terça-feira, 31 de julho de 2012

RENAULT SYMBOL 2013 TEM VERSÃO ÚNICA DE ACABAMENTO






Para tentar melhorar um pouco as vendas do Symbol, que amarga o último lugar em vendas dentre todos os modelos da marca no país (3.527 unidades vendidas neste ano, contra 50.933 Sandero e 18.692 Logan), a Renault resolveu vendê-lo como modelo 2013 em versão única de acabamento, Privilége, e preço reduzido.

NOVO KIA CERATO TEM FOTOS OFICIAIS DIVULGADAS




Depois de discretamente mostrado num shopping na Coreia do Sul, o Novo Kia Cerato (Forte em alguns países, ou K3 no mercado sul-coreano) começou a dar as caras em fotos oficiais. O estilo é bem mais fluido, com carroceria mais longa, larga e baixa que a atual. Outra novidade é a presença de luzes de led dianteiras e traseiras, além de detalhes cromados.

LEXUS LANÇA NOVO LS 460






A Lexus lança hoje oficialmente seu modelo topo-de-linha, o sedã LS 460. Seu design remete às linhas dos modelos GS e ES e, segundo a marca, teve mais de 3 mil alterações em relação ao seu antecessor - 15 inéditas para a marca e 3 inéditas no mercado mundial.

JAC ADIA OUTRA VEZ A CONSTRUÇÃO DE SUA FÁBRICA NO PAÍS


JAC J2

O IPI majorado em 30% para carros importados, somado à alta do dólar, foram os motivos. Como o governo não se decide a respeito da prometida flexibilização das taxas, ficou difícil para a JAC Motors continuar com o projeto de implantação de sua primeira planta no país em Camaçari, Bahia.

CHEVROLET SPIN x NISSAN GRAND LIVINA x JAC J6 DIAMOND







Meriva e Zafira se despediram esta semana da linha de montagem. Em contrapartida, ontem as concessionárias Chevrolet na cidade de Campinas começaram a receber a novíssima minivan Spin para test-drives de clientes - e ela já tem roubado a cena nas lojas. Mas será que o monovolume derivado do Cobalt faz jus ao legado das duas minivans aposentadas da marca? O RACIONAUTO a comparou com suas principais concorrentes no mercado, a Nissan Grand Livina e a JAC J6 Diamond - ambas, como a Spin, com a opção de 7 lugares - para responder esta pergunta.

sábado, 28 de julho de 2012

CORSA, MERIVA E ZAFIRA SAEM DE CENA



Agora é definitivo: a Chevrolet tirou de linha o Corsa, a Meriva e a Zafira. Estas 2 ainda tiveram uma versão de despedida, a Collection - mas nem isso o Corsa ganhou.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AGITAÇÃO NÃO PARA


ALTA RODA, Fernando Calmon




Semana passada foi muito movimentada. Dois lançamentos (três modelos) e uma prévia indicam que 2012 passa para a história como o ano mais profícuo em termos de novidades. E ainda há outras boas notícias neste segundo semestre.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

JAC J3 TURIN E A DESPEDIDA



Exatos 4.013 quilômetros depois, o JAC J3 Turin voltou à sua casa na sede da JAC Motors em São Paulo. Na mesma medida que surpreendeu em alguns aspectos, decepcionou em outros.

sábado, 21 de julho de 2012

J3 TURIN E OS PEDÁGIOS


Canaviais de Serrana - SP

Últimas estradas do J3 Turin nas mãos do RACIONAUTO. Desta vez foi um pulinho até as cidades de Ribeirão Preto e Serrana, no interior de São Paulo, num total de 580 km, ida e volta. Até aqui o sedã da JAC rodou 3.827 km conosco.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOVO FIAT PUNTO É OFICIALMENTE LANÇADO





Pronto, agora não é mais preciso recorrer às projeções de computador e fotos da versão europeia: o Novo Fiat Punto brasileiro está sendo lançado oficialmente hoje. O RACIONAUTO, mais uma vez, não foi convidado para o evento de lançamento porque, segundo a assessoria de imprensa da marca, "A Fiat não empresta carros para blogs". É uma pena. Mas publicamos agora o lançamento e vamos avaliar as versões mesmo assim, como e quando nos for possível.

LÍDERES DO SEMESTRE



ALTA RODA, Fernando Calmon





O tradicional ranking da coluna dessa vez trouxe algumas novas lideranças, já esperadas. SpaceFox e Duster, por exemplo, assumiram em seus segmentos, sem a certeza de manter as posições frente a Weekend e EcoSport, respectivamente.

terça-feira, 17 de julho de 2012

NOVOS VW GOL E VOYAGE - LANÇAMENTO




A Volkswagen acaba de divulgar as primeiras fotos oficiais e os preços dos novos Gol e Voyage. Ontem algumas fotos já haviam caído na rede, mas os blogs e sites que divulgaram este conteúdo foram gentilmente convidados a retira-lo do ar até que o período de embargo da notícia expirasse.

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA




De onde surgiu, impossível saber. Mas lá estava ela, quase do tamanho de um tijolo grande, no meio da Av. Barão de Itapura, em Campinas. Carro de um lado, meio-fio do outro; o jeito foi encarar.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

NISSAN TIIDA SEDÃ AGORA PODE TER CÂMBIO AUTOMÁTICO E ABS



A Nissan passou a oferecer hoje como opcionais, oficialmente, o câmbio automático e os freios ABS com EBD e BAS para o Tiida Sedan. Cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de carga também fazem parte do pacote.

sábado, 14 de julho de 2012

TEMPO DE DESCANSO PARA O J3 TURIN


Cachoeira Grande, Lagoinha (SP)


Na estrada de terra para a Cachoeira Grande, atração eco-turística de Lagoinha (SP), o J3 Turin mostrou dotes impensáveis para um sedã pequeno. Ninguém acreditou que ele seria capaz de enfrentar uma ladeira de barro esburacada e escorregadia no caminho, mas ele não só subiu como quase não destracionou. A recompensa veio com o belo visual que serviu como pano de fundo para as fotos deste post. E este foi o último passeio desta viagem.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

BARRO, AREIA E ÁGUA SALGADA


Rodovia Oswaldo Cruz, Serra do Mar (SP)

A primeira coisa que meu filho mais velho perguntou hoje quando acordou foi: "Vamos ficar prontos pra ir pra praia?" As crianças estavam com a expectativa estampada em seus rostinhos. Mas que dó, o dia amanheceu feio, frio e nublado. Mesmo assim, enfiamos as tralhas no JAC J3 Turin e partimos - e começou a chover logo em seguida.

HYUNDAI COM MAIS FORÇA



ALTA RODA, Fernando Calmon

Fotos: site revista Auto Esporte

Fotos: site revista Auto Esporte

Entre as trajetórias mais surpreendentes dos últimos anos está a do grupo sul-coreano Hyundai, que possui 34% das ações da Kia, mas controla a marca por meio da mesma família proprietária, a Chung. No ano passado, o grupo produziu quase sete milhões de unidades de automóveis e veículos comerciais, atrás apenas de GM, Toyota e Volkswagen.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

J3 TURIN E O PONTEIRO PREGUIÇOSO



Hodômetro zerado após abastecimento e ponteiro congelado

Fora suas pequenas falhas, o JAC J3 Turin apresentava até aqui uma regularidade de funcionamento que chegava a ser chata. Mas a monotonia foi quebrada hoje por um pequeno problema no marcador de combustível: ao completar o tanque de manhã, o ponteiro não saiu do lugar, no que pareceu uma ligeira pane na boia. Pegamos estrada mesmo assim, mas com um pé atrás. Nem precisava: já nos primeiros quilômetros a boia acordou e o ponteiro voltou a trabalhar.

J3 TURIN E OS OUTROS




Vale a pena?” – perguntou-me ontem um senhor sobre o JAC J3 Turin no estacionamento de um shopping em São Paulo. Pela regularidade e bom comportamento durante esses primeiros 9 dias de teste, eu diria que sim. Pelas falhas de projeto e detalhes que poderiam ter tido mais atenção por parte da JAC, eu diria que não.

terça-feira, 10 de julho de 2012

MERCEDES LANÇA OFICIALMENTE CLS 63 AMG SHOOTING BRAKE




No Salão do Automóvel de 2010, em São Paulo, ela era apenas um exercício de design. Mas depois de vários flagras publicados na Internet e de uma aparição "sem querer" no site oficial da marca, não teve jeito: a Mercedes CLS 63 AMG Shooting Brake foi revelada oficialmente, com design bastante semelhante ao conceito mostrado aqui. A perua deriva do sedã-cupê de quatro portas que inaugurou mundialmente o segmento.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

JAC J5 TEM PREÇO REDUZIDO EM R$ 3 MIL


Foto: Maximiliano Moraes


O J5, sedã médio da JAC Motors, ainda não conseguiu emplacar em vendas. Seu design acertado e os muitos equipamentos de série poderiam faze-lo decolar, mas é fácil deduzir que o desempenho fraco e as falhas de projeto, imperdoáveis em carros desta categoria (como os apoios de cabeça fixos no banco traseiro, a direção anestesiada e a suspensão barulhenta), afastam compradores potenciais.

sábado, 7 de julho de 2012

FAMÍLIA GRANDE NÃO É PARA O J3 TURIN


Foto: Maximiliano Moraes

Direto ao ponto: o J3 Turin não é carro para famílias grandes. Não em número, mas literalmente. Meu metro e noventa e mais de 100 quilos até que se acomodaram bem no sedã, mas as viagens feitas até aqui foram com, no máximo, 3 pessoas - e nenhuma delas atrás de mim.

SEMANA CORRIDA PARA O J3 TURIN


Foto: Maximiliano Moraes


Uma das melhores notícias que se pode dar sobre um carro é não ter notícias para contar sobre ele. Para entender: se não há nada para ser dito, é sinal de que ele continua funcionando bem e atendendo plenamente à expectativa de seu dono.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

LANÇAMENTOS EM CADEIA



ALTA RODA, Fernando Calmon



O calendário está ficando cada vez mais curto para tantas novidades no mercado brasileiro, sem contar o que chega do exterior de países que não Argentina e México, com os quais o Brasil fez acordos comerciais e taxação diferenciada. O monovolume Chevrolet Spin e a nova picape Ford Ranger foram apresentados à imprensa com intervalo de três dias. As vendas de ambos começam ao longo deste mês.

J3 TURIN ENFRENTA FERNÃO DIAS


Cristo Redentor de Belo Horizonte, MG / Foto: Maximiliano Moraes


Antes que você se pergunte sobre as fotos: sim, Belo Horizonte tem um Cristo Redentor. Fica no bairro Milionários, na região do Barreiro. Ponto turístico fora do roteiro usual de turismo da capital mineira, mas imponente e bonito. Vale a visita.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

J3 TURIN E O MENINO DA PORTEIRA



Foto: Maximiliano Moraes

O dia foi agitado para o J3 Turin. Antes de continuar sua maratona de viagens, o sedã enfrentou mais de 200 km de trechos urbanos em Campinas, mais que suficientes para testa-lo nestas condições. Em resumo:
- A suspensão é ótima, tanto em asfalto bom – onde transmite segurança – quanto ruim – onde filtra bem as imperfeições sem ser molenga.
- A direção perde pontos por causa do volante de pega ruim, mas ainda assim tem boa resposta, é leve em manobras e firme em alta velocidade.
- O motor é bem elástico e torna o carro bastante ágil na cidade.
- O consumo, apesar de ainda não aferido, parece bastante comedido; o ponteiro demora bastante a se mexer.
- O banco tem espuma com densidade correta e não cansa, mesmo após várias horas ao volante no trânsito pesado. Mas não ganha nota 10: o ajuste do encosto por alavanca não é o mais recomendado.

terça-feira, 3 de julho de 2012

NA ESTRADA COM O J3 TURIN



Foto: Maximiliano Moraes


Foto: Maximiliano Moraes

Hoje o RACIONAUTO começa mais um teste exclusivo. Depois da minivan J6 Diamond e do sedã médio J5, o rodízio entre os modelos da JAC Motors continua com o sedã compacto J3 Turin.