quinta-feira, 17 de setembro de 2015

MANUAL DE COMPRA - CHEVROLET VECTRA GT


Por Pedro Ivo Faro


Hoje o posto de hatch médio da GM é ocupado pelo Cruze Sport6. Mas o que muita gente já deve ter esquecido é que ele teve um antecessor, o Vectra GT. Hoje já fora de linha, ele se tornou um modelo bastante convidativo pelos preços terem ficado mais em conta e ele ainda trazer um design cativante, uma lista generosa de equipamentos e, principalmente, uma mecânica conhecida, herdada do irmão homônimo sedã e de outros GM da mesma época. 


FORA DE LINHA, NÃO VELHO

Chamar o Vectra GT de velho é exagero. Ainda que as primeiras unidades tenham chegado ao mercado em 2007 (como linha 2008), o hatch continua com um estilo cativante – o mesmo do Astra europeu da época – e ainda por cima com mais uma versão para quem quer um apelo mais esportivo - a GT-X.


E AÍ, QUAL VOCÊ QUER?

O hatch estreou com duas versões (que se mantiveram disponíveis até o fim da linha): a "básica" GT e a topo-de-linha GT-X.  O motor, porém, é o mesmo. Nos primeiros modelos até março de 2009 ele usava o 2.0 flex de 121/128 cv, o mesmo de Astra e Zafira. A partir daquele ano a motorização ficou mais potente, com 133/140 cv, e o carro foi levemente reestilizado, recebendo grade dividida por um friso com o logo Chevrolet sem o aro em volta, para-choques e faróis redesenhados e com máscara negra, e novas rodas. 

MUITO RECHEIO

Independente da versão escolhida para a compra, saiba que o GT tem muitos itens. O modelo de entrada já traz airbag duplo, ar digital, alarme, trio elétrico, lâmpadas que imitam xenônio (Blue Vision) e GPS portátil.A versão GT-X acrescentava CD player com MP3 e controle no volante, rodas de aro 17, antena tubarão, computador de bordo, piloto automático, retrovisores escamoteáveis eletricamente e, opcionalmente, ABS e sensor de chuva. Câmbio automático de quatro marchas era opcional nas duas versões.


FIQUE DE OLHO!

Tendo herdado o conjunto mecânico do Vectra C, não é de impressionar que o Vectra GT mereça os mesmos cuidados que o sedã.
- Se a caixa de direção estiver fazendo ruído os culpados podem ser os pinos. Se for o caso, se prepare para trocar o conjunto todo por mais de R$ 2.000,00.
- A chave pode travar no tambor da ignição. Se isso acontecer, o melhor a fazer é trocar o tambor, pela média de R$ 300,00 ou mais.
- Cheque a embreagem: ela pode estar trepidando ou com disco e platô gastos. Isso é comum até em carros menos rodados, recomendando-se a substituição. Nesse caso, teste antes da compra.
- Os vidros elétricos podem "endoidar" e as janelas abrirem sozinhas. Nesse caso, uma troca dos atuadores resolve o problema.
- Os faróis de neblina podem acender involuntariamente, graças ao módulo Multi Timer dos faróis, descarregando a bateria. A solução é substituí-lo na concessionária, também por aproximadamente R$ 300,00.
- Quando for comprar, verifique se o GPS que vinha de série com o carro está junto – não é raro que o ex-dono se esqueça de inclui-lo na hora da venda.

PREÇOS

Uma das vantagens de ter saído de linha é que o preço do Vectra GT já baixou consideravelmente. Com R$ 32.000,00 você consegue levar para casa um GT-X manual, recheado de equipamentos e com muito mais motor que um hatch compacto.

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