quarta-feira, 3 de abril de 2013

JAC T8 SERÁ LANÇADA EM OUTUBRO




O RACIONAUTO esteve presente na primeira mostra da van executiva JAC T8 - ou Refine, como é chamada na China. O evento ocorreu juntamente com a inauguração de mais uma concessionária da marca, na Av. Ricardo Jafet, em São Paulo. O que vimos nos agradou bastante.




Numa iniciativa inédita, a JAC Motors colocou à disposição dos jornalistas presentes 2 das JAC T8 utilizadas para testes de rodagem e tropicalização no país. Ambas tinham o nome original "Refine" coberto por fita e carregavam placas negras com a inscrição "T8" por cima das placas de fábrica: uma delas em exposição estática no interior da loja e outra do lado de fora, esta com pouco mais de 18 mil quilômetros rodados no hodômetro, para um rápido test-drive. Ainda que o trajeto tenha sido curto, foi suficiente para percebermos que a van não brinca em serviço.




O motor da JAC T8 é o mesmo que equipa a minivan J6, mas acrescido de um turbocompressor com intercooler. Com isso o propulsor 2.0 16v turbo a gasolina gera 175 cv a 5.400 rpm e 25,8 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio é mecânico de 6 marchas à frente e ré acionada por trava. Infelizmente não foi possível verificar o comportamento de todas as marchas no curto trajeto do test-drive, mas deu pra conferir arrancadas vigorosas e retomadas bastante satisfatórias, mais que apropriadas para o porte e proposta do veículo. O barulho do turbo, que urrava sem dó assim que as rotações cresciam, mostrou que o modelo testado carecia de revestimento acústico. Compreensível, porém, por ser um carro de teste.




Falando em porte, a JAC T8 é bem avantajada. São 5,10 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,97 de altura e 3,08 m de entre-eixos, num veículo de 2.100 kg. Com isso, sobra espaço para os ocupantes. Todos os bancos podem ser reclinados a 180º e há apoios de braços nas poltronas da frente e do meio. O banco do motorista conta com ajustes elétricos de altura, distância dos pedais e encosto. As poltronas da segunda fileira são presas sobre trilhos e podem ir para a frente, para trás, ou se virarem completamente para trás, formando uma pequena sala de estar. A última fileira tem, teoricamente, 3 lugares mas o conforto só é garantido para 2 - tanto é que a T8 só tem 6 porta-copos, sendo 2 em cada fileira. Há também vários porta-objetos, sendo um entre os bancos dianteiros coberto com esteira móvel. E mesmo com a lotação completa ainda sobra espaço para bagagens: a JAC não divulgou a capacidade do porta-malas, mas o espaço nos pareceu bom.



A JAC T8 traz ainda uma tela touch-screen no centro do painel, de onde é possível acessar o sistema de entretenimento com rádio, CD/DVD/MP3 player e entradas para iPod e USB, além de imagens da câmera de ré e do sistema de navegação - que, por enquanto, só tem mapas da China, com interface e legendas no idioma de lá. A van conta ainda com ar digital e regulagens independentes para a frente, com 4 difusores no painel, e para os bancos de trás, com os 6 difusores mais controles no teto. Todos os assentos são bem confortáveis e forrados em couro bege, mesma cor de praticamente todo o revestimento interno - que, segundo Sérgio Habib, será modificado na versão vendida no mercado interno, passando a ser predominantemente negra. Os apliques imitando madeira no painel, portas e volante também devem ser substituídos.



Além de tudo isso, a JAC J8 traz como equipamentos de série faróis e lanternas de neblina, faróis principais com regulagem de altura, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas, piscas nos retrovisores - estes, com comando elétrico -, vidros e travas elétricas, alarme, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, ABS com EBD e airbag duplo. Única coisa estranha é a dimensão das rodas em relação ao tamanho do veículo; aro de 16 ou 17 polegadas cairia melhor, ainda que com ligeira perda de conforto. Mas a suspensão macia certamente compensaria. O tanque de combustível leva 80 litros.


Concessionária JAC Motors na Av. Ricardo Jafet, São Paulo

Sérgio Habib entre jornalistas

A JAC T8 tem previsão de chegada nas concessionárias da marca no país a partir de outubro deste ano, com preço entre R$ 90 e R$ 100 mil reais. Cara num primeiro momento, mas que atenderia bem ao segmento ao qual se destina, revertendo o custo em benefício. Não há previsão de disponibilização de um câmbio automático ou automatizado para a van, o que a tornaria ainda melhor para quem dirige. Mesmo assim, ela se mostrou surpreendente. De forma geral, é um bom produto, que não tem concorrentes diretos no país. 

3 comentários:

  1. PARA ESTOURAR AS VENDAS SÓ BAIXANDO O PREÇO E APOSTAR NA DURABILIDADE DO PRODUTO E REPOSIÇÃO DE PEÇAS , CASO CONTRÁRIO, POR SE TRATAR DE UM PRODUTO DE USO PROFISSIONAL NÃO VAI PEGAR......NÃO PODE QUEBRAR FÁCIL E TER REPOSIÇÃO DE PEÇAS CARAS

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  2. Apesar de ser regra da montadora oferecer 5 anos de garantia, tem toda razão em seu comentário, pois este veículo estaria 100% nas ruas todo dia, e com os eventos do ano que vem, mais um motivo para a preocupação. Seria interessante para conforto do Motorista, devido ao longo período em que ele estará no trânsito, especialmente em São Paulo, este veículo ter câmbio automático, e mais interessante ainda, se houvesse a possibilidade de fabricá-lo para o combustível diesel.

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  3. HOJE EM DIA A PROCURA DE VAN ESTA SENDO MAIS FREQUENTE POREM, DESANIMA POIS SÓ SE FALA EM GASOLINA E NÃO EM DIESEL VEICULO DESTE PORTE NÃO PODE SER A GASOLINA O PRESO TAMBÉM E DEMAIS QUEREM VENDER MAIS QUEREM FICAR RICOS RÁPIDO DE MAIS.... QUERO VER ESTE CARRO EM MINAS GERAIS.

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