Não é a primeira vez que a GM veste um de seus modelos com roupa aventureira. Celta, Montana e até Meriva já receberam apliques e adesivos com inspiração no fora-de-estrada. Mas é a primeira vez que a marca admite oficialmente ingressar no lucrativo segmento de aventureiros urbanos, lançando a Spin Activ. O modelo foi mostrado no Salão do Automóvel e hoje está sendo apresentado à imprensa.
As mudanças mecânicas foram pontuais. O motor é o mesmo 1.8 8v que equipa as demais versões da minivan, com 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque, mas o câmbio automático recebeu melhorias, estreando uma nova programação que permite, segundo a marca, trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e até triplas - a transmissão manual de 5 marchas não sofreu alterações. A suspensão, apesar de não ter sofrido aumento de curso, recebeu um novo acerto de molas e amortecedores para compensar o centro de gravidade mais alto - a adoção de rodas maiores, de 16 polegadas, elevou a distância em relação ao solo em 8 mm. Finalmente, a parte traseira ganhou reforços estruturais para suportar o peso da alça que segura o estepe.
É mesmo no visual, principal apelo dos aventureiros urbanos, que a Spin Activ se destaca. Molduras nas laterais, faixa com o nome 'Activ' estilizado, para-choques e barras no teto exclusivos, retrovisores com carcaça preta, faróis com máscara negra, lanternas fumê e rodas com novo desenho, inclusive no estepe na traseira, a diferenciam em relação às demais Spin. Dentro também há novidades: o revestimento é predominantemente preto, a forração dos bancos é exclusiva e o porta-malas, além da imensa capacidade de 710 litros, ganhou mais um porta-objetos no nicho que antes era destinado ao estepe.
Falando nele, a GM projetou um sistema que se movimenta de forma semelhante à dos demais aventureiros urbanos do mercado, com a alça que segura o conjunto roda/pneu se deslocando lateralmente para permitir a abertura da tampa do porta-malas. Para garantir mais segurança e evitar furtos, um dos parafusos que segura a roda é montado pelo lado interno do suporte e só pode ser acessado depois do destravamento do sistema.
Completa de série, a Spin Activ traz, dentre outros itens, airbag duplo, ABS com EBD, ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, retrovisores com regulagem elétrica, travas elétricas com acionamento pela chave, vidros elétricos com módulo de subida a partir do travamento das portas, banco do motorista com regulagem de altura, sistema multimídia MyLink com comandos no volante e computador de bordo. Uma ampla gama de acessórios pode ser instalada nas concessionárias, sem perda da garantia de 3 anos. As cores disponíveis no catálogo são Branco Vintage (sólida), Azul Macaw, Cinza Aztec, Prata Switchblade e
Preto Carbon (metálicas). Ainda não há informações sobre os preços.
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário