Há esperança para os admiradores da Fiat que aguardavam pelo lançamento de um novo sedã (realmente) médio no Brasil. Hoje (21) a marca apresentou, no Salão de Istambul, o Aegea, substituto do Linea.
"É um modelo global para uma marca global", afirma a FCA. Desenvolvido em parceria com a montadora local Tofas, o Aegea utiliza elementos e formas nunca antes vistos em outros modelos Fiat, com linhas elegantes, dianteira e traseira marcantes e destaque para a enorme grade com o símbolo da marca. A intenção é conquistar clientes não somente na Turquia, mas em todos os 40 países da Europa Ocidental, África e Oriente Médio onde o sedã será comercializado a princípio.
Idealizado desde a prancheta como um 3 volumes, o Fiat Aegea aposta também no amplo espaço interno para acomodar bem até 5 ocupantes. São 4,50 m de comprimento com 1,78 m de largura e bons 2,64 m de entre-eixos disponíveis para passageiros, além de 510 litros de capacidade no porta-malas. Estarão presentes equipamentos como o sistema UConnect com tela touch-screen de 5 polegadas, GPS e câmera de ré. Haverá ainda 4 opções de motores naquele mercado, sendo 2 a diesel e 2 Multijet II a gasolina, com potências variando entre 95 e 120 cv.
E no Brasil?
A FCA afirma não haver nenhuma previsão para chegada, disponibilização no mercado ou mesmo fabricação nacional do Aegea. Mas, convenhamos, o Linea não tem mais tanto tempo de vida e o sedã turco se encaixaria bem em nosso mercado. O motor 1.8 E.torQ seria bom para uma versão de entrada, mas é fato que um propulsor mais potente e câmbio (realmente) automático - vide Jeep Renegade - seriam essenciais para contradizer a má fama da Fiat de não saber vender sedãs médios no Brasil.
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