As marcas japonesas não perderam o eixo que as caracteriza
Por Alberto Martins
Fotos: Maximiliano Moraes
As apresentações foram muito diferentes, mas as 3 principais marcas japonesas de nosso mercado mostraram portfólio bem acertado, visão de futuro com objetivos claros e ênfase em forte relacionamento com clientes. Não era de se esperar algo diferente de marcas que vieram do país onde se criaram e aprimoraram os sistemas de qualidade.
Toyota
Sempre à frente do tempo e sem cansar de surpreender, a Toyota fez uma apresentação mais corporativa. Comemorou os resultados alcançados, as exportações do Etios para América do Sul e a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produtos no país. Enfatizou a preocupação ambiental com os modelos híbridos, os processos de fabricação otimizados e a gestão de pessoas.
Destacou-se no stand o híbrido Prius, apresentado inteiro ou em partes para conhecimento dos sistemas, bem como o conceito C-HR, criado para competir diretamente com o Honda HR-V. O restante do portfólio - Corolla, Etios, Hilux, SW4 e RAV4 - apareceu sem novidades. Muito interessante, porém, foi a apresentação do sistema de avaliação de usados, que sinaliza ao cliente de forma clara o método de precificação de um carro entregue como entrada na compra de um modelo Toyota nas concessionárias da marca.
Nissan
Ainda um passo atrás das outras japonesas por ter entrado mais tímida em nosso mercado, a Nissan apresentou seus dados de crescimento e foi enfática: "Vamos continuar acelerando". O stand, porém, esteve muito bem recheado com séries especiais de March e Versa, trazendo ainda o lançamento da nova versão SV para o Kicks, mais acessível, e a esperada Frontier em nova geração, que começa a ser vendida por aqui em 2017.
Concept 2020 Vision Gran Turismo, trazido do mundo virtual para a realidade |
"The Mighty Godzilla", o Nissan GT-R, novamente aparece no Salão |
Num canto do stand mas ainda assim destacado estava o Concept 2020 Vision Gran Turismo, que foi idealizado apenas para o mundo virtual mas acabou materializado pela engenharia da Nissan. À frente, The Mighty Godzilla - o Nissan GT-R. Outras experiências virtuais criadas para atrair visitantes nos dias abertos ao público foram espalhadas pelo stand da marca, como um joguinho de pênaltis virtuais e um totem com nichos individuais e protegidos por senha para carregamento de aparelhos celulares.
Honda
Em uma apresentação imponente, com a presença do presidente mundial da marca e do piloto de Formula 1 Jenson Button, a Honda apresentou sua retrospectiva no Brasil e no mundo, sua visão de desenvolvimento sustentável e seu compromisso com o meio ambiente, desenvolvimento tecnológico e com os clientes.
Usando este ganho ela enfatizou as qualidades do Civic diante da forte concorrência que o ataca e promoveu, ainda, a primeira apresentação do WR-V, SUV (ou crossover) compacto nitidamente derivado do Fit e que começa a ser vendido em 2017. O stand apresentou também o conceito Clarity, movido a célula de combustível, e entregou atrações bem voltadas para o mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário