Primeiro crossover da história da marca, o Jaguar F-PACE foi apresentado esta semana durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha. Com 4,73 m de comprimento, 2,87 m de entre-eixos e porta-malas de 650 litros, o F-Pace disputará mercado com outros SUVs grandes de luxo, inclusive no Brasil.
A estrutura do Jaguar F-PACE é 80% composta em alumínio - o eixo traseiro, por exemplo, é inteiramente construído com este material. Com isso a Jaguar afirma ter obtido um chassi com o melhor compromisso entre proporção, dinâmica e praticidade. Projetado com foco total em desempenho, o crossover será equipado no Brasil com 2 opções de motor 3.0 V6 Supercharged - o mesmo que equipa o F-TYPE -, com potências de 340 ou 380 cv, mais uma versão 2.0 a diesel com 180 cv, sempre com transmissão automática ZF de 8 velocidades. A marca divulgada pela Jaguar para aceleração de 0 a 100 km/h com motor de 380 cv é de 5,5 segundos.
A estrutura do Jaguar F-PACE é 80% composta em alumínio - o eixo traseiro, por exemplo, é inteiramente construído com este material. Com isso a Jaguar afirma ter obtido um chassi com o melhor compromisso entre proporção, dinâmica e praticidade. Projetado com foco total em desempenho, o crossover será equipado no Brasil com 2 opções de motor 3.0 V6 Supercharged - o mesmo que equipa o F-TYPE -, com potências de 340 ou 380 cv, mais uma versão 2.0 a diesel com 180 cv, sempre com transmissão automática ZF de 8 velocidades. A marca divulgada pela Jaguar para aceleração de 0 a 100 km/h com motor de 380 cv é de 5,5 segundos.
A suspensão é formada por um sistema double wishbone na dianteira e integral link na traseira, com molas e amortecedores dispostos separadamente. A tração é integral com torque sob demanda e sistema de vetorização de torque, além de contar com o Adaptive Dynamics (que monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo), o Configurable Dynamics (que permite o motorista selecionar na tela touch screen os modos dinâmico ou normal para mudar as respostas de transmissão, direção e acelerador) e o All Surface Progress Control (ASPC) (que controla acelerador e freio, aplicando pouco torque nas rodas em velocidades entre 3,6 e 30 km/h e permite ao motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo).
Os pneus e rodas, segundo a Jaguar, são os mais largos do segmento, chegando ao aro 22 dependendo da versão. São destaques ainda o sistema de entretenimento InControl Touch com tela de 8 polegadas, interface de alta resolução similar a de smartphones e tablets, GPS com mapas em 2D ou 3D e, opcionalmente, processador quad-core, disco rígido de 60GB, link de internet móvel, tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência. O painel de instrumentos tem tela HD de 12,3 polegadas e conta ainda com head-up display. Controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar são itens de série.
As primeiras unidades serão configuradas como uma edição especial chamada First Edition, restrita apenas ao primeiro ano do Jaguar F-PACE. Com motor V6 de 380 cv elas terão pinturas metálicas Caesium Blue, Halcyon Gold, Rhodium Silver ou Ultimate Black, rodas com aro 22, acabamento cinza, faróis de led, entradas de ar com acabamento preto e teto solar panorâmico. As demais versões terão acabamento de bancos, portas, painel e volante em couro premium Windsor e poderão ser equipadas com sistema de iluminação interna configurável com 10 cores diferentes, além do sistema InControl Touch Pro.
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