Por Maximiliano Moraes, de Valinhos (SP)
Colaborou: Rodrigo Rego
Fotos: Rodrigo Rego
Frente da nova Saveiro Cross ganhou ares de Amarok |
Ao colocar no mercado a nova Saveiro, a VW fez questão de afirmar que as diferenças de design em relação ao hatch e ao sedã não eram somente detalhes estilísticos avulsos, mas uma forma de separar a picape da família Gol e dar a ela identidade visual própria. Funcionou, ao menos em parte: ainda que a linguagem VW de design tenha sido plenamente mantida, a Saveiro ficou mais "bruta", mais parruda, como convém a uma picape. Mas a contrapartida é que ela mantém muito mais de Gol do que se pode pensar.
Traseira recebeu lanternas com efeito tridimensional e a tampa tem amortecedor para evitar a queda durante a abertura |
Convivemos alguns dias com a versão topo-de-linha da gama, a Cross. E mesmo nesta, cujo visual aventureiro sugere dirigibilidade menos refinada, o feeling de carro foi mantido. Em tempos de picapes que querem ser múltiplas e atender a vários tipos de consumidores, especialmente os que jamais as colocarão para trabalhar, isso é excelente de se constatar.
Enquanto roda a Saveiro Cross não tem nada de truculenta ou dura, pelo contrário: é refinada e guarda excelente relação entre maciez e estabilidade, entre filtragem de obstáculos e, por que não, esportividade. A posição de dirigir é boa e facilmente encontrada graças aos ajustes de altura do banco do motorista e de altura e distância da coluna de direção, e curvas, por exemplo, são feitas de forma neutra e sem qualquer pulo ou tendência da traseira a sair da linha. Bendito controle de estabilidade.
Interior está mais refinado e bem acabado |
Este refinamento também salta aos olhos na cabine. Layout e acabamento geral melhoraram bastante a partir da atualização da picape - e de toda a linha, porque nisso a Saveiro não se diferencia. Há plásticos sim, mas as texturas e os encaixes sugerem um veículo de segmento superior. A visualização dos instrumentos também está melhor, graças aos ares de Golf que ganharam. O volante, inclusive, é o mesmo utilizado no hatch médio e a central multimídia Discover Media apresenta, além de layout agradável e enorme facilidade de operação, conectividade como nunca antes apresentada por um modelo "não-premium" da VW.
Novo painel se destaca na cabine e a Central Discover Media é a mais completa do segmento |
Rodrigo Rego - A central Discover Media da Saveiro Cross é bem completa. Apesar de não ter câmera de ré, os sensores de estacionamento mostram na tela a aproximação de objetos tanto na traseira quanto na dianteira, com sons diferentes. O sistema de navegação também é bem completo, inclusive com atualização do trânsito. O sistema vem com entradas auxiliar, USB e Bluetooth, e ainda permite transmitir para o áudio do carro as ligações e músicas que partem de celulares Android e Apple. Vários botões no volante ajudam a fazer mudanças sem tirar os olhos das ruas e as informações da navegação e da música podem ser selecionados para aparecer na tela de TFT entre os instrumentos principais. A parte mais interessante é poder ativar comandos por voz, bastando apertar um botão no volante ou na própria central para ativar mudanças de faixas de música ou rádio, e ainda colocar um novo destino sem encostar na tela.
Motor 1.6 16v MSI de 120 cv é suave e econômico |
O desempenho da nova Saveiro Cross é bem aceitável tanto para seu porte quanto para o segmento no qual concorre. O motor 1.6 16v MSI de 120 cv e 16,8 kgfm de torque (etanol) tem funcionamento linear e bem macio, e ainda que seja o menos potente dentre as concorrentes - a Strada Adventure Cabine Dupla conta com um bloco 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm, e a Duster Oroch Dynamique é empurrada por um 2.0 16v de 148 cv e 20,9 kgfm -, não se pode reclamar de falta de força. O excelente câmbio manual de 5 marchas tem seu mérito nisso, com engates fáceis e rápidos. O silêncio a bordo é admirável; mesmo com pneus 205/60 de uso misto não há ruído de rolagem, aerodinâmico ou de funcionamento do motor em excesso na cabine.
Espaço no banco traseiro é ruim para 3 pessoas, apesar dos cintos de segurança e apoios de cabeça para todos |
Mas se há algo para se queixar é do espaço interno. Sim, tem cabine dupla e sim, 5 lugares declarados. Mas não adianta tapar o sol com a peneira: acomodam-se bem somente 4 pessoas, a não ser que atrás sejam 3 ocupantes bem magros, crianças ou pessoas muito chegadas. Na frente o espaço é suficiente, ainda que haja certa limitação no recuo dos bancos - compreensível, ou o banco traseiro seria inutilizado. Vantagem é que todos os ocupantes, magros ou não, contam com cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça.
Caçamba leva 580 litros, mas bagagens rolam de um lado para outro |
A caçamba comporta bons 580 litros nesta versão (ou 734 na versão com cabine estendida). A tampa agora conta com mecanismo que impede sua queda ao destravar, além de abertura pelo logotipo da VW. A capota marítima é bem-vinda para impedir que a bagagem se molhe ou se suje, mas, como em toda picape, é interessante ter uma caixa que se encaixe na caçamba e permita que malas, mochilas e outros volumes menores se acomodem melhor. Caso contrário os volumes são jogados de um lado a outro nas curvas.
Nova Saveiro Cross é econômica, apesar do perfil pouco aerodinâmico |
O motor MSI também permite boas médias de consumo para a Saveiro Cross. Em percurso misto, rodando pela região metropolitana de Campinas (SP) e pegando alguns trechos das rodovias D. Pedro e Anhanguera, o computador de bordo chegou a marcar média superior a 14 km/l e fechou a avaliação com 12,3 km/l. Nada mal para uma picape com 1.120 kg e aerodinâmica prejudicada naturalmente pelo formato da carroceria.
Completa, a Saveiro Cross tem preço sugerido de R$ 73.870,00 |
Com preço-base de R$ 69.250,00, a versão que avaliamos veio completa, com retrovisor interno eletrocrômico, controlador de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, central Discover Media e pneus all-terrain 205/60 R15. A Volkswagen informa o preço de R$ 73.870,00 pela versão completa. Compensa? Para quem gosta de tecnologia e eletrônica embarcada, sim. É exclusividade da Saveiro Cross o controle de estabilidade e o assistente de partida em rampas, além de trazer ela a central multimídia mais completa do segmento. Além do mais quem a levar para casa vai ter uma picape atualizada, bonita, bem acabada e capaz de ir da cidade ao campo com a mesma boa desenvoltura.
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