Por Marcelo Silva, via CarPoint News
Fotos: Marcus Lauria
Pense em um crossover com visual moderno e descolado, interior luxuoso, motor forte e design que atrai olhares. Lembre-se que ele precisa ser caro, afinal precisa ser desejado por muitos e ostentado por poucos. Pensou? Pois bem, há uma grande chance de você ter pensado no Land Rover Range Rover Evoque - eu também pensaria nesse carro de nome comprido. Mas, na verdade, estamos falando de outro carro por aqui, o Lexus NX200t.
A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, ou seja, são modelos de plataforma Toyota que ganharam na loteria e passam a ser ornamentados com tudo o que há de mais moderno e atraente na indústria automotiva. No fundo, o NX200t é um Toyota RAV4 e até lembra um pouco o primo "pobre" quando olhado de certos ângulos, mas isso não desabona o estilo arrebatador deste crossover metido a SUV.
Uma olhada ao redor do carro é mandatória antes de assumir a direção. Os vincos da carroceria saltam agressivamente aos olhos, capturando a atenção em cada ponto da bela roupagem do crossover. Seus faróis dianteiros são em full LED e há também DRLs no formato de um L estilizado, que contribuem para deixar o carro parecido com um conceito. Na versão Luxury, as rodas aro 17 não combinam com as linhas esportivas, resultado que é melhor atingido na versão F-Sport que traz rodas aro 18 e pneus de perfil mais baixo.
Bem equipado, o carro traz uma grande quantidade de mimos, como central multimídia ativada por um touchpad que inclui até TV digital, ar condicionado de duas zonas, teto solar e porta-malas com abertura e fechamento automáticos. Seu acabamento é primoroso, com insertos de couro no topo do painel e nas portas, encaixes excelentes e requinte por toda a parte, sem deixar de lado a modernidade das linhas.
Bem equipado, o carro traz uma grande quantidade de mimos, como central multimídia ativada por um touchpad que inclui até TV digital, ar condicionado de duas zonas, teto solar e porta-malas com abertura e fechamento automáticos. Seu acabamento é primoroso, com insertos de couro no topo do painel e nas portas, encaixes excelentes e requinte por toda a parte, sem deixar de lado a modernidade das linhas.
O carro conta com bom espaço e conforto na dianteira, espaço razoável na traseira para passageiros mais altos e porta-malas de 580 litros que parece raso ao primeiro contato, mas abriga bem as bagagens de uma família. A posição de dirigir é encontrada sem dificuldade, graças às amplas regulagens elétricas do banco e da coluna de direção. Por sinal, quando desligamos o carro, a coluna de direção se recolhe para permitir uma saída mais fácil do carro, e o contrário acontece quando o botão de partida é acionado. Os retrovisores fornecem uma ampla visualização do exterior e o carro de 4,63 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,66 m de entre eixos parece menor quando é dirigido.
Em uso urbano o carro surpreende principalmente pela suavidade de funcionamento e pelo isolamento acústico primoroso. A suspensão macia filtra bem todas as irregularidades do piso maltratado de nossas ruas e o conjunto motor/câmbio permite que o crossover de 1.850 kg acompanhe o trânsito sem esforço. Há 3 modos de condução do carro, ECO, NORMAL e SPORT, e os dois primeiros são mais do que suficientes para a cidade. Com o modo ECO acionado, o carro deixa as respostas do acelerador mais lentas e altera parâmetros diversos do carro para buscar economia. O resultado disso é um consumo urbano de 8,5 km/l de gasolina, o que é razoável para o conjunto do carro.
Em uso urbano o carro surpreende principalmente pela suavidade de funcionamento e pelo isolamento acústico primoroso. A suspensão macia filtra bem todas as irregularidades do piso maltratado de nossas ruas e o conjunto motor/câmbio permite que o crossover de 1.850 kg acompanhe o trânsito sem esforço. Há 3 modos de condução do carro, ECO, NORMAL e SPORT, e os dois primeiros são mais do que suficientes para a cidade. Com o modo ECO acionado, o carro deixa as respostas do acelerador mais lentas e altera parâmetros diversos do carro para buscar economia. O resultado disso é um consumo urbano de 8,5 km/l de gasolina, o que é razoável para o conjunto do carro.
Já na estrada o motor 2.0 turbo com injeção direta tem o palco perfeito para mostrar todo o seu brilho. São 238 cv de potência @ 5.600 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.650 e 4.000 rpm despejados nas quatro rodas por um sistema de tração sob demanda, que pode colocar até 50% da força em cada eixo ao mesmo tempo. Tal força é orquestrada por uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais por paddle shifters (borboletas).
Basta pisar fundo e o NX200t acelera forte, colando as costas do condutor no banco e entregando números obscenos de velocidade com bastante facilidade. Como não é um esportivo nato, o crossover se vale de tanta força para garantir segurança nas ultrapassagens e um desempenho bom o suficiente para viajar com toda a família no carro. Focado no conforto, o NX200t na versão luxury possui pneus Yokohama 225/65 R17 com baixa resistência ao rolamento e estes não hesitam em cantar alto nas curvas feitas no limite. O carro não é instável, pelo contrário; afinal há suspensões independentes nos quatro cantos e tração integral, mas não é muito difícil provocar o assustado controle de estabilidade, que pisca a todo o momento em uma subida de serra.
Basta pisar fundo e o NX200t acelera forte, colando as costas do condutor no banco e entregando números obscenos de velocidade com bastante facilidade. Como não é um esportivo nato, o crossover se vale de tanta força para garantir segurança nas ultrapassagens e um desempenho bom o suficiente para viajar com toda a família no carro. Focado no conforto, o NX200t na versão luxury possui pneus Yokohama 225/65 R17 com baixa resistência ao rolamento e estes não hesitam em cantar alto nas curvas feitas no limite. O carro não é instável, pelo contrário; afinal há suspensões independentes nos quatro cantos e tração integral, mas não é muito difícil provocar o assustado controle de estabilidade, que pisca a todo o momento em uma subida de serra.
Em curvas de raio longo o carro transmite muita segurança, assim como nas frenagens feitas no limite, onde os freios à disco ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira garantem uma capacidade de frenagem exemplar para um carro pesado. Suave e confortável, a suspensão faz o carro fluir tranquilo na estrada, mas cobram seu preço com uma rolagem controlada nas curvas e, nas frenagens, nada alarmante. A suavidade da rodagem do carro é confirmada pela boa aerodinâmica e pelo isolamento acústico do carro. Por sinal, a aerodinâmica garante um consumo razoável de 12 km/l sem esforço.
Custando um total de R$ 216.300,00, o crossover japonês tem bons predicados para garantir uma vaga na sua garagem. Comparado ao Evoque de preço similar, o NX200t é mais econômico e suave, mas o Evoque devolve uma esportividade maior, com desempenho parecido. Na prática, a melhor forma de decidir entre os dois é dando uma voltinha com cada um deles antes de fechar o negócio. Com certeza esta será uma deliciosa sensação de dúvida.
Custando um total de R$ 216.300,00, o crossover japonês tem bons predicados para garantir uma vaga na sua garagem. Comparado ao Evoque de preço similar, o NX200t é mais econômico e suave, mas o Evoque devolve uma esportividade maior, com desempenho parecido. Na prática, a melhor forma de decidir entre os dois é dando uma voltinha com cada um deles antes de fechar o negócio. Com certeza esta será uma deliciosa sensação de dúvida.
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