sexta-feira, 10 de junho de 2016

NISSAN LANÇA VERSA E MARCH COM CÂMBIO CVT


Maximiliano Moraes, de Itatiba (SP)
Fotos: Maximiliano Moraes / Divulgação
Viagem a convite da Nissan



A Nissan apresentou ontem à imprensa brasileira, na cidade de Itatiba (SP), a nova transmissão XTronic CVT para os modelos Versa e March. Reprogramada para as dimensões e potência dos modelos, bem como otimizada para funcionar com menos atrito e mais eficiência, esta geração da transmissão CVT se tornou, nas palavras da marca, mais "inteligente" que as demais versões de câmbios com trocas automáticas ou automatizadas disponíveis em outros modelos desses segmentos.



Um dos recursos do novo câmbio XTronic CVT é a função Overdrive, acionada por um botão na lateral da alavanca do câmbio. O Overdrive muda o regime de rotação do motor para uma faixa mais alta de giro, proporcionando melhores respostas nas acelerações e ainda permitindo o uso do freio motor. Além do novo câmbio, Versa e March ganharam também melhorias no revestimento acústico. O "pacote acústico" inclui novas mantas antirruídos inseridas no console central, no painel de instrumentos e nos para-lamas, bem como para-brisas acústico e revestimentos mais densos na parede corta-fogo.


A Nissan frisou ainda a obtenção da nota "A" no programa de etiquetagem do Inmetro para os dois modelos, bem como do selo do Conpet para veículos leves que atingem grau máximo de eficiência energética. O consumo declarado para o March CVT é de 7,8 km/l na cidade ou 9,8 km/l na estrada com etanol, e de 12 km/l na cidade ou 15 km/l na estrada com gasolina. Já o Versa CVT obteve médias de 7,8 km/l na cidade ou 10 km/l na estrada com etanol, e ainda 12 km/l na cidade ou 14 km/l na estrada abastecido com gasolina.


O line-up foi reajustado. Deixam de existir os pacotes "Pack Plus" e "Pack Multi", incorporados às versões de entrada, e estas passam a se chamar 1.0 Conforto. Os demais pacotes de série e opcionais não foram alterados. As versões 1.0 do hatch e do sedã continuam vindo unicamente com câmbio manual de 5 marchas, sendo a nova transmissão CVT opcional para as versões 1.6 16v SV e SL. O Versa Unique, por sua vez, trará somente câmbio CVT. O sedã, aliás, passa a trazer vidros elétricos dianteiros e traseiros de série em todas as versões, enquanto o sistema Isofix para prender cadeirinhas no banco traseiro aparece a partir da versão SV.

Estas são as versões e preços sugeridos para as linhas March e Versa:


Nissan March

1.0 Conforto - R$ 38.790,00
1.0 S - R$ 41.690,00
1.0 SV - R$ 44.690,00

1.6 S - R$ 46.190,00
1.6 SV - R$ 49.290,00
1.6 SV CVT - R$ 54.090,00
1.6 SL - R$ 53.590,00
1.6 SL CVT - R$ 58.390,00


Nissan Versa

1.0 Conforto - R$ 44.690,00
1.0 S - R$ 47.990,00

1.6 S - R$ 50.690,00
1.6 SV - R$ 53.190,00
1.6 SV CVT - R$ 57.990,00
1.6 SL - R$ 59.890,00
1.6 SL CVT - R$ 64.690,00
1.6 Unique CVT - R$ 66.290,00

PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Pela menor disponibilidade do March CVT para o test-drive, optamos pelo Versa 1.6 Unique CVT. O trajeto, repleto de curvas e subidas, se encarregaria de colocar o sedã à prova e, especialmente, a nova transmissão. Nos primeiros instantes, porém, poucos quilômetros no hodômetro, o Versa pareceu um pouco "amarrado". Acostumados aos sedãs maiores da marca (Sentra e Altima), sentimos falta de torque. Mas um pouco adiante, já habituados à tocada do carro, percebemos que a adequação da transmissão XTronic CVT ao motor do Versa foi muito feliz.


Durante a apresentação técnica a Nissan pontuou várias vezes a questão da linearidade da transmissão CVT e a vantagem desse comportamento frente a outros tipos de transmissão com trocas automáticas de marchas. De fato, o Versa ganha velocidade de forma gradual e compatível com o segmento. Foi interessante, porém, notar um comportamento semelhante ao de trocas virtuais de marchas em algumas situações, quando a redução de rotação a partir da velocidade máxima permitida da via foi repentina e não gradual. Sem trancos, de todas as formas.


Quando avaliamos o Versa Unique pela última vez (leia aqui a 1ª parte e aqui a 2ª) destacamos - negativamente - o nível de ruído interno, mais alto que o da concorrência. Neste, tudo mudou. O trabalho da Nissan no Versa CVT e, consequentemente, para toda a linha, surtiu resultado superior ao que esperávamos. O sedã se tornou silencioso como nunca antes na maior parte das situações, com o nível de ruído do motor invadindo a cabine, e ainda assim de forma bem menos exagerada que antes, apenas quando se pisa fundo no acelerador.


A cabine continua espaçosa, especialmente para quem vai atrás. O espaço para as pernas, vale sempre dizer, é gigante para um sedã deste porte. Os bancos são bons, bem confortáveis, e a ergonomia também, mas o acabamento continua deixando a desejar. Há plástico demais, com incidência de reflexos, algumas rebarbas e montagem aquém do que se espera para um sedã de - agora - R$ 66 mil. Pelo menos o nível de equipamentos é bom: direção elétrica, ar digital e uma central multimídia bastante completa são diferenciais no segmento. Mas falta piloto automático, essencial para o consumidor de carros com câmbio automático ou automatizado.


Antes a dupla Versa e March ficava sempre um degrau abaixo da concorrência quanto ao preço, o que os dava excelente relação entre custo e benefício. Agora, os valores sugeridos pela marca os aproximam bem mais da concorrência. A Nissan, obviamente, confia em sua dupla e acredita que o câmbio CVT, além de entregar mais conforto, agrega valor suficiente para elevar o hatch e o sedã a outro nível.

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