VW Gol 2015 1.6 16v com Kit Fun |
Isso mesmo, você não leu errado. A Volkswagen voltou a usar um motor com 16 válvulas na linha Gol. Não que isso seja lá grande novidade: o motor tricilíndrico que equipa o Fox Bluemotion e o Up! já conta com 4 válvulas por cilindro. É a nomenclatura "16v" que parece evocar o fantasma dos antigos (e, de certa forma, injustiçados) Gol e Parati 1.0 16v aspirados e turbo, protagonistas de inúmeros episódios de quebras e demais dores de cabeça relatados por seus donos.
Motor VW 1.6 16v MSI, da família EA211 |
Para dirimir as possibilidades de desconfiança a VW atacou com tecnologia. O novo propulsor 1.6 MSI, que pertence à família EA211 (mesma do 1.0 3 cilindros), tem bloco e cabeçote de alumínio, cada um com circuito próprio de arrefecimento e válvula termostática, além de comando de admissão variável no cabeçote, coletor de escape integrado e sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina. Todo esse aparato produz 110 ou 120 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 15,8 ou 16,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, dependendo do combustível utilizado (gasolina ou etanol). De quebra, a marca atualizou o software de gerenciamento eletrônico da transmissão I-Motion para tornar as trocas de marcha mais suaves, mas quem gosta de uma tocada mais esportiva pode usar os paddle-shifts atrás do volante.
VW Saveiro Cross 2015 1.6 16v |
Não seria de bom tom apresentar uma nova linha sem agregar mais valor ao camarote. Vamos lá: as versões Trendline do Gol (2 ou 4 portas) e do Voyage 2015 agora saem de fábrica com direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas com acionamento pela chave-canivete, 3 apoios de cabeça no banco traseiro e iluminação no porta-malas, além dos obrigatórios airbag duplo e ABS. Os motores podem ser o 1.0 4 cilindros ou o novo 1.6 MSI. Também com esses motores vêm as versões Comfortline, que adicionam à lista de série os retrovisores com piscas integrados, faróis duplos com máscara negra, para-sóis iluminados, alças no teto, ar quente e sistema de áudio com rádio, CD/MP3 player, entradas USB, auxiliar e para SD-Card, Bluetooth e alto-falantes, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna central externa com tape preto e capas dos retrovisores, maçanetas, frisos laterais e aerofólio pintados na cor do veículo.
VW Voyage 2015 1.6 16v com Kit Fun |
Quem comprar um Gol ou Voyage Comfortline pode pedir também 3 novos kits exclusivos da versão. O kit de equipamentos Fun traz tecido de bancos e acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, volante revestido em couro e adesivos externos alusivos. Já o kit Urban acrescenta rodas de liga com aro de 15 polegadas, faróis e lanternas de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. Finalmente, o kit Interatividade - este também disponível para o Gol Track 1.0 - é para quem faz questão somente do volante multifuncional e do sensor de estacionamento.
A versão Highline (para o Gol, só com 4 portas) é vendida exclusivamente com o motor 1.6 MSI. Tudo o que há nas versões anteriores está lá, além do ar condicionado, dos vidros elétricos nas 4 portas, do volante multifuncional revestido em couro, da lanterna de neblina, do alarme e dos frisos laterais cromados. O kit Fun também está disponível para esta versão, bem como o kit Tecnologia, que inclui sensor de chuva, sensor crepuscular com Coming And Leaving Home e piloto automático.
VW Voyage Evidence 2015 1.6 16v |
Finalmente, há uma nova versão top-de-linha para o Voyage, denominada Evidence (meio chevroletística, convenhamos). Junte tudo o que você encontrou em todas as versões e acrescente, do lado de fora, rodas de liga leve com desenho exclusivo e aro de 16 polegadas, adesivo preto na coluna "B" e logotipo alusivo à versão nos para-lamas dianteiros, e dentro, bancos revestidos em Alcantara e painel em tonalidade cinza-clara. Quer um Voyage Evidence? Escolha entre as cores Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Prata Egito, Azul Night, Vermelho Opera e Prata Lunar. A cor Laranja Canyon, que também estreou na linha, é exclusiva para o Gol Rallye e a Saveiro Cross.
VW Gol Rallye 2015 1.6 16v |
Os preços da nova linha Gol 2015 não foram informados à imprensa ainda, mas não deve haver grande alteração nos valores já praticados no site da Volkswagen. O Gol mais barato (1.0 4 cilindros 2 portas) tem preço inicial, sem opcionais, de R$ 31.440,00 e o mais caro (Rallye 1.6 8v 4 portas mecânico) custa a partir de R$ 48.970,00. Já o Voyage mais em conta não sai por menos que R$ 35.340,00, enquanto o top-de-linha Evidence com câmbio I-Motion deve ultrapassar os R$ 54.000,00 (considerando que a versão top atual, Highline, custa R$ 49.520,00).
ERRATA: Apesar das informações contidas no release enviado pela Volkswagen do Brasil à imprensa, a partir do qual esta nota foi publicada, o novo motor 1.6 MSI não está disponível para todas as versões de Gol e Voyage, sendo exclusivo, por enquanto, para o Gol Rallye e a Saveiro Cross.
Nenhum comentário:
Postar um comentário