quarta-feira, 7 de março de 2012

J6: CONFORTO OU ECONOMIA?


Foto: Maximiliano Moraes


Gastei hoje 1 hora e 50 minutos para percorrer pouco mais de 17 quilômetros. Não, eu não estava em São Paulo. A situação do trânsito em Belo Horizonte já se assemelha bastante à da grande metrópole – com o agravante de que, aqui, dependendo da via onde você está, não tem para onde fugir, não há rotas alternativas.



Mas a JAC J6 amenizou o martírio. O ambiente dentro dela é confortável e bem isolado. Há que se ressaltar a eficiência do ar condicionado, que mantém a grande cabine numa temperatura sempre agradável, e também do sistema de áudio, que tem configurações fixas mas bastante eficientes de equalização sonora. O repertório de música em meio ao estresse do trânsito passou da eletrônica à clássica, do pop à MPB, e tudo pôde ser bem apreciado.


Foto: Maximiliano Moraes


Os bancos são grandes e têm espuma com densidade bastante adequada. A posição de dirigir não chega a ser tão alta como a da maioria das minivans, se mostrando adequada para uma condução relaxada no trânsito. O apoio para o pé esquerdo é bem posicionado e o apoio de braços entre os bancos dianteiros permite a troca de marchas sem tirar o cotovelo do lugar. Mas falando em marchas...






A ausência do câmbio automático nunca se fez tão notória. Em situações como esta, por melhor que sejam as trocas (e não é o caso da J6, como já dissemos: a alavanca é dura e as trocas são barulhentas) e por mais que um apoio de braço ajude, a melhor alternativa é eliminar as trocas e deixar o pé esquerdo descansar. Além disso, a minivan da JAC, que tem se mostrado relativamente econômica até aqui (foram 340 km e meio tanque, numa média aproximada de 10 km/l em circuito misto), mostrou hoje seu lado beberrão: no tempo em que fiquei parado o marcador de combustível se moveu sem dó.


Único alento: com transmissão automática a J6 gastaria ainda mais. Mas eu ainda prefiro o conforto.

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