quarta-feira, 11 de março de 2015

MANUAL DE COMPRA - CITROËN XSARA PICASSO


Por Pedro Ivo Faro


O segmento das minivans hoje não é mais aquele que era no começo do século XXI, quando elas eram objeto de desejo familiar, concatenando interesses familiares dos mais diversos (leia-se carga e gente). Mas, nem por isso, elas deixaram de ser ótimas opções de compra no mercado de usados. E, se a ideia é ter um carro com ótimo espaço interno, conforto e, de quebra o charme e a irreverência típicos dos carros franceses, a XSara Picasso pode ser uma boa pedida.


LONGEVA

A Oferta de Picassos no mercado é ampla, vale lembrar. O modelo estreou no mercado nacional em 2001 e só saiu de cena de fato em 2012, quando já dividia espaço com a sucessora C4 Picasso e tinha uma “briga interna” na Citroën com a C3 Picasso. Nisso, há uma extensa oferta de modelos e motorizações. 

(MUITO) BEM-SERVIDA

Se há uma coisa que é digna de abrir um sorriso na Picasso, é a oferta de equipamentos. Logo nas primeiras GLX (a básica), já vinham quatro airbags, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo e direção hidráulica. E na Exclusive (top) adicionavam-se faróis de neblina, controle de som no volante, toca-CD, rodas de liga leve e bancos de couro. O ar-condicionado para a parte traseira era o principal opcional tanto para a GLX como para a Exclusive. 

CORAÇÕES

Inicialmente a Picasso veio com o motor 2.0 16v, de 118 cv, que permaneceu o mesmo até 2004, quando ela ganhou um novo coração, que tinha 138 cv e um fôlego bem mais considerável. Em 2005 veio a opção mais básica de motorização (mas não de equipamentos) com motor 1.6 16v (o mesmo que equipou os Peugeot 206 e 307, e a primeira geração do Citroën C3). Um ano depois ela ganhou a opção do mesmo propulsor, porém bicombustível. Até o ano-modelo 2011, os dois motores eram oferecidos. Mas no derradeiro ano de produção – 2012 – ela veio somente com o motor 1.6. Houve ainda a automática, a partir de 2004, com a mesma caixa do Peugeot 307.

Citroën Xsara Picasso teve várias séries especiais: Étoile, Brasil, Seleção, Navegador, Wii, Avatar e Movie

REESTILIZADA

A Picasso sofreu somente uma (leve) reestilização em 11 anos de Brasil. Se deu em 2007, quando a grade incorporou o padrão vigente da marca, e os para-choques foram levemente redesenhados.

HAJA SÉRIE!

Uma estratégia comum da Citroën para cativar o público da minivan foi o lançamento de várias séries especiais no decorrer da produção dela. Houve as séries Étoile, Brasil, Seleção, Navegador, Wii, Avatar e Movie. A diferença entre elas era basicamente alguns itens extras. 

FIQUE DE OLHO

A Picasso, ao contrário do que se pensa, não é de quebrar fácil. Mas tem alguns pontos que merecem um olho mais clínico:

- Costumam aparecer ruídos com facilidade, tanto no acabamento quanto na mecânica. Para o primeiro, verifique o encaixe das peças plásticas e o couro, que pode ranger, para o segundo caso, confira as buchas e pivôs da suspensão dianteira.
- O sistema de ar-condicionado digital também deve ser verificado, assim como a saída de ar quente pelas grades de ventilação, mesmo que esteja comutado para ar frio, quando o condicionador está desligado.
- Em algumas 2003 a alavanca de câmbio pode trepidar.
- Veja se o alarme funciona à distância, pois pode haver problema e ele funcionar só de perto.
- Cheque o funcionamento de todos os vidros elétricos antes da compra.

PREÇOS

O maior trunfo da Picasso é o preço. Hoje, por R$ 39,5 mil, dá para comprar uma Exclusive automática. Além de muito equipada, vem com o motor 2.0 16v de 138 cv e câmbio automático. Tudo por um preço igual ou inferior ao de um popular zero-quilômetro equipado.

Um comentário:

  1. Esse carro tem uma manutenção muito difícil e cara?
    E quanto ao consumo elevado adaptar o GNV seria uma boa alternativa?
    Entre a exclusive e a etoile qual e a melhor?

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