É no mínimo curiosa a manutenção do nome 308 para o novo hatch da Peugeot na Europa e em outros países - era de se esperar 309. Aqui no Brasil a coisa faz mais sentido, ao menos por enquanto. A marca acaba de lançar no mercado o "novo" 308 ou, melhor definindo, a versão reestilizada do modelo que já conhecemos.
A frente mudou totalmente. Há novos faróis, grade, capô, para-choque, entrada de ar, faróis de neblina e de leds diurnos. Perdeu parte do apelo agressivo, mas ganhou a identidade atual da marca. Na traseira nada mudou a não ser a introdução de leds nas lanternas, e há rodas de liga leve com novo desenho em todas as versões. O interior apresenta um novo painel de instrumentos, central multimídia com Mirror Link e compatibilidade com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto, volante revestido em couro de série e novos revestimentos para os bancos. O bom acabamento geral continua sendo destaque e o porta-malas leva 430 litros, excelente para um hatch.
Mecanicamente a Peugeot introduziu nova calibragem de suspensão que privilegia a rodagem em baixa velocidade e melhor filtragem de irregularidades. A oferta de motores não se alterou. A versão de entrada (Allure 1.6 Flex manual) é equipada com o motor 1.6 16v FlexStart de até 122 cv e 16,4 kgfm de torque com etanol, que ganhou atualização eletrônica para garantir mais economia e torque, e câmbio manual de 5 marchas. A versão intermediária (Allure 2.0 Flex automática) traz motor 2.0 16v Flex que rende até 151 cv e 22 kgfm de torque, mais transmissão automática de 6 velocidades. A versão de topo (Griffe 1.6 THP Flex automática) é a que oferece melhor desempenho geral. O propulsor, que tem injeção direta e turbo, passa a render 173 cv e 24,5 kgfm de torque entre 1.400 e 4.000 rpm utilizando etanol e a transmissão é automática com 6 marchas.
Desde a versão de entrada o novo Peugeot 308 é bem equipado. A lista de equipamentos da Allure 1.6 inclui 6 airbags, Isofix, alarme, freios a disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e auxílio à frenagem de emergência, teto panorâmico, direção elétrica com coluna regulável em altura e profundidade, ar condicionado de duas zonas, sensor de chuva e luminosidade, revestimento parcial em couro, vidros elétricos com one-touch e fechamento automático pela chave, retrovisores com ajuste elétrico, computador de bordo, central multimídia com tela touch-screen de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga com aro 17. O preço sugerido é de R$ 69.990,00.
A Allure 2.0 acrescenta à lista, além da transmissão automática, controle de estabilidade. Custa R$ 75.990,00. A Griffe 1.6 THP, um pouco mais recheada, traz ainda sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, bancos em couro perfurado e rodas de liga com aro 17 e acabamento diamantado, além, é óbvio, do excelente motor. O preço sugerido para os concessionários é de R$ 82.990,00. As cores disponíveis são Vermelho Rubi (básica), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).
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