Maximiliano Moraes, de Porto Feliz, SP
Fotos: Maximiliano Moraes
O antigo Polo era, sem dúvida, um carro muito bom. Mas o Novo VW Polo ficou tão melhor que qualquer coisa que se diga sobre o antigo parecerá extremamente defasada. Não, o carro ainda não é perfeito, mas sua superioridade tanto na comparação com os outros compactos da VW quanto com os concorrentes de outras marcas realmente o coloca como o modelo a ser batido no segmento de hatches compactos.
A melhor notícia para os que (realmente) se preocupam com segurança é a excelente classificação nos testes do Latin N'Cap: 5 estrelas tanto para proteção de adultos (32.13 pontos de 34 possíveis) quanto de crianças (43 de 49 pontos possíveis). Nenhum compacto nacional chegou a esse patamar. Mas o Novo Polo faz jus, tanto por causa da tecnologia empregada na construção do modelo, que prevê zonas de deformação programadas para absorver os impactos e manter a cabine intacta e os ocupantes ilesos, quanto pela presença de controle de tração, sistemas de fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX e Top Tether, e 4 airbags de série desde a versão 1.0 aspirada, e ainda de controle de estabilidade, opcional nas versões de entrada e de série nas superiores.
Atenta ainda ao público-alvo do Polo a VW o deixou bem equipado desde a versão de entrada. Além dos itens de segurança (que incluem o alerta de frenagem de emergência, não considerado para pontuação no Latin N'Cap) todo Polo é equipado com ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos na frente e atrás, som com Bluetooth, suporte de celular com entrada USB no painel e alarme. Os opcionais das versões 1.0 (R$ 49.990,00) e 1.6 MSI (R$ 54.990,00) são os mesmos: Safety Pack, que inclui controles de tração e estabilidade mais bloqueio eletrônico do diferencial e custa R$ 1.050,00, e Connect Pack, que traz central Composition Touch com App-Connect, volante multifuncional e rodas de liga aro 15, e tem preço promocional de lançamento de R$ 2.600,00 (o preço original é de R$ 3.340,00).
A versão Comfortline (R$ 65.190) tem tudo o que a 1.0 e a 1.6 MSI completas trazem e acréscimo, de série, de freios a disco nas 4 rodas, luzes direcionais, sensores de estacionamento traseiros, coluna de direção regulável em altura e profundidade, apoio de braço central dianteiro com saídas de ar para o banco traseiro, porta-objetos e entrada USB, e luzes de direção nas carcaças dos retrovisores. O pacote Tech I, opcional, tem preço promocional de R$ 2.200,00 (ou cheio de R$ 2.990,00) e traz volante multifuncional com borboletas para trocas de marchas, chave presencial, botão de partida, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores crepuscular e de chuva, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de liga com aro 16. Já o pacote Tech II inclui controle de pressão dos pneus, detector de fadiga, porta-luvas refrigerado, câmera traseira, porta-malas com assoalho ajustável e ar condicionado digital. Não tem preço promocional e custa R$ 4.840,00.
Rodas de 16 polegadas, luzes diurnas (DRL) em LED, ar condicionado digital, partida por botão e sensores dianteiros de estacionamento já são de série na Highline (R$ 69.190,00), que pode ser equipado com o pacote Tech High - Discover Media com tela de 8 polegadas e GPS, controle de pressão dos pneus, detector de fadiga, câmera de ré, ajuste do assoalho do porta-malas, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiros - ao preço promocional de R$ 2.800,00 (ou cheio de R$ 3.585,00), ou Technology Pack, que nada mais é que o Tech High acrescido de painel digital e rodas de liga com aro 17. O preço promocional é de R$ 4.500,00, menor que os R$ 5.990,00 cobrados regularmente.
PRIMEIRA VOLTA
A qualidade construtiva do Novo Polo é percebida já no primeiro contato com o carro, graças aos vãos estreitos e regulares na montagem das peças da carroceria e à ausência total de rebarbas ou desníveis na cabine. Sentimos falta de superfícies mais macias ao toque, mas todos os plásticos são de qualidade e com pouco reflexo da luz solar. Os bancos têm costuras regulares e bem-feitas, e o layout do painel, quando equipado com o cluster digital, quase nada faz lembrar os outros compactos da VW.
Dirigimos unicamente a versão 200 TSI, equipada com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm com etanol. Muito bem isolado, seu ruído quase não é percebido na cabine a não ser em giros mais altos, e ainda assim de forma discreta. Por outro lado poderia haver mais isolamento de ruídos aerodinâmicos e dos pneus contra o asfalto.
Não há dúvida que o motor é protagonista no Novo VW Polo. Muito elástico, há força disponível desde muito cedo e até quando se passa do regime de torque máximo o propulsor ainda mostra fôlego, tornando o hatch ágil em qualquer situação de trânsito urbano ou rodoviário. Mas ele não trabalha sozinho. O câmbio automático de 6 velocidades foi muitíssimo bem escalonado, atuando de forma a extrair o máximo em termos de força ou economia de combustível, à medida da necessidade, dando ainda ao motorista, pelo menos nessa versão, o prazer de poder trocar as marchas manualmente através das borboletas atrás do volante. Neste caso não se pode esperar comportamento esportivo, já que mesmo eficientes as trocas não são as mais rápidas que já experimentamos, mas são, mesmo assim, absolutamente satisfatórias para a proposta do carro.
Esqueça todas as lembranças referentes ao bom comportamento de suspensão do Polo antigo. O Novo Polo 2018 evoluiu a ponto de deixar de ser duro, como era o antigo, e ainda assim não se tornar mole como um Onix ou um HB20. A filtragem de imperfeições está entre as melhores encontradas em modelos VW, enquanto curvas e desvios súbitos de trajetória são feitos sem qualquer drama, a frente do carro apontando para onde o motorista pede quase - agora sim - como um esportivo. Contribui para esse feeling a posição baixa de dirigir, se o motorista quiser, já que seu banco conta com ajuste milimétrico de altura. Para garantir boa posição para motoristas de diferentes estaturas a coluna de direção também se ajusta em altura e distância. O acesso aos comandos é facilitado pelo excelente posicionamento de botões e alavancas, resultando em ótima ergonomia.
Há conveniências para todos, inclusive 3 entradas USB - uma delas voltada para o banco de trás. Falando nisso ali o espaço é muito bom para 2 pessoas; a terceira terá que se virar com as saídas do ar condicionado e com o túnel central, que não é tão alto mas é largo e dificulta o posicionamento dos pés. Por outro lado todos contam com apoios de cabeça e cintos de 3 pontos. Na frente não há qualquer problema de acomodação, sendo as dimensões muito parecidas com o que encontramos no Golf. O porta-malas é bom, mas não excelente: comporta 300 litros - mesma quantidade que o Hyundai HB20 oferece. Sua vantagem é ter assoalho ajustável, com sistema semelhante ao do up!, que permite acomodação de mais bagagem quando na posição mais baixa ou nivelamento aos bancos traseiros, quando estes estiverem rebaixados.
COMPENSA?
A Volkswagen lista como concorrentes do Novo Polo o Onix, o HB20, o Argo e o New Fiesta. Em nossa opinião, Onix e HB20 não podem ser comparados à versão 200 TSI, já que mesmo em suas versões topo-de-linha o comportamento dinâmico (no caso do Chevrolet) e a lista de equipamentos (no caso do Hyundai) ficam aquém do oferecido pelo VW. O Fiat, pelo porte e equipamentos, e o Ford, pela configuração mecânica na versão 1.0 EcoBoost, chegam muito mais perto.
Como é novidade, apresenta comportamento geral mais refinado e traz mais tecnologia, além de ter melhores notas de segurança certificadas pelo Latin N'Cap, o Novo Polo se posiciona como a melhor compra. Pela primeira vez em muitos anos a Volkswagen adota uma estratégia de preços coerente, além de ter garantido, durante as apresentações técnicas do carro, os mais baixos valores de revisões e reparos - estes últimos certificados pelo Cesvi. Moderno, bem construído, bem recheado, forte, econômico e refinado, ele também é nossa escolha.
Rodas de 16 polegadas, luzes diurnas (DRL) em LED, ar condicionado digital, partida por botão e sensores dianteiros de estacionamento já são de série na Highline (R$ 69.190,00), que pode ser equipado com o pacote Tech High - Discover Media com tela de 8 polegadas e GPS, controle de pressão dos pneus, detector de fadiga, câmera de ré, ajuste do assoalho do porta-malas, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiros - ao preço promocional de R$ 2.800,00 (ou cheio de R$ 3.585,00), ou Technology Pack, que nada mais é que o Tech High acrescido de painel digital e rodas de liga com aro 17. O preço promocional é de R$ 4.500,00, menor que os R$ 5.990,00 cobrados regularmente.
PRIMEIRA VOLTA
A qualidade construtiva do Novo Polo é percebida já no primeiro contato com o carro, graças aos vãos estreitos e regulares na montagem das peças da carroceria e à ausência total de rebarbas ou desníveis na cabine. Sentimos falta de superfícies mais macias ao toque, mas todos os plásticos são de qualidade e com pouco reflexo da luz solar. Os bancos têm costuras regulares e bem-feitas, e o layout do painel, quando equipado com o cluster digital, quase nada faz lembrar os outros compactos da VW.
Dirigimos unicamente a versão 200 TSI, equipada com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm com etanol. Muito bem isolado, seu ruído quase não é percebido na cabine a não ser em giros mais altos, e ainda assim de forma discreta. Por outro lado poderia haver mais isolamento de ruídos aerodinâmicos e dos pneus contra o asfalto.
Não há dúvida que o motor é protagonista no Novo VW Polo. Muito elástico, há força disponível desde muito cedo e até quando se passa do regime de torque máximo o propulsor ainda mostra fôlego, tornando o hatch ágil em qualquer situação de trânsito urbano ou rodoviário. Mas ele não trabalha sozinho. O câmbio automático de 6 velocidades foi muitíssimo bem escalonado, atuando de forma a extrair o máximo em termos de força ou economia de combustível, à medida da necessidade, dando ainda ao motorista, pelo menos nessa versão, o prazer de poder trocar as marchas manualmente através das borboletas atrás do volante. Neste caso não se pode esperar comportamento esportivo, já que mesmo eficientes as trocas não são as mais rápidas que já experimentamos, mas são, mesmo assim, absolutamente satisfatórias para a proposta do carro.
Esqueça todas as lembranças referentes ao bom comportamento de suspensão do Polo antigo. O Novo Polo 2018 evoluiu a ponto de deixar de ser duro, como era o antigo, e ainda assim não se tornar mole como um Onix ou um HB20. A filtragem de imperfeições está entre as melhores encontradas em modelos VW, enquanto curvas e desvios súbitos de trajetória são feitos sem qualquer drama, a frente do carro apontando para onde o motorista pede quase - agora sim - como um esportivo. Contribui para esse feeling a posição baixa de dirigir, se o motorista quiser, já que seu banco conta com ajuste milimétrico de altura. Para garantir boa posição para motoristas de diferentes estaturas a coluna de direção também se ajusta em altura e distância. O acesso aos comandos é facilitado pelo excelente posicionamento de botões e alavancas, resultando em ótima ergonomia.
Há conveniências para todos, inclusive 3 entradas USB - uma delas voltada para o banco de trás. Falando nisso ali o espaço é muito bom para 2 pessoas; a terceira terá que se virar com as saídas do ar condicionado e com o túnel central, que não é tão alto mas é largo e dificulta o posicionamento dos pés. Por outro lado todos contam com apoios de cabeça e cintos de 3 pontos. Na frente não há qualquer problema de acomodação, sendo as dimensões muito parecidas com o que encontramos no Golf. O porta-malas é bom, mas não excelente: comporta 300 litros - mesma quantidade que o Hyundai HB20 oferece. Sua vantagem é ter assoalho ajustável, com sistema semelhante ao do up!, que permite acomodação de mais bagagem quando na posição mais baixa ou nivelamento aos bancos traseiros, quando estes estiverem rebaixados.
COMPENSA?
A Volkswagen lista como concorrentes do Novo Polo o Onix, o HB20, o Argo e o New Fiesta. Em nossa opinião, Onix e HB20 não podem ser comparados à versão 200 TSI, já que mesmo em suas versões topo-de-linha o comportamento dinâmico (no caso do Chevrolet) e a lista de equipamentos (no caso do Hyundai) ficam aquém do oferecido pelo VW. O Fiat, pelo porte e equipamentos, e o Ford, pela configuração mecânica na versão 1.0 EcoBoost, chegam muito mais perto.
Como é novidade, apresenta comportamento geral mais refinado e traz mais tecnologia, além de ter melhores notas de segurança certificadas pelo Latin N'Cap, o Novo Polo se posiciona como a melhor compra. Pela primeira vez em muitos anos a Volkswagen adota uma estratégia de preços coerente, além de ter garantido, durante as apresentações técnicas do carro, os mais baixos valores de revisões e reparos - estes últimos certificados pelo Cesvi. Moderno, bem construído, bem recheado, forte, econômico e refinado, ele também é nossa escolha.
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