Antes trazido somente por importadores independentes e mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Fiat 500 Abarth chega oficialmente ao Brasil. Fabricado em Toluca, México, o 500 Abarth será um dos poucos verdadeiros pocket-rocket disponíveis no mercado nacional, tendo como concorrentes principais o Audi A1 TSFI e o Mini Cooper S.
A estrela do foguetinho é o motor, obviamente. O bloco Multiair 1.4 16v Turbo rende 167 cv de potência e 23 kgfm de torque entre 2.500 e 4.000 rpm, força de sobra para garantir muita diversão ao volante. Complementam o conjunto um filtro de ar de alto fluxo, sistema de escapamento exclusivo do modelo e câmbio mecânico de 5 marchas, que levam o Abarth, segundo a Fiat, de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e à máxima de 214 km/h.
E não é só; com o uso da tecla 'Sport' o carro fica ainda mais endiabrado. Localizada logo abaixo do rádio, basta acioná-la para que o painel (cujas informações são disponibilizadas numa tela LCD) tenha o layout alterado, com o conta-giros em destaque e uma tela no canto direito que surge e indica a posição do pedal do acelerador. Mas o principal é o aumento da pressão do turbo, que passa de 0,8 para 1,24 bar, bem como do peso no volante e da rapidez de resposta do acelerador, garantindo uma performance ainda mais nervosa.
Fazendo uso do antigo slogan, potência não é nada sem controle. E para segurar o carrinho nas curvas a Fiat o equipou com pneus 195/45 montados em rodas de liga leve com aro de 16 polegadas, bem como com controles de estabilidade (ESC), tração (TCS) e de transferência de torque (TTC). As frenagens são asseguradas por discos de freios redimensionados e pinças maiores (pintadas em vermelho), e melhoradas pelo sistema ABS com EBD e sinal de frenagem de emergência. Para as eventualidades a cabine conta com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 para os joelhos do motorista).
Como qualquer Abarth também é sinônimo de estilo, a Fiat diferencia o 500 Abarth dos demais pelo design e possibilidades de customização. Além do perfil mais musculoso, com para-choques 6,9 mm mais largos (para alojar os novos radiadores de ar e água), apêndices aerodinâmicos e saída dupla de escapamento, há 16 detalhes Abarth espalhados por todo o carro (dianteira, laterais, tampa do porta-malas, volante e até no motor), bem como a possibilidade de aplicar faixas laterais em vermelho, branco e preto, com a capa dos retrovisores acompanhando a cor da faixa. Dentro, os bancos são do tipo concha, o volante tem base achatada, painel e alavanca de câmbio revestidos em couro com costura vermelha. Completam o pacote, opcionalmente, teto solar e sistema de áudio Beats Premium by Dr. Dre.
As cores disponíveis para o Fiat 500 Abarth são Preto Gara, Vermelho Sfrontato, Branco Caldo (sólidas) e Cinza Nuvoloso (metálica). O preço ainda não foi informado pela Fiat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário