Por Marcelo Silva
Fotos: Marcus Lauria
A geração anterior do Hyundai Santa Fé agradava bastante, tanto no visual, quanto no seu propulsor 2.7 V6 que garantia um interessante desempenho ao SUV. Seu posicionamento era acima do Tucson e logo abaixo do Vera Cruz, mas seu preço elevado para os padrões brasileiros tornava o carro uma figura pouco vista nas ruas, especialmente pelo fato de que a Hyundai da época (a antiga geração foi lançada em 2007) não tinha o mesmo prestígio da Hyundai de hoje.
Demorou até que o Santa Fé ganhasse uma nova geração, e somente em 2013 o carro passou a ostentar o visual que ainda mantém. Suas linhas são modernas e a frente do modelo traz o padrão visual que foi recentemente copiado pelo facelift do Hyundai ix35. Atualmente, o carro pode ser encontrado em versões de 5 ou 7 lugares, e quem precisar de mais espaço pode optar pelo Grand Santa Fé, que substitui o Vera Cruz e entrega algum espaço para a bagagem além dos sete lugares.
Generoso nas dimensões, com 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,70 m entre os eixos, o carro parece menor do que isso para estacionar, graças ao bom diâmetro de giro e aos retrovisores com visão bem ampla. O motorista se senta em uma posição bem elevada e regulável por comandos elétricos, sua direção elétrica é suave (com regulagem de peso) e há sensores de estacionamento por todos os cantos, com câmera de ré na traseira.
Há espaço de sobra para 5 passageiros nas duas fileiras da frente e espaço para duas crianças nas duas fileiras de trás, cujos bancos podem ser rebatidos e se ocultar no bagageiro. São 585 litros de capacidade no porta-malas que se reduzem para 178 litros caso seja necessário levar 7 passageiros. Os bancos do carro testado traziam uma agradável tonalidade marrom (terracota) e um couro de boa qualidade, bem confortável. O mesmo nível de qualidade é encontrado no acabamento do carro, que condiz com o preço cobrado por ele.
Rodar com o carro na cidade é sinônimo de tranquilidade, graças ao ótimo isolamento acústico e às boas suspensões, que filtram as irregularidades do asfalto sem chacoalhar os passageiros no interior do carro. O câmbio automático de seis marchas opera de forma suave e troca as marchas sem hesitar, e o motor está sempre pronto para responder ao pedido do motorista. Há ainda uma função Active ECO que atua deixando as respostas do acelerador mais suaves e faz o ar-condicionado usar menos o compressor, mas ainda assim o consumo de gasolina foi de 5 km/l com trânsito intenso.
Já na estrada o carro desfruta dos 270 cv @ 6.400 rpm gerados pelo motor 3.3 V6 que manda o downsizing às favas. E mesmo com o torque máximo de 32,4 kgfm chegando em 5.300 rpm, não há morosidade para o motor encher e os 1.800 kg do carro são empurrados sem dificuldade. Acelerações e retomadas são suficientemente rápidas para um carro familiar e a boa suspensão auxiliada pela tração integral e pelos pneus 235/60 R18 garantem ao SUV uma dinâmica segura. Na estrada, mantendo-se a disciplina com o pé direito, o carro faz 10 km/l de gasolina.
Mas apesar da tração integral e do fato de ser um SUV, o Hyundai Santa Fé não conta com tração reduzida. Seu sistema AWD atua fundamentalmente nas rodas dianteiras e pode enviar até 50% da força para as rodas traseiras de forma automática. Caso desejado, pode-se selecionar a opção “lock” no painel para manter a tração o tempo todo nas quatro rodas, mas apenas abaixo de 50 km/h. E, para aquelas descidas enlameadas que podem ser um pouco assustadoras, há um controle dos freios em descida, ativável por um botão no painel.
No geral, o Hyundai Santa Fé entrega aquilo ao que se propõe, ou seja, ser um carro confortável e espaçoso, além de conferir algum status ao seu dono. Sua concorrência (leia-se Chevrolet TrailBlazer e Hilux SW4) traz uma aptidão maior no fora-de-estrada, mas não igualam o conforto e solidez de rodagem disponíveis no Santa Fé, que prefere manter seus pneus rodando no estacionamento de um shopping do que em um lamaçal. Com preços a partir de R$ 170.000, o SUV é uma boa opção dentro do seu segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário