terça-feira, 30 de outubro de 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012 - PREMIUM ALEMÃS



Coisa que jamais vou entender num Salão do Automóvel: stands fechados. Das marcas premium alemãs, só a Porsche manteve outra vez seus carros acessíveis apenas para potenciais compradores. Mas isso não tirou a beleza dos bólidos expostos. BMW, Mercedes-Benz e Audi, por sua vez, mostraram muitas novidades e, como não poderia deixar de ser, tiveram stands superlotados o tempo todo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012 - CORÉIA E ÍNDIA



HYUNDAI

Com um dos stands mais badalados e visitados do Salão, graças aos belos (e belas) modelos e às muitas novidades para o mercado nacional, a Hyundai nem precisaria recorrer à irritante canção "Gangnam Style" e sua igualmente ridícula coreografia apresentadas à exaustão no mesmo palco onde se destacavam a novíssima SantaFe e o "popular mais popular" da mostra com sua fantasia aventureira, o HB20x.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012 - MARCAS CHINESAS



Aberto para o grande público desde ontem, 24 de outubro, o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo já começou marcado por algumas ausências importantes, como Ferrari, Maserati (estas expostas só no stand da Fiat, e mesmo assim só um modelo de cada), Lamborghini, Bugatti e Rolls-Royce. Mas nem só grandes marcas ficaram de fora. Chinesas como a Lifan, Effa e a Roewe - ou MG, como queiram - não deram as caras por lá neste ano. Prenúncio de fuga do mercado nacional? Cedo ainda pra dizer, mas assusta.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

VW NOVO GOL 2 PORTAS CHEGA AO MERCADO - ENFIM


VW Novo Gol 2 Portas 1.6 I-Motion

A promessa durou anos. Desde o lançamento do Gol G5 especula-se para este uma versão com 2 portas, que atenderia ao segmento de entrada. Mas a VW se acomodou nas boas vendas do G4 e só agora resolveu mostrar o Novo Gol 2 portas - versão que, em tese, substituiria o modelo antigo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DA PESQUISA À PRÁTICA



ALTA RODA, Fernando Calmon


Congressos e seminários técnicos que integram os calendários anuais de eventos da indústria automobilística passam a desempenhar um novo papel. O regime Inovar-Auto, criado pelo governo para o período 2013-2017, mas que certamente irá além, estimula pesquisas no País. Aqueles fóruns deverão focar também no que estiver ao alcance do bolso dos motoristas.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

SALTO TECNOLÓGICO



ALTA RODA, Fernando Calmon



Depois de longa espera e sucessivos adiamentos, finalmente saiu a regulamentação do novo regime automobilístico brasileiro, a vigorar entre 2013 e 2017. Batizado pomposamente de Inovar-Auto, traz estímulos fiscais e de política industrial na direção de melhorar os carros fabricados no País. Enfoque se concentrou em patamar tecnológico, economia de combustível, conteúdo de peças produzidas no Brasil (Mercosul incluído), itens de segurança passiva e ativa, geração de empregos e pesquisas com potencial de gerar inovações.

AMBIENTE PESADO



ALTA RODA, Fernando Calmon

Jaguar F

Mercedes-Benz SLS Electric Drive

O Salão do Automóvel de Paris, aberto até o próximo dia 14, não encontra o melhor dos climas este ano. Em meio à crise econômica europeia, que derrubou as vendas de automóveis em mais de 20% desde 2009, é difícil passar à imprensa, este ano em menor número, e ao público, a confiança esperada. Apesar do ambiente pesado, como o jornal Le Figaro destacou, a exposição francesa apresenta menos novidades, porém de maior valor do que outras edições.

ALGO MAIS AO VOLANTE



Fernando Calmon


Alguns componentes dos automóveis mantêm sua forma e função por mais de um século. Um deles, o volante de direção. Os dois primeiros carros patenteados há 125 anos, de Karl Benz e Gottlieb Daimler, usavam apenas uma espécie de timão ou alavanca ligada à caixa de direção rudimentar. Não há certeza de qual modelo utilizou pela primeira vez a peça circular hoje onipresente nos carros. Sabe-se que, em 1894, Alfred Vacheron participou da primeira corrida organizada no mundo, a Paris–Rouen, e seu Panhard estava equipado com o volante na forma atual.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

META POUCO AMBICIOSA



ALTA RODA, Fernando Calmon



Primeiro compacto produzido pela Toyota no Brasil aguça as análises. Afinal, o Etios é produto do atual maior fabricante de veículos do mundo, mas parece que faltou alguma coisa. O carro foi lançado em dezembro de 2010 na Índia. Claro que a marca japonesa fez modificações como melhor isolamento acústico, índice de rigidez da carroceria 15% superior, alguns materiais de acabamento diferenciados, porém o carro essencialmente é o mesmo.

CUIDEM-SE OS OUTROS



ALTA RODA, Fernando Calmon



A chegada de mais uma marca oriental produzindo no Brasil vai acirrar e muito a competição pelos compradores. A Hyundai ergueu a fábrica de Piracicaba (SP) em tempo recorde e, mais do que isso, estudou com bastante cuidado as peculiaridades do mercado. Primeiro de três produtos, o compacto HB20 é específico para o Brasil, muito diferente do Eon, que produz na Índia, ou o Solaris, russo. Contrariamente ao usual, o europeu i20 é que terá, dentro de dois anos, o jeitão do modelo brasileiro.

CEDO PARA PREVISÕES



ALTA RODA, Fernando Calmon



Extrapolar a barreira de 400.000 unidades vendidas em um único mês, enquanto o crescimento do País patina em torno de 0,5% ao ano, são dessas coisas típicas do Brasil. Agosto, ajudado também por ser o mês mais longo do ano, com 23 dias úteis, bateu recordes: 420.000 veículos (inclui caminhões e ônibus) comercializados, 28% acima de agosto de 2011 e 5,5% superior, no acumulado dos oito primeiros meses.