Ter uma picape média na cidade grande, ideia antes demonizada, já não parece hoje coisa tão fora do comum. Versáteis elas são e, para quem gosta, são ideais para o trabalho, o lazer e as viagens. Mais uma prova disso é que a Mitsubishi, de olho no consumidor que não faz questão de tração 4x4 e motor a diesel, lançou mais uma série da L200 Triton, a Chrome Edition, limitada a 300 unidades.
▼
segunda-feira, 27 de julho de 2015
REMÉDIO OU VENENO
Por Fernando Calmon
Diz o velho ditado que a diferença entre o veneno e o remédio é só a dose. Isso talvez possa explicar a decisão tão impopular da Prefeitura de São Paulo sobre as velocidades máximas no complexo de vias expressas conhecidas como Marginais dos rios Tietê e Pinheiros. No total, são 46 quilômetros, que em alguns trechos chegam a ter 10 faixas de rolamento, em cada sentido.
MANUAL DE COMPRA - VOLVO C30
Por Pedro Ivo Faro
Algumas pessoas têm a sorte de poderem comprar um carro mais pela diversão, estilo ou desempenho que necessariamente por outros aspectos como espaço interno, economia de combustível ou volume para bagagem. Representantes assim estão no segmento dos importados premium. No segmento de entrada, há algumas opções, como os BMW série 1 ou os Audi A3. Mas, se a opção for por custo-benefício, olhe com carinho para um Volvo C30.
DE CARRO POR AÍ
Por Roberto Nasser
Coluna 3015 | 26.Julho.2015 | edita@rnasser.com.br
Viagem mudou o antigomobilismo brasileiro
Há trinta anos, a primeira grande viagem com automóveis antigos serviu de base para que colecionadores solicitassem a mudança do então Código Nacional de Trânsito, criando o conceito e a classificação de Veículo de Coleção. Foi a 1ª. Viagem Ford Modelo A S Paulo – Brasília, e tinha peculiaridades do pioneirismo: foi passeio desafiador; prova institucional que os automóveis antigos tinham capacidade e resistência para longas marchas; mostrou, as iniciativas do ramo não estavam restritas aos clubes antigos, pois idealizada e capitaneada pelo jovem Veteran Car Club de Brasília; promoveu interação clubística nacional e internacional; envolveu o governo federal com autorização, acompanhamento e recepção; e foi o primeiro grande evento com patrocínio de multinacional da especialidade, a Ford, envolvida com capital e apoio logístico – Mariano, chefe de mecânica da equipe de competições, acompanhou os viajantes para eventuais socorros.
HORA DE REVISAR
ALTA RODA, Fernando Calmon
Novo Audi Q3 1.4 2016: bom pacote e preço competitivo |
Carros produzidos no Brasil estão, paulatinamente, um pouco mais próximos em segurança aos de regiões do mundo desenvolvido e de maior poder aquisitivo dos compradores. Os seguidos testes de colisão contra barreira fixa deformável com 40% de área de contato (lado do motorista) executados pela organização não governamental Latin NCAP, sediada no Uruguai, comprovam isso. O SUV compacto Jeep Renegade, por exemplo, acaba de receber a classificação máxima de cinco estrelas tanto para os passageiros adultos nos bancos dianteiros quanto para crianças no banco traseiro.
segunda-feira, 20 de julho de 2015
MANUAL DE COMPRA - FIAT BRAVO
Por Pedro Ivo Faro
Hatches médios costumam ser o passo seguinte para solteiros (ou até jovens casais sem filhos), que acabam de sair de um hatch compacto e não precisam de nada muito familiar como um sedã compacto ou mesmo um sedã médio. E, nesse segmento, normalmente alguns critérios pesam, como estilo e nível de equipamentos. Nesse caso, há uma opção muito boa a se considerar é o Fiat Bravo. Apresentado como linha 2011, o hatch cativa pelo estilo e, principalmente, pelo farto pacote de equipamentos.
DE CARRO POR AÍ
Por Roberto Nasser
Coluna 2915 | 18.Julho.2015 | edita@rnasser.com.br
Motor Flex, verdades, mitos e papos furados
Desde quando o governo forçou os fabricantes de veículos leves a desenvolver os motores ditos genericamente flex, e mais recentemente quando, sem estudo ou base técnica, autorizaram o aumento da mistura do percentual de álcool ao gasálcool, surgiram instruções, aconselhamentos, dicas e informações sobre estes engenhos quase onívoros.
sexta-feira, 17 de julho de 2015
SÓ RESTA ESPERAR
ALTA RODA, Fernando Calmon
Novo Audi TT: reformas visuais e incremento em potência e tecnologia na medida certa |
Vêm de longa data os adiamentos sucessivos de decisões na cultura brasileira e mais ainda quando os governos estão envolvidos. A Coluna de 27 de janeiro último listou 10 das principais pendências legislativas ou regulatórias que afetavam o setor automobilístico e menos de seis meses depois só piorou.
FIAT WEEKEND CHEGA À LINHA 2016
Num segmento formado por 2 modelos não é difícil que a Weekend, que perdeu o nome "Palio" para evitar o vínculo com a nova geração do compacto - ela ainda é derivada da primeira geração, lançada em 1997 - seja líder. Entre janeiro e junho deste ano ela vendeu quase 5.000 unidades, enquanto sua concorrente, somando as versões normal e aventureira, pouco mais de 3.000.
SUZUKI LANÇA GRAND VITARA 4SPORT
O Grand Vitara é um dos poucos SUVs vendidos por aqui com preço entre R$ 80 e 100 mil com real capacidade para enfrentar obstáculos fora-de-estrada. Como se não bastasse, a Suzuki acaba de trazer ao mercado o Grand Vitara 4Sport, que tem apelo ainda mais off-road.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
ÓCULOS INTELIGENTES À PROCURA DE CLIENTES
Por Fernando Calmon
Até agora a ideia dos óculos Google, que usam microcâmera, recursos de realidade virtual e interação com telefone inteligente, não vingou. Tanto que a empresa decidiu reavaliar o projeto e estuda uma segunda geração. Existe também preocupação com a intimidade das pessoas que podem ser filmadas sem autorização.
Até agora a ideia dos óculos Google, que usam microcâmera, recursos de realidade virtual e interação com telefone inteligente, não vingou. Tanto que a empresa decidiu reavaliar o projeto e estuda uma segunda geração. Existe também preocupação com a intimidade das pessoas que podem ser filmadas sem autorização.
sexta-feira, 10 de julho de 2015
MANUAL DE COMPRA - DODGE JOURNEY
Por Pedro Ivo Faro
Há cerca de uma década, um segmento novo de veículo começou a surgir: os crossovers. Veículos que reúnem características de várias carrocerias diferentes, eles atendem bem pais de família que querem, por exemplo, a desenvoltura de um SUV, mas o espaço e a conveniência de uma Minivan. Nesse nicho de veículo há um representante e tanto: o Dodge Journey. O crossover, presente no nosso mercado desde 2008, cativa pela oferta de itens e pelo espaço interno.
DE CARRO POR AÍ
Por Roberto Nasser
Coluna 2815 | 10.Julho.2015 | edita@rnasser.com.br
Mercado. Meio ano se foi. Como ficamos?
Fechadas as contas do primeiro semestre, Junho, com produção de 184 mil veículos, mostrou queda de 12,5% - 1/8 -, relativamente a maio.
LÍDERES DO SEMESTRE
ALTA RODA, Fernando Calmon
Subaru WRX STI |
No primeiro semestre aconteceram algumas reviravoltas de peso nos 15 segmentos em que a Coluna divide o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. A primeira surpresa foi a dupla Onix/Prisma assumir a liderança e ser seguido de perto por HB20 hatch e sedã. Interromperam uma longa série histórica protagonizada por modelos da Volkswagen e da Fiat.
terça-feira, 7 de julho de 2015
CHEVROLET LANÇA LINHA 2016 DA S10 COM NOVAS VERSÕES
Evento realizado ontem na cidade de Campinas (SP) apresentou à imprensa a linha 2016 da picape Chevrolet S10. A maior novidade foi a adição de novas versões à gama, inclusive a nova topo-de-linha High Country que foi mostrada no último Salão do Automóvel, além das inéditas Freeride, Advantage e Chassis Cab.
segunda-feira, 6 de julho de 2015
LAND ROVER LANÇA EVOQUE LONDON EDITION
O já icônico Range Rover Evoque acaba de ganhar mais uma série especial. Produzido a partir da versão Dynamic e disponível nas concessionárias da marca no país a partir de 11 de julho, o Evoque London Edition chega ao mercado mais equipado e, como não poderia deixar de ser, com acabamento e cores exclusivas.
DE CARRO POR AÍ
Por Roberto Nasser
Coluna 2715 | 02.Julho.2015 | edita@rnasser.com.br
Máquina do tempo, o Alfa Romeo 4C
Ele é instigante, reativo, feito quase artesanalmente e, melhor dos mundos, produzido agora já é considerado um futuro Clássico. Claro, tal rótulo não em proveniência nacional, de repórteres mal informados ou comerciantes descompromissados, assim chamando qualquer lata velha cuja característica maior é o peso dos anos.
NOVO AUDI Q3 - IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Por Renato Pereira, via CarPoint News
Audi Q3 1.4 TFSI |
Esta foi a semana de mais um lançamento Audi no Brasil. Na verdade, foram dois lançamentos em um, onde a montadora proporcionou à imprensa especializada um primeiro contato com as novas versões do já consagrado modelo Q3, que trás agora novas motorizações, um suave face lift e nova gama de acessórios e eletrônica embarcada. Neste tipo de avaliação, é impossível checar todas as diferenças que as novidades inseridas proporcionam sobre a versão anterior, em função do curto espaço de tempo e das condições de rodagem.
domingo, 5 de julho de 2015
MANUAL DE COMPRA - CHEVROLET MONZA
Por Pedro Ivo Faro
Já apareceram carros mais antigos no manual de compra. Mas um que não poderia deixar de estar nesta seção é o Monza. Apesar de ser um carro já antigo (o fim da produção veio em 1996, ou seja, quase 20 anos), o antecessor do Vectra não deixa de ser uma boa compra, principalmente quando se quer um carro mais equipado e – principalmente – confortável por menos dinheiro. Nessa missão, a robustez mecânica e a boa durabilidade geral do conjunto também ajudam, e muito.
NOVIDADES NÃO PARAM
ALTA RODA, Fernando Calmon
Novo Chevrolet Cruze 2016 (EUA) |
Sem dúvida, a semana que passou foi a mais agitada do ano, com dois lançamentos no exterior (Chevrolet Cruze, em Detroit e Alfa Romeo Giulia, em Milão) e um no Brasil (Ford Focus atualizado, em Fortaleza). Cada um tem sua importância relativa: Cruze, inteiramente novo, é o mesmo que a Argentina produzirá a partir do final de 2016; Giulia marca o renascimento da outrora invejável marca italiana no dia em que completou 105 anos; o também argentino Focus hatch agora fica igual ao produzido em outros continentes, o que deixa a Ford com todos os seus automóveis alinhados aos do exterior.
quinta-feira, 2 de julho de 2015
UMA SEMANA COM O JAC J3 IEV
Quem gosta de carro passa boa parte da vida buscando experiências diferentes de condução. O Brasil pode não ter o mercado mais variado do mundo, mas hoje em dia ninguém pode reclamar da falta de opções. Neste balaio, à disposição do consumidor - e de quem curte dirigir -, há motores de 3, 4, 5, 6, 8 cilindros ou mais, câmbios mecânicos, automáticos, CVT, automatizados com 1 ou 2 embreagens e muita eletrônica embarcada em tudo que é tipo de carroceria. Mas ainda que seja preciso assimilar bastante informação para conseguir extrair tudo o que um carro de hoje pode oferecer, a essência para quem dirige permanece a mesma: motor a combustão, câmbio, torque, potência e sentidos a postos para avaliar a forma como se comporta um modelo.