Honda New Civic LXS MT |
O New Civic é praticamente uma unanimidade em termos de dirigibilidade, design e resistência mecânica. Aliás, falar de um carro já exaustivamente testado por inúmeras publicações especializadas parece chover no molhado. Mas a questão é que, nos últimos meses, o Civic tem perdido várias posições no ranking de vendas, mesmo sendo ainda um carro atraente e com a certeza de ter pelo menos mais 1 ou 2 anos de mercado. Para se ter uma idéia, até agosto deste ano, o número total de unidades vendidas do Civic é quase a metade das de seu arqui-rival Corolla (19.870 Honda X 35.108 Toyota). O que acontece?
Honda New Civic LXS MT - Painel |
Dirigi-lo é tão bom que fica difícil não colocar isso novamente em pauta, especialmente a versão com câmbio mecânico. A suspensão, já sabemos, é ótima. A direção é bastante direta e o volante esportivo, pequeno e de boa empunhadura, ajuda a torná-la ainda mais precisa. E o câmbio em si, de engates curtos, quase secos, faz esta versão oferecer mais desempenho e total controle da dirigibilidade. O bom acabamento da cabine, a ergonomia praticamente perfeita e os toques de modernidade que esta versão trouxe (painel em 2 níveis com velocímetro digital, alavanca do freio de mão totalmente ergonômica, porta-objetos com tampas deslizantes e parabrisas bastante inclinado e avançado em relação ao motorista) proporcionam um ambiente muitíssimo acolhedor ao motorista.
Honda New Civic LXS MT |
Mas o que antes era uma bênção pode estar se tornando uma maldição. A Honda acertou ao oferecer um sedã com tempero esportivo, tornando seu público-alvo bem mais abrangente. Mas o mercado muda, os consumidores aumentam seu grau de exigências e novos produtos chegam, atendendo expectativas cada vez mais precisas. Muita gente hoje, em vez de procurar o Civic, tem encontrado hatches (cite-se Focus, C4 e i30) que oferecem praticamente a mesma dose de esportividade, o mesmo espaço interno (e de portamalas, incrivelmente) e muito mais equipamentos de série, por menos dinheiro.
Honda New Civic LXS MT - Porta-malas |
Pois é. Os calcanhares de Aquiles do Civic, que antes eram mascarados pela emoção ao volante, estão agora bem mais perceptíveis diante de uma concorrência que tem melhorado gradualmente. Equipamentos, por exemplo, o Civic de entrada traz muito poucos: direção elétrica, ar condicionado analógico, vidros elétricos com um-toque somente para o motorista, retrovisores elétricos, travas elétricas na chave com alarme, CD player com MP3, rodas de alumínio aro 16, airbag duplo e ABS com EBD. Nada mal, vá lá – mas não para um sedã de R$ 68.160,00! Além do mais, por mais esportivo que seja, um sedã médio também deve atender às famílias (muitas vezes com filhos adolescentes) que gostam de viajar vez ou outra. É, deve. Mas o Civic não atende. O espaço interno é bom, mas seu portamalas de míseros 340 litros – largo, mas muito raso e ainda com dobradiças comuns – é exatamente igual ao do i30 e menor que o do GM Classic ou qualquer outro sedã pequeno.
Honda New Civic LXS MT |
No final das contas, a pergunta acaba sendo a de sempre: vale a pena? Para muita gente ainda vale, sim. Claro, muita gente viaja com pouca bagagem e muitos não abrem mão do prazer ao dirigir. E o visual do Civic, em que pese o fato de já ter virado “carne-de-vaca”, ainda consegue fazer muito marmanjo virar o pescoço. Não admira que, mesmo tendo perdido tantos compradores, ele ainda consiga se manter no segundo lugar em vendas dentre todos os sedãs médios do nosso mercado. Mas pensando mais com a cabeça que com o coração, não é difícil concluir que dá para levar coisa melhor pelo mesmo valor. A convivência com um Civic remete a um affair com uma mulher linda, mas em quem não vale a pena investir se você quiser um relacionamento duradouro. Tem hora que a gente quer mais do que prazer; quer conteúdo.
O melhor carro que já possuí e dirigi.
ResponderExcluirter um carro com inuneros opcionais é como comprar um celular de ultima geração e usar somente para fazer ligações...o civic tem tudo o que eu preciso, alguns mimos não são uteis, e se estragar, voçe tem que consertar, do contrario desvaloriza o carro...
ResponderExcluir