terça-feira, 6 de setembro de 2016

RENAULT REMODELA PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE TALENTOS EM UNIVERSIDADES E MATERIALIZA O FUTURO DO DESENVOLVIMENTO DE AUTOMÓVEIS


PRÓXIMOS DESTINOS, Alberto Martins


Apresentado no início de agosto, a quarta edição do Desafio Renault Experience rompe com o modelo anterior ao fazer a chamada para uma plataforma de encubação de novos negócios, demonstrando uma a atenção das automobilísticas à nova dinâmica de desenvolvimento de tecnologia.

O relacionamento entre empresa e universidade não é novidade, em ferramentas que sempre tiveram a intenção de buscar no espaço acadêmico o que há de vanguarda, oferecendo como contrapartida o contato com o mercado e/ou as ferramentas métodos e materiais da realidade corporativa. 


Atender ou propor a demanda?

Concursos para estudantes são um caminho clássico de captação de talentos, onde a empresa apresenta uma situação-problema a ser avaliada e escolhe os melhores para fazer parte da sua equipe. A contrapartida pode ser oferecida também em formato de curso, divulgação e premiação em dinheiro ou material de trabalho.

A circulação de conhecimento proporcionada pelas ferramentas digitais e a agilidade da formação de novos conceitos expôs aos poucos as limitações deste modelo. Dos primórdios do Design, quando candidatos enviavam desenhos feitos à mão via correios, ao pioneiro VW Talento Design (que justiça seja feita, já passou por boas atualizações ao ampliar a possibilidade de trabalhar carroceria ou cores e texturas) a proposta de que “ganha quem atende à demanda” se mantinha.

Algumas fronteiras foram rompidas, como no experimental Fiat One Step Ahead, que em 2004 (quando não existia metodologia para este tipo de desenvolvimento, e do qual tive o prazer de participar) alucinou alguns estudantes de design pré-selecionados ao estimular a explosão de conceitos desenvolvidos em grupos, para um futuro distante, em busca da solução e da compreensão de problemas até então distantes ou pouco importantes, como energia e mobilidade urbana. Movimento que foi posteriormente praticado no Fiat Mio (em plataforma aberta via web e não restrita a universitários) e levado ao mercado no desenvolvimento do Uno lançado em 2010, citando aqui uma sequencia da italiana instalada no Brasil.

Dois passos à frente

A proposta da Renault é inovadora, mas tem a segurança de ferramentas que ajudam ao desenvolvimento destas ações. Diferente de 2004, hoje há métodos de projeto que permitem traduzir as intenções reais sem lesar o processo criativo, bebendo as fontes da auto-gestão que já estão expressas inclusive na ISO 9001:2015, e protegendo dados sigilosos com ferramentas de compliance. Há também ferramentas para aprofundar o relacionamento e dinamizar a contrapartida.

Numa estrutura metodológica que pede multidisciplinaridade, e fala em mobilidade urbana com sustentabilidade, a francesa estabelece uma conversa direta com a Geração Z - Centennials (conceito que tenta definir os nascidos a partir do meio dos anos 1990) ao trocar a contrapartida. Deixa claro que não contratará ninguém, mas garante que os encubará a formação de negócios autônomos. Ultrapassa assim o tradicional “Pedido de solução”, ajudando na transformação da idéia em um negócio orientado para o mercado e encubando este negócio até tornar-se sólido.

Relação líquida

Este relacionamento, que de forma um negócio sólido em uma conexão não tão rígida, não é uma demanda apenas da Geração Z. A modelagem de produtos e serviços encontra variáveis cada vez mais complexas e velozes, que torna as antigas métricas fechadas de desenvolvimento fornecedores de já ultrapassados. O Design Thinking já mostrou que isso é mais rentável em uma desordem que não cabe em instituições severas como a indústria automobilística. 

Além disso, trabalhar com diferentes núcleos externos de desenvolvimento permite ampliar a visão de mercado e direcionar melhor o produto a cada setor, com custos amortizados e mais eficiência. O que permite dizer que o Desenvolvimento Tecnológico tende a sair de dentro das empresas, inclusive na indústria automobilística.

Pra quem ainda está na faculdade e tiver se interessado, as regras para inscrições estão disponíveis no sitehttp://renaultexperience.com.br/ .



PRÓXIMOS DESTINOS é uma coluna quinzenal. Propõe um olhar à frente, junto à nova economia, à hiperconectividade e aos novos arranjos sociais.

Alberto Martins é técnico em Mecânica, Designer de Produtos, MBA em Gestão de Projetos, entusiasta de história, sociedade e antigomobilismo, e apaixonado por novas tecnologias e novas possibilidades do dia a dia.



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