Belo. Não há outra palavra que descreva de forma tão concisa as linhas do Audi RS 7 Sportback, recém-chegado ao país. Ainda que cupês derivados de sedãs grandes provoquem uma guerra de opiniões em relação aos seus designs, o novo modelo da Audi parece ter encontrado o equilíbrio entre arrojo, esportividade, elegância e referências retiradas de antigos e consagrados modelos da marca, como a traseira fastback.
A frente, imponente e, por assim dizer, "mal encarada", mostra hexágonos semelhantes a colmeias nas entradas de ar inferiores - que abrigam também os canhões dos faróis de neblina - e na grade frontal, onde estão ainda o emblema da marca e da versão RS 7, sem contar o emblema 'Quattro' logo abaixo da mesma, tudo isso emoldurado por detalhes em alumínio fosco. Os faróis têm tecnologia LED, com lavadores. Atrás há lanternas com novo design interior, um extrator de ar na parte inferior do para-choque, grandes saídas de escapamento e, assim como na frente, o emblema alusivo à versão. E o destaque da lateral, além da queda acentuada a partir do centro do teto até à traseira, está nas enormes rodas de alumínio fundido de 5 raios com aro de 21 polegadas e pinças de freio à mostra.
Dentro, o RS 7 Sportback é primoroso. Os bancos esportivos RS são revestidos de Alcantara, que se junta ao couro, alumínio e fibra de carbono no acabamento. O excelente sistema de áudio Bang & Olufsen conta com 14 alto-falantes, Audi Music Interface, Audi Connect, Bluetooth e módulo para recepção de TV digital, e forma com o sistema de navegação MMI plus, que utiliza uma plataforma de infotainment modular de última geração com processador gráfico, um pacote de entretenimento completo.
Como em todo RS, o desempenho é protagonista. O bloco 4.0 V8 biturbo do Audi RS 7 Sportback, com parrudos 560 cavalos e 71,38 kgfm de torque entre 1.750 e 5.500 rpm, é capaz de empurrar o cupê de mais de 5 metros e quase 2 toneladas de peso de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e pode fazê-lo chegar aos 305 km/h. Contribuem para a excelente performance o câmbio Tiptronic de 8 marchas e o sistema de tração integral permanente Quattro, com diferencial esportivo no eixo traseiro.
Fosse só desempenho, o RS 7 já teria potencial para se tornar um mito. Mas o cupê assegura ainda conforto de rodagem, com a suspensão com amortecedores adaptativos e controle incorporado ao sistema de direção dinâmica Audi drive select; segurança, graças aos discos de freios de cerâmica com ventilação interna e ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) - que pode ser totalmente desativado para condução esportiva -, dentre outros gadjets; e economia, auxiliado pelo recurso Cylinder On Demand que desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nos momentos de condução mais suave, economizando combustível.
São 3 cores metálicas - Prata Florete, Branco Geleira e Preto Mythos - e uma perolizada - Azul Estoril - disponíveis, ainda sem preço divulgado pelo preço sugerido de R$ 589.360,00.
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