segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ENGENHARIA PARA O FUTURO: DISCURSOS CONVERGENTES


PRÓXIMOS DESTINOS, Alberto Martins



Discussões sobre mercados, novos conceitos de mobilidade, reflexos da economia e serviços agregados ao uso do carro foram recorrentes nas últimas semanas ao longo do Salão do Automóvel de São Paulo. O novo espaço do evento proporcionou expandir as discussões em encontros, como o de "Comunicação para a Mobilidade" da ABERJ (já abordado na coluna anterior). Na sequência aconteceram o "Encontro AEA do conhecimento Técnico", da AEA (Associação Brasileira de Engenharia automotiva), e a "Manhã de Tecnologia" da SAE Brasil (representante brasileira da Sociedade dos Engenheiros Automotivos), realizados dias 16 e 17 de novembro.

NISSAN KICKS SV CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS



A maior curiosidade em torno do Nissan Kicks SV, exposto no stand da marca durante o Salão Internacional do Automóvel realizado entre os dias 10 e 20 de novembro últimos em São Paulo, era relacionada ao preço. Todo mundo queria saber quanto custaria a nova versão do crossover, já que mesmo com versão única de acabamento (SL) e custando R$ 90 mil reais quase 7 mil pessoas levaram um Kicks pra casa desde agosto, quando o modelo foi lançado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

INDÚSTRIA AOS 60 ANOS


ALTA RODA, Fernando Calmon

Novo EcoSport será fabricado aqui no 2º trimestre de 2017 - ainda com estepe na traseira - e chegará aos EUA depois, no fim de 2017

Poucos atentaram, pelo fato de o Salão do Automóvel de São Paulo ter drenado muito da atenção de todos. Mas no penúltimo dia da exposição, em 19 de novembro, completaram-se seis décadas do primeiro carro fabricado no Brasil sob as regras de nacionalização (por peso) anunciadas em 16 de maio de 1956. Era uma DKW F91 Universal, station de origem alemã, duas portas, ainda com índice quase simbólico de componentes produzidos em São Paulo pela Vemag, empresa de capital nacional. Batizada depois de DKW Vemaguet, apenas 156 unidades puderam ser montadas até o final daquele ano.

ENTREVISTA: MARCOS MUNHOZ, VICE-PRESIDENTE DA GENERAL MOTORS DO BRASIL


Por Alberto Martins, de São Paulo (SP)
Fotos: divulgação

O RACIONAUTO realizou ao longo do Salão do Automóvel 2016 uma série de entrevistas com gestores de montadoras instaladas no país, com o objetivo de compreender a visão estratégica das empresas diante do cenário atual brasileiro, em forte crise, e o novo cenário mundial de conectividade, consumo e novas relações de trabalho e engajamento.

MARCOS MUNHOZ, vice-presidente da General Motors do Brasil

MARCOS MUNHOZ é vice-presidente da General Motors do Brasil desde 2011 e está na empresa desde 1971, onde desenvolve atividades estratégicas. Trabalhou na GM Estados Unidos de 1995 a 1997 e retornou ao país como Executivo de Compras Globais em um ótimo período da empresa no mercado brasileiro. Liderou também parte das operações da joint-venture GM-Fiat em 2001.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

FIAT LANÇA MOBI DRIVE COM MOTOR DE 3 CILINDROS



Era pra ter ocorrido desde o lançamento do modelo, na verdade. Mas na tentativa de tirar um pouco do atraso a Fiat lançou uma nova versão para o Mobi denominada Drive, com - enfim - motor Firelfy de 3 cilindros. O propulsor não é o mais potente do segmento (são 77 cv com etanol), mas tem mais torque que qualquer um dos concorrentes e, por ter 8 válvulas em vez de 16, consegue melhor aproveitamento em rotações mais baixas. O pico de 10,9 kgfm é atingido a 3.250 rpm.

NISSAN KICKS SL - AVALIAÇÃO


Por Maximiliano Moraes
Fotos: Maximiliano Moraes* / Divulgação



Em meio à crise no setor automobilístico nacional (dentre outros) poucas marcas e, especialmente, modelos conseguiram a façanha de se destacar em vendas. A Nissan foi uma destas e o Kicks foi, em grande parte, o responsável. Entre os meses de agosto e outubro a quantidade de Kicks vendidos (5.783) quase se igualou à do conhecido e confiável Duster (5.917), lembrando que agosto foi o primeiro mês cheio em vendas do Nissan.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

JAC T5 CVT - PRIMEIRA VOLTA


Por Maximiliano Moraes (Texto e fotos)
Colaborou: Jean Maciel


A JAC Motors nos convidou, na última sexta-feira (18), para conhecer e dirigir o novo T5 CVT. Não houve qualquer mudança visual ou no pacote de equipamentos de série, mas a JAC afirmou ter trabalhado no acerto do câmbio de relações infinitas, que apresenta 3 modos de operação - normal, esportivo (S) e trocas manuais (6 marchas virtuais) -, de forma a eliminar limitações da transmissão manual, como a falta de força em arranques.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

SALÃO DO AUTOMÓVEL DISCUTE A ERA PÓS-AUTOMÓVEL


PRÓXIMOS DESTINOS, Alberto Martins

Toyota Prius
Foto: Maximiliano Moraes



Aberto ao público dia 10 de novembro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo traz à tona a realidade de que o automóvel atual está com os dias contados. Enquanto em curto prazo o mercado pede SUVs, que consomem mais combustível e demandam mais material e energia para produzir, o futuro aponta para veículos híbridos, elétricos ou movidos a célula-combustível, conectividade para melhor uso ou compartilhamento do automóvel e serviços agregados para aumentar a segurança e minimizar os impactos de uso.

sábado, 12 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS ALEMÃS PREMIUM


Por Alberto Martins
Fotos: Maximiliano Moraes

Audi H-Tron Quattro Concept

Luxo, poder e sedução. As marcas alemãs de luxo estão entre as que mais atiçam o imaginário quando falamos em automóveis. Diferentes em propostas, se assemelham por seus produtos magníficos, stands bem desenhados e a nítida proposta de tornar esta mítica ainda maior ao permitirem neste Salão do Automóvel mais proximidade do que em todos os tempos. Muitos carros-conceito, modelos em versões que terão poucas dezenas importadas e acesso livre a muitos dos carros. São atração imperdível. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS FRANCESAS


Por Maximiliano Moraes (Texto e fotos)


Renault Kwid, que chega em breve, apareceu em forma de conceito

Inovação em design e soluções mecânicas sempre foi o forte da indústria automobilística francesa. Sem sair desse caminho a PSA - Peugeot e Citroën, ambas praticamente sem lançamentos, desenvolveram stands que buscavam atrair o público através de experiências - tecnológicas na Peugeot e visuais na Citroën. A Renault, por outro lado, apresentou 3 novos produtos para o mercado brasileiro num stand limpo e, ao mesmo tempo, lúdico.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS (OUTRAS) JAPONESAS


Tradição 4x4, público segmentado e portfólio ajustado

Por Alberto Martins
Fotos: Maximiliano Moraes



Direcionadas a públicos específicos e bem diferentes entre si, as marcas japonesas com tradição em 4x4 apresentaram ajustes em seus modelos e reafirmaram a segmentação estreita nos mercados em que trabalham com segurança. Diferente de décadas atrás, quanto tiveram portfolios diversificados, seus produtos apontam com precisão a setores bem específicos do mercado brasileiro.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CHEVROLET INICIA PRÉ-VENDA DO CRUZE SPORT6


Novo Cruze Sport6 chega com preços entre R$ 89.990 e R$ 110.990
Foto: Maximiliano Moraes

Apresentado ontem durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o novíssimo Chevrolet Cruze Sport6 já pode ser adquirido nas concessionárias em regime de pré-vendas. Serão 3 configurações à disposição do consumidor:

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - AS JAPONESAS


As marcas japonesas não perderam o eixo que as caracteriza

Por Alberto Martins
Fotos: Maximiliano Moraes

No stand da Nissan a nova Frontier, versões especiais de modelos de linha e experiências virtuais

As apresentações foram muito diferentes, mas as 3 principais marcas japonesas de nosso mercado mostraram portfólio bem acertado, visão de futuro com objetivos claros e ênfase em forte relacionamento com clientes. Não era de se esperar algo diferente de marcas que vieram do país onde se criaram e aprimoraram os sistemas de qualidade.

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016 - O PRIMEIRO DIA


Discursos sobre planejamento, relacionamento, conectividade e tecnologia - e poucos lançamentos - marcaram o primeiro dia do Salão

Por Maximiliano Moraes
Fotos: Rodrigo Fernandes


Gol GT Concept chamou a atenção no stand da Volkswagen

Como fazer um Salão do Automóvel se tornar interessante depois de uma crise econômica? Com pouca coisa nova para mostrar, as marcas focaram seus discursos em relacionamento, conectividade, tecnologia e planejamento estratégico, com clara intenção de tirar o foco dos jornalistas da pasmaceira em seus stands. Dentre outras, as 4 mais tradicionais do mercado brasileiro - Chevrolet, Ford, Volkswagen e FCA (Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e RAM) - cederam coletivas e apresentaram seu portfólio hoje.

sábado, 5 de novembro de 2016

ESPAÇO PARA INOVAÇÕES


ALTA RODA, Fernando Calmon

Fiat afirma que não haverá nenhuma versão Fiat de produtos Jeep. Descartou o SUV Toro - já existe o Compass

Nesse ano dificílimo para a economia brasileira e em particular para o setor automobilístico, é estimulante saber que seminários e congressos conseguem atingir objetivos, agregar conhecimento, antecipar tendências e projetar o futuro. O Congresso SAE Brasil completou 25 anos com o evento da semana passada em São Paulo. Em 1991 se implantou aqui o primeiro braço fora dos EUA da secular (fundada em 1905, em Nova York) Sociedade de Engenheiros Automobilísticos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2016: O QUE ESPERAR



Ontem a Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora e organizadora do 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizou coletiva de imprensa no São Paulo Expo antecipando aos jornalistas os preparativos finais, programação de eventos simultâneos e principais atrações do evento, como test-drives, premiações e todas as marcas em exposição.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A ALEMANHA, A EMISSÃO ZERO E OS AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS


PRÓXIMOS DESTINOS, Alberto Martins


O acordo alemão propondo o fim de veículos com motor a combustão agitou as páginas de notícia. Publicado há um mês, o acordo entre os 16 estados da Alemanha marca o fim da produção alemã destes veículos em 2030 e impossibilidade de rodarem a partir de 2050.