sexta-feira, 7 de março de 2014

JEEP RENEGADE SERÁ O PRIMEIRO PRODUTO DA FÁBRICA DA FIAT EM GOIANA, PE




Quem apostou no sedã Viaggio ou na primeira picape média da marca, perdeu: o pequeno, quadrado e valente Jeep Renegade será o primeiro produto a sair da fábrica da Fiat que está sendo construída em Goiana, PE. A confirmação veio do CEO mundial do Chrysler Group, Sergio Marchionne, numa entrevista concedida durante o Salão de Genebra.

Jeep Renegade Concept 2008

O nome 'Renegade' não é novo. A Jeep já o utilizou para identificar versões do Wrangler e do Liberty, bem como para batizar um conceito mostrado no Salão de Detroit em 2008. Inédito como modelo de série, porém, o Jeep Renegade quer se diferenciar no segmento de SUVs compactos com 2 novos sistemas 4x4, usando a mesma tecnologia usada no Jeep Cherokee: o 'Active Drive', permanentemente ativo, e o 'Active Drive Low', que funciona como a reduzida de um sistema comum. Ambos podem transmitir até 100% do torque disponível para apenas uma das rodas e incluem o recurso 'Selec-Terrain', com modos Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e, na versão Trailhawk, Rock (Pedra).




Esta versão, aliás, traz outras diferenças em relação às demais do Jeep Renegade. O Trailhawk tem suspensão aumentada em 2 cm, placas protetoras, ganchos vermelho de reboque dianteiros e traseiros, para-choques exclusivos com ângulo de ataque de 30,5°, ângulo de rampa de 25,7° e ângulo de saída de 34,3°, e controle de descida (Hill Descent Control).



Além do sistema de tração, o Jeep Renegade traz soluções mecânicas interessantes para o segmento. A suspensão é independente nas 4 rodas, com amortecedores de frequência seletiva (FSD) da Koni, e o SUV chegará com 16 combinações de motores, transmissões e tração: são 5 motores a gasolina (1.6 E.torQ, 1.4 MultiAir2, 1.4 MultiAir Turbo, 1.4 MultiAir2 Turbo e 2.4 Tigershark), 2 a diesel (1.6 MultiJet II e 2.0 MultiJet II), 4 transmissões (manual de 5 marchas, manual de 6 marchas, automatizado de dupla embreagem e 6 marchas e automático de 9 marchas) e 2 opções de tração (4x2 e 4x4).



Querendo ser não somente robusto mas também prático, o Jeep Renegade foi equipado com um assoalho removível, reversível e ajustável em altura no porta-malas, a fim de melhorar a já boa capacidade de carga de 350 litros. Até o assento do banco do passageiro da frente pode ser erguido para acomodar objetos de maior comprimento. Dentro, todos encontrarão espaço suficiente, sem sobras e sem apertos: são 4,23 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,57 m de entre-eixos. A lista de equipamentos traz o usual em veículos deste segmento, e o "algo mais" vem com o sistema multimídia com áudio, entradas auxiliares, Bluetooth e GPS numa tela de 6,5 polegadas.



O pacote encerra com os controles de tração e estabilidade, assistente de partidas em rampas, alertas de ponto cego, de colisão dianteira e de saída de faixa, airbags dianteiros, laterais, de cortina e para o joelho do motorista, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Os preços ainda não foram definidos para nenhum mercado, mas é certo que o Jeep Renegade será vendido em mais de 100 países, com a produção iniciada na planta de Melfi, na Itália, e lançamento previsto para o último trimestre deste ano na Europa. Por aqui o jipinho chega em 2015 e em 2016 na China.



Nenhum comentário:

Postar um comentário