Por Roberto Nasser
Coluna 2215 | 29.Maio.2015 | edita@rnasser.com.br
Sedã esportivo, o Mercedes C AMG 63
Pode-se dizer, o Mercedes-AMG C 63 S, é o melhor dos mundos ao combinar características aparentemente inconciliáveis e distantes: habilidades receptivas de sedá em três volumes, e a determinação dinâmica de esportivos sérios. Para entender, decupando, Mercedes fabrica a casca básica de sua família Classe C, o degrau inicial de quem gosta de tração traseira; AMG, empresa associada, desenvolvedora da mecânica forte e performática, por uso de porcas, parafusos e corretos, mais enorme parafernália eletrônica; 63 indica o motor V8, 4.000 cm3, 510 cv, dois turbos alojados no vale entre os cabeçotes. O S aponta coisa superior. Na prática um sedã e suas habilidades, com o rendimento de esportivo: 0 a 100 km/h em 4s e velocidade final cortada a 290 km/h. É o novo motor top da Mercedes, criado a partir de uma folha – ou uma tela em branco para conter cilindrada, reduzir peso, consumo, emissões e obter elevada potência. O 63 indicado vem daí, com rendimento assemelhado ao antigo motor top da marca, o V12 com 6,3 litros de cilindrada.