Volkswagen Up! brasileiro |
A Volkswagen divulgou hoje a primeira foto do Up! (assim mesmo, com exclamação no fim) brasileiro, que substituirá o Gol G4. Logo de cara, a chegada do compacto faz supor a troca de posições no ranking: pela primeira vez em 27 anos o primeiro lugar pode ser ocupado por um modelo diferente do Gol ou até da VW - isso, se o próprio Up! não se tornar um best seller.
Este é o Skoda Citigo, versão tcheca do Up! com tampa traseira de metal... |
...e este é o VW Up! europeu, com tampa traseira toda de vidro. |
O VW Up! brasileiro recebeu mudanças que refletem as exigências do mercado nacional. O entre-eixos 6,5 cm mais longo (2,485 mm, contra 2,420 mm do europeu e 2,470 mm do VW Gol) possibilitou a instalação de portas traseiras maiores, cujos vidros descem completamente, bem como a homologação do carro para 5 passageiros em vez dos 4 no europeu. A tampa traseira é moldada em aço com vidro traseiro de tamanho convencional, a exemplo do Skoda Citigo (versão tcheca do Up!), enquanto a versão europeia do VW tem tampa inteiramente em vidro - sairia mais caro para produzir. A dianteira, por sua vez, é idêntica ao original, e na lateral os piscas migraram para as capas dos retrovisores.
Motor 1.0 3 cilindros EA-111 R3 flex |
Posicionado no segmento de entrada do mercado, o Volkswagen Up! será equipado unicamente com o motor EA-111 R3 flex com sistema de partida a frio sem reservatório de gasolina. Moderno, o propulsor tem 1.000 cm³ de cilindrada, 3 cilindros em linha, 12 válvulas com comando (acionado por correia dentada) duplo e variável nas válvulas de admissão, balancins roletados, bloco e cabeçote em alumínio. A VW divulga 82 cv a 6.250 rpm de potência máxima e 10,4 kgfm de torque máximo entre 3.000 e 3.800 rpm, com 85% da força já disponível a partir de 2.000 rpm. A revista Fullpower (veja o vídeo clicando aqui), porém, aferiu esses dados e obteve ainda melhores números: 89,8 cv a 6.305 rpm e 10,9 kgfm a 3.841 rpm.
O VW Up! também inaugurará a opção do câmbio automatizado para motores 1.0 no país, pela primeira vez num modelo nacional. Preços e versões ainda não foram divulgados. A expectativa de lançamento é para os dias 4 ou 5 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário