A legislação brasileira é engraçada. A depender do peso bruto total, uma picape pode ser legalmente considerada caminhão e um caminhão, picape. É o caso do novo caminhãozinho da JAC Motors, lançado hoje: o V260, que concorre com o Hyundai HR e o Kia K2500 (que são o mesmo veículo, aliás). Com 3.200 kg de peso bruto total (ou 1.510 kg de carga útil), ele pode vir com baú, caçambas de metal ou madeira e até com compartimento refrigerado, mas diante da lei ele é uma picape e pode ser dirigido por qualquer pessoa com habilitação categoria B.
O nome V260 faz menção ao torque disponível. O motor 2.0 16v diesel é menor e tem bem menos potência que os 2.5 utilizados pela dupla Hyundai/Kia, mas apresenta mais força: são 103 cv (contra 130 dos coreanos) e 260 Nm, ou 26,5 kgfm (contra 25,9). De acordo com a marca isso influencia também o consumo, que promete ser menor que o dos concorrentes. O câmbio é manual de 6 marchas.
O JAC V260 chega bem equipado, inclusive com equipamentos que não são vistos como essenciais pelo comprador típico de VUC's (veículos utilitários de carga com trânsito livre na cidade de São Paulo e outras capitais do país com restrição de circulação). Ar condicionado, direção hidráulica com coluna regulável em altura, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, rádio MP3 com entrada USB, regulagem de altura dos faróis, airbag duplo e ABS são de série, além da maior novidade: câmera frontal com captação de áudio e vídeo e possibilidade de monitoramento em tempo real por meio de aplicativo no smartphone
Demos uma voltinha com o V260 equipado com baú na traseira. Fácil de guiar e manobrar, ele atende bem às necessidades de quem precisa transportar cargas em meio urbano. O torque está disponível já a partir de 1.800 rpm e o câmbio, com engates macios e bom escalonamento, impede buracos entre as trocas de marchas. A presença do ar condicionado (superdimensionado, como em todo JAC) torna a cabine mais agradável e há até alguma sensação de luxo com a seção central do painel recoberta com plástico black piano. A única ressalva vai para o comportamento da suspensão dianteira, macia demais e um tanto quanto saltitante ao enfrentar a buraqueira do asfalto.
A JAC destacou ainda o menor preço de revisões até 60.000 km frente à concorrência. Com 3 anos de garantia total ou 100 mil km, o que chegar primeiro, o dono de um V260 vai gastar R$ 5.240,00 com as 6 primeiras revisões, que ocorrem a cada 10 mil km. Com o Kia são R$ 5.487,05 e com o Hyundai, R$ 7.063,67. Além do mais a cesta de peças (filtro de óleo do motor, filtro de ar, filtro de combustível, jogo de amortecedores, pastilhas de freio, disco + platô + rolamento de embreagem, bico injetor, lanterna traseira, farol dianteiro e retrovisor) custa R$ 10.067,85 para o Hyundai HR, enquanto a JAC pede R$ 8.743,67 pelas mesmas peças.
Enquanto o Hyundai HR é vendido por R$ 73.720,00 e o Kia K2500 por R$ 73.990,00, a JAC pede R$ 69.990,00 pelo V260. Num segmento onde o preço fala mais alto que qualquer coisa, ter um caminhãozinho com ar condicionado e outras conveniências nos parece bem interessante.
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