Pronto, agora não é mais preciso recorrer às projeções de computador e fotos da versão europeia: o Novo Fiat Punto brasileiro está sendo lançado oficialmente hoje. O RACIONAUTO, mais uma vez, não foi convidado para o evento de lançamento porque, segundo a assessoria de imprensa da marca, "A Fiat não empresta carros para blogs". É uma pena. Mas publicamos agora o lançamento e vamos avaliar as versões mesmo assim, como e quando nos for possível.
O Novo Fiat Punto chega num momento de renovação do segmento de hatches premium, iniciado em outubro do ano passado com o lançamento do Ford New Fiesta Hatch e seguido pela chegada do Chevrolet Sonic. Além desses, muito em breve o Novo Punto terá que enfrentar o novo Citroën C3; só o VW Polo permanece estacionado no tempo. Mesmo assim, é uma concorrência de peso para o novo Fiat.
Novo Fiat Punto Attractive 1.4 Fire Evo Flex |
Novo Fiat Punto Attractive 1.4 Fire Evo Flex |
As versões foram mantidas: Attractive 1.4 Fire Evo Flex, Essence 1.6 16v E.torQ Flex, Sporting 1.8 16v E.torQ Flex e T-Jet 1.4 16v Turbo. A Attractive traz de série air bag duplo, ABS, ESS (sinalização de freio de emergência), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, direção hidráulica com coluna regulável em altura, lanternas traseiras de leds, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, porta-óculos, desembaçador e limpador traseiro. Os opcionais são ar condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, alarme antifurto, roda de liga leve com aro de 15 polegadas, chave canivete com telecomando, rádio com CD/MP3 player e USB, e aquecimento.
Novo Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torQ |
Novo Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torQ |
A versão Essence traz todos os equipamentos de série da Attractive e mais ar condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, faróis de neblina e computador de bordo 'B'. Seus opcionais são teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central entre os bancos dianteiros, alarme, parafuso de segurança, rádio com CD/MP3 player e entrada USB, spoiler e roda de liga leve com aro de 16 polegadas. A Essence Dualogic acrescenta o câmbio Dualogic e o piloto automático, e, como opcionais, os comandos do tipo borboleta.
Novo Fiat Punto Sporting 1.8 16v E.torQ |
Novo Fiat Punto Sporting 1.8 16v E.torQ |
O Novo Punto Sporting, além de tudo o que a Essence tem, traz de série também rádio com CD/MP3 player e entrada USB, rodas de liga leve com aro de 16 polegadas, volante revestido em couro com 6 teclas de comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira, minissaia lateral, frisos laterais na cor do veículo, pedais esportivos, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Câmbio Dualogic e piloto automático são os diferenciais da Sporting Dualogic. Os opcionais são vidros traseiros elétricos, ar condicionado automático, alarme, banco traseiro bipartido, teto solar, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, airbags laterais e de cortina, bancos revestidos em couro e, somente para o Dualogic, comando do câmbio no volante tipo borboleta.
Novo Fiat Punto T-Jet 1.4 16v Turbo |
Novo Fiat Punto T-Jet 1.4 16v Turbo |
O Punto T-Jet vem com todo o conteúdo de série da Sporting, além de vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, rodas de liga leve com aro de 17 polegadas e estepe totalmente funcional, piloto automático, rádio com CD/MP3 player e som Hi-fi com subwoofer, volante em couro com 8 teclas de comando de rádio, sensor de estacionamento e volante com base achatada. Como opcionais o T-Jet traz ar condicionado automático, alarme, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, airbags laterais e de cortina, e Blue&me NAV.
Novo Fiat Punto Attractive |
Novo Fiat Punto Sporting Dualogic |
Novo Fiat Punto T-Jet |
Quanto às motorizações, a 1.4 foi a que mais recebeu alterações. O Fire Evo 1.4 Flex que equipa a versão Attractive incorporou um novo comando de válvulas com fase continuamente variável, ou CVCP. Ele permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim. Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas. O Fire Evo 1.4 Flex gera 85/88 cv de potência a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina e etanol.
Novo Fiat Punto Attractive 1.4 Fire Evo Flex |
Novo Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torQ Flex |
Novo Fiat Punto Sporting 1.8 16v E.torQ Flex |
Novo Fiat Punto T-Jet 1.4 16v Turbo |
Os demais motores mantiveram seus números de potência e torque: o 1.6 16v E.torQ produz 115/117 cv e torque máximo de 16,2/16,8 kgfm a 4.500 rpm rodando com gasolina e etanol, respectivamente. Já a 1.8 16v E.torQ desenvolve potência máxima de 130/132 cv de potência máxima e 18,4/18,9 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm com gasolina/etanol. Finalmente, o propulsor 1.4 16V Turbo atinge 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque entre 2.250 e 4.500 rpm.
Novo Fiat Punto T-Jet 1.4 16v Turbo |
Confira o preço sugerido de cada versão do Novo Fiat Punto 2013:
Punto Attractive 1.4 EVO: R$ 38.570,00
Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750,00
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 44.140,00
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400,00
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 48.779,00
Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário