Por Pedro Ivo Faro
Se há um tipo de carro que fez sucesso no Brasil desde que chegou por aqui, são os aventureiros urbanos. Com a infalível receita de visual invocado, suspensão um pouquinho mais alta, adereços off-road e uma boa lista de equipamentos, praticamente todas as marcas aderiram a essa máxima. E com a Renault não foi diferente: o Sandero Stepway, versão aventureira do hatch da marca francesa, é um dos modelos de maior sucesso no segmento, e não à toa, reunindo as (boas) qualidades do Sandero com um visual mais invocado.
RECEITA DE SUCESSO
Com a suspensão 4 cm mais alta, rodas aro 16, pneus 195/60, apêndices plásticos nas laterais, para-lamas, e para-choques, faróis com máscara negra, lanternas fumê, ponteira de escape de inox e rack com aerofólio no teto, o visual aventureiro do Sandero cativa quem curte aventureiros urbanos. O acabamento também é diferente, com bancos com novo revestimento, detalhes internos na cor prata, instrumentos do painel com anéis brancos e nível reduzido de ruído.
BOM DO MESMO JEITO
O Stepway chegou em 2009 com o motor 1.6 16v de 112/107 cv. Esse motor é conhecido por render mais em rotações mais altas, o que não agrada a todos os donos de Stepway. Com isso, na linha 2013, passou a ser oferecido o 1.6 8v Hi-Power, de 106/98 cv. Apesar de um pouco menos potente, 85% do torque dele estava disponível em baixas rotações, o que dava bem mais vivacidade. Ambas as opções são boas no mercado. Apenas fique de olho na correia dentada e seu tensionador. Se ela se romper, é retífica na certa!
EQUIPADO
A lista de itens de série do Stepway é boa: direção hidráulica, faróis auxiliares, computador de bordo e limpador traseiro. Nos opcionais estavam ar-condicionado, trio elétrico, alarme, som com acionamento no volante, bancos de couro, ABS e duplo airbag. Nisso, vale a dica: gaste mais sola de sapato em busca de modelos que tragam os opcionais, principalmente o ar-condicionado.
REESTILIZADO
Na linha 2012 essa versão do Sandero ganhou leves retoques estéticos, que foi acompanhada da mudança dos comandos dos vidros elétricos (saíram do painel e foram para as portas), além de melhor revestimento interno e novo grafismo no painel. Nessa mesma reestilização vieram o câmbio automático sequencial de quatro velocidades e a série especial Rip Curl, que nem parecia série, de tão bem-vendida. Mas, nela, vale um adendo: ABS e airbags não vinham nem como opcionais.
FIQUE DE OLHO!
Robusto e fácil de manter, o Stepway não tem reclamações quanto a durabilidade. Mas alguns itens merecem atenção. Confira:
- A suspensão é elevada mas não imune a problemas. Ruídos podem indicar maus tratos, que abreviam a vida de buchas, batentes e bieletas. Uma revisão geral fica, em, média, por R$ 1.000.
- Os pneus 195/60 trazem boa estabilidade, mas podem sair caros: R$ 1.500 os quatro, mais alinhamento e balanceamento. Portanto, cheque o estado deles antes da compra.
- O acabamento repleto de plásticos e estofamento em tramas pode ser fonte de ruídos. Mas, por outro lado, seu estado mostra com facilidade quando a quilometragem real difere da do hodômetro.
- O marcador de combustível pode ter erros de leitura. A substituição sai por R$ 200, já se a o problema foi na tela de cristal líquido, sai em média por R$ 500.
PREÇOS
Um modelo 2012 já tem chances de vir reestilizado, além de trazer uma boa lista de equipamentos (desde que esteja com os opcionais). Ele sai, em média, por R$ 33.100, segundo a tabela Fipe.
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