Logan e Sandero com câmbio automatizado Easy'R já estão disponíveis nas concessionárias |
Os Logan e Sandero com transmissão automática tinham seus admiradores. Apesar de ter somente 4 marchas o câmbio era um diferencial no segmento, já que a concorrência, em sua maioria, oferecia sistemas automatizados e com trocas bem menos suaves. Muita gente ficou desapontada quando a Renault resolveu extinguir a versão a partir do lançamento dos novos modelos da família Logan.
A marca quer buscar novamente esses clientes, mas em vez de relançar a versão top com a transmissão antiga ela preferiu equipar a dupla com o novo câmbio automatizado Easy'R de 5 marchas. Fabricado pela alemã ZF, ele já está disponível para o Logan e o Sandero nas concessionárias da marca, e o melhor é que agora as versões Expression e Dynamique podem ser equipadas com o automatizado. Estranho é que isso tenha sido feito sem alarde e sem qualquer comunicação para a imprensa. De todas as formas, com o apoio da concessionária Valec (Valinhos, SP), tivemos acesso a um Logan Expression 1.6 Easy'R e, numa volta rápida, pudemos conferir como se comporta o automatizado da Renault.
Chama a atenção o visual da alavanca, muito semelhante ao de um câmbio manual convencional (o que é ótimo, já que a alavanca do antigo automático era exageradamente longa). Acima, à direita, fica a ré, com o ponto morto (N) no meio e a posição D abaixo. As trocas manuais são feitas a partir do posicionamento da alavanca à esquerda, mas o melhor é a suavidade das trocas automatizadas quando comparamos o Easy'R com os concorrentes I-Motion e Dualogic.
Mesmo com o pé embaixo o software da transmissão se encarrega de minimizar os soluços, realizando as trocas ascendentes sem provocar incômodo. Não se compara ainda a um automático comum nem a um dual-clutch, mas convence. No meio-termo estão as trocas manuais, que são feitas da forma correta: ascendentes para baixo e reduções para cima. Só que o mesmo software deixa as trocas meio lerdas quando feitas pelo motorista, demorando a responder. O I-Motion da VW e suas borboletas, por exemplo, é bem melhor neste aspecto.
As reduções no modo automático, por sua vez, não ocorrem de modo ideal; o Easy'R demora demais a pensar. Foram 3 situações em condições semelhantes com 3 reações diferentes. Na primeira, uma acelerada e só depois a redução, como era comum em câmbios não-sincronizados. Na segunda, redução desnecessária de 2 marchas e logo em seguida a correção, com a marcha ascendente engatada. Na terceira, nenhuma redução. Um ponto positivo é a tendência do câmbio em segurar o carro nas descidas, evitando as trocas ascendentes e favorecendo o uso do freio-motor.
O Logan Expression 1.6 com câmbio Easy'R, assim como o manual, traz de série ar condicionado analógico, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, direção hidráulica com ajuste de altura, computador de bordo, abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, airbag duplo e ABS. O valor informado pela concessionária é de R$ 46.590,00, ou R$ 5.040,00 a mais que o preço da Expression manual no site. O Sandero na mesma configuração custa R$ 44.100,00, ou R$ 5.510,00 a mais em relação à versão manual.
Já a versão topo-de-linha Dynamique acrescenta à lista de itens de série ar condicionado digital, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, controlador de velocidade, sistema multimídia, apoio de cabeça para o terceiro passageiro no banco traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve, detalhes internos cromados e revestimento interno diferenciado. Custa, na concessionária, R$ 51.280,00, ou R$ 5.430,00 acima da Dynamique manual. O Sandero, por sua vez, sai por R$ 48.280,00, ou R$ 5.890,00 acima.
Foto: divulgação |
Já a versão topo-de-linha Dynamique acrescenta à lista de itens de série ar condicionado digital, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos, controlador de velocidade, sistema multimídia, apoio de cabeça para o terceiro passageiro no banco traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve, detalhes internos cromados e revestimento interno diferenciado. Custa, na concessionária, R$ 51.280,00, ou R$ 5.430,00 acima da Dynamique manual. O Sandero, por sua vez, sai por R$ 48.280,00, ou R$ 5.890,00 acima.
Mesmo não sendo perfeita a transmissão Easy'R é boa opção para o consumidor que usa o carro predominantemente no trânsito urbano. O consumo deve ficar próximo ao dos Logan e Sandero com câmbio manual, coisa que deve chamar mais clientes do fazia a antiga versão automática. Fato é que a Renault precisa rever sua política de preços para a nova versão, já que os valores sugeridos para os consumidores são irreais em relação às versões manuais e também em vista do benefício. Os concorrentes Fox e Palio, por exemplo, oferecem câmbios automatizados com preço inferior a R$ 3.000 reais, o que seria mais aceitável.
Veículo cedido pela concessionária Valec Renault em Valinhos, SP
Veículo cedido pela concessionária Valec Renault em Valinhos, SP
Uma das maiores vantagens apregoadas com referência ao câmbio automatizado era justamente a diferença menor no custo em comparação a um automático convencional, além do menor impacto sobre o consumo principalmente em trechos urbanos. De qualquer forma, tudo leva a crer que essa versão automatizada vai permanecer mais atrativa para deficientes físicos, e eventualmente alguns frotistas que já tenham boas referências quanto aos câmbios automatizados ZF em aplicações pesadas.
ResponderExcluirVocê chegou a cotar os valores desses mesmos carros nas versões manuais? Não é possível um câmbio automatizado simples encarecer o carro em mais de R$ 5 mil!! Só se o câmbio estiver casado com mais equipamentos, como acontecia com o 207 AT.
ResponderExcluirCotei sim, Susae. Os preços citados na reportagem foram todos fornecidos pelo mesmo consultor que me atendeu no empréstimo do carro para o test-drive.
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