc sente o "freio motor" atuando como se fosse um câmbio manual, principalmente qdo se está em velocidade de quase parando, vc sente uma forte tranco, é a primeira marcha entrando. Outro exemplo, somente acima dos 70 Km/h que a 4a. e última marcha entra, reduziu um pouco e logo vc sente pelo giro que o carro esta rodando em 3a. marcha. Por incrível que possa parecer, em congetionamento ou em curtos deslocamentos onde não se consegue passar dos 40 ou 50 Km/h, é mais confortável e econômico usar a troca manual. Outro fato bem marcante que notei é o alto consumo de combustível para um carro 1.6, mesmo usando apenas gasolina de boa procedência.

    ResponderExcluir
  3. totalmente correto o comentário do nosso amigo anonimo, que reflete que é um bom carro, mas as deficiencias com o cambio e o elevado consumo, os torna praticamente um esportivo..

    ResponderExcluir
  4. realmente é isso mesmo, o veiculo gasta demais e trabalha em giro elevado demais para um automatico que não tem apelo esportivo.

    ResponderExcluir
  5. creio que deveria ser mais silencioso. O ruído das rodas no asfalto passam muito para o interior do carro.

    ResponderExcluir
  6. tenho um 2011 40 mil km dando tranco no cambio e baixando óleo oq faço com este bambu em Peugeot

    ResponderExcluir
  7. Salve galera!

    Inicialmente antes de comprar um carro usado, tem que se investigar o estado deste, pelo jeito o "Anônimo" acima comprou um carro mal usado e com km adulterada.
    Tenho o meu Passion e rodo normalmente com ele, motor forte e consideravelmente econômico. É só comparar com os seus concorrente Polo Sedan 1.6, Voyage 1.6 Fiesta Sedan 1.6 entre outros...
    É facil falar que o carro é isso ou aquilo quando não se tem base nenhuma, pra dizer que o carro tal é mais econômico que o outro tem que ter um embasamento.
    Com relação as revisões veja quanto custa manter esses outros carros aí citados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo estou pensando em pegar esse carro 207 passion automático, o cambio dá problema? vou ter dor de cabeça?
      Qual consumo que seu carro faz?

      Excluir
  8. Estou em duvida entre um 207 xrs 11/11 e um xs automatico 09/09, mas o fato de so ter 4 marchas é estranho, qual o motivo de ter uma a menos ? e qual o melhor considerando q estao em boas condiçoes ?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos tenho um peugeot xs automatico ano 2009 e ele tem consumido muito combustivel já troquei tudo cabos velas fiz limpeza de tbi enfim roda manutenção tá em dia até calibragem de pneus não sei mais o que faço pra um carro 1.6 16 válvulas automático tá bebendo demais tá fazendo aqui no cidade no álcool de 3 a 4 km por litro e na gasolina entre 4 e 5 tenho um diplomata que faz mais que ele aqui dentro com um motorzao 4.1 cilindros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, está bebendo muito... está acima do padrão né?

      Excluir
    2. Tenho um peugeot igual o seu ele faz até 6.0 e 6.9 na gasolina

      Excluir
  10. Boa tarde a todos tenho um peugeot xs automatico ano 2009 e ele tem consumido muito combustivel já troquei tudo cabos velas fiz limpeza de tbi enfim roda manutenção tá em dia até calibragem de pneus não sei mais o que faço pra um carro 1.6 16 válvulas automático tá bebendo demais tá fazendo aqui no cidade no álcool de 3 a 4 km por litro e na gasolina entre 4 e 5 tenho um diplomata que faz mais que ele aqui dentro com um motorzao 4.1 cilindros

    ResponderExcluir
  11. boa noite! tenho um 2009 Passion XS automático e com o ar ligado rodando na cidade acredito que não percorra 4 km com um litro de álcool, porém na estrada rodando em média a 100 Km/hora acho ele bem econômico chegando a percorrer 10 Km por litro de álcool. Com 54.000 Kms ele apresenta alguns trancos na troca de marcha e às vezes demora para arrancar.

    ResponderExcluir
  12. tenho um passion xr 1.4 há dois anos, sou o segundo dono. O carro é excelente, econômico, não quebra. Peças achadas sem dificuldade. Gostei do carro, não troco por carro da volks e fiat.

    ResponderExcluir
  13. eu tenho um passion 2012 na gasolina faz 7,6 no geral ta muito bom ok estou sastifeito com meus carro ok

    ResponderExcluir
  14. tenho um passion xr 1.6 aut. também, o meu não passa dos 7km/l de gasolina dentro da cidade com ar ligado, andando tranquilo. O que percebo é o mesmo que o amigo anônimo relata...as marchas são trocadas num giro muito alto, alem de realmente sentir os trancos ao retirar o pé do acelerador para passar numa lombada por exemplo, onde deveria entrar uma segunda marcha e ele reduz para a primeira marcha. No mais, o carro é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais com esse problemas, vale a pena comprar o carro automático?

      Excluir
    2. Pelo jeito os carros que apresentam tranco nas reduções, isso é a pressão do óleo da da caixa baixo, isso é um problema típico das caixas AL4, deve-se trocar as eletrovalvula selenoide

      Excluir
  15. tenho um passion xs 1.6 2011 manual e o consumo dele gira em torno de 7km/l na cidade, abastecido com gasolina,e andando sempre na casa dos dois mil giros, achei consumo um pouco exagerado porém é um carro que vale cada litro gasto, acho extremamente confortável e seguro, na estrada faço médias de 12 km/l. andando entre os 90 e 110 km. tinha um fiesta 1.0 sedan que apesar do maior espaço interno, não tinha força pra chegar a 100km/h e consumia 9km/l na cidade e 13 na estrada. quanto ao meu peugeot, só troco por outro! carro maravilhoso perto dessas carrocinhas nacionais com uma falsa economia sem nenhuma em ultrapassagens. Quanto a manutenção, sou o segundo dono e meu carro tem 55 mil rodados e até hj só foi deito troca de olho e filtro e quando peguei, por precaução troquei a correia dentada e fiz revisão nos freios. valor de peças compatível com o carro e preço razoável pois vim de um ford que as peças onde moro (Recife), tem um preço um pouco mais elevado que as demais marcas.
    Carro excelente e se acabar trocando o meu, será por outro Peugeot.

    ResponderExcluir
  16. Estou vendo um Peugeot passion 2010 automático!
    Gostaria de saber sobre consumo peças câmbio se vale ou não a pena?

    ResponderExcluir