Nissan Note e Honda Fit |
JAC T6 e Peugeot 2008 |
Não que 2013 tenha sido um ano pobre em lançamentos, mas 2014 promete ser ainda mais agitado. Não há um segmento sequer onde as marcas não queiram brigar - até o de monovolumes, costumeiramente pacato.
O site Carpress apurou junto às fábricas a lista de lançamentos deste ano. A falta de detalhes de seus cronogramas, porém, faz supor que pode haver alterações nas datas, cancelamentos ou até mais novidades do que pensamos.
Audi A3 Sedan |
Janeiro - A JAC Motors fará o lançamento oficial da van executiva T8, já mostrada aos jornalistas tanto num evento de inauguração de concessionária em São Paulo quanto no lançamento da minivan J6 remodelada. A briga entre o inédito Audi A3 Sedan e o Mercedes-Benz CLA, derivado do Classe A, também promete ser boa; ambos chegam no mesmo mês.
Volkswagen Up! |
Fevereiro - Substituto do ultrapassado Gol G4, o Volkswagen Up! chega para fazer barulho no segmento de subcompactos. A JAC Motors, por sua vez, equipará a dupla J3 e J3 Turin com o ótimo motor 1.5 16v VVT Flex, extinguindo o J3 S atual - que ainda tem o visual da versão antiga. Finalmente, a Audi engrossa seu portfólio trazendo o novo Audi S3.
Renault Sandero |
Março - Figuras carimbadas no mercado ganham cara totalmente nova. Da Kia virá a nova geração do Soul, enquanto a Toyota começará a fabricar aqui o novo Corolla, semelhante à versão europeia. Entre os compactos, porém, estão as maiores novidades: o novo Renault Sandero chega para incomodar o Fox e o renovado/defasado Agile, enquanto da Ford virá o novíssimo Ka, concebido para ser agora um produto global.
Nissan March |
Abril - Já remodelado na Tailândia e no México, o Nissan March chegará com nova frente, retoques na traseira e interior mais requintado.
Maio - É a vez do pequeno e arisco JAC J2 ganhar motor flex: o sistema, que elimina o tanquinho de gasolina para partidas a frio, é inédito no propulsor 1.4 (que na verdade é 1.3).
Mercedes-Benz GLA |
No primeiro semestre, ainda sem qualquer confirmação de data, chegam também o BMW Série 4 Coupé e o novo BMW X5, agora com opção de 7 lugares; o Hyundai Sonata com a remodelação de meia-vida; o novo Honda Civic Si, desta vez com 2 portas e ares de cupê; o Mercedes-Benz GLA, SUV também derivado do Classe A; a nova geração do Mini Cooper; e da Renault virão o SUV Captur para concorrer com Tracker, EcoSport e Cia., e - se a marca não voltar atrás outra vez - o belo Mégane RS.
Julho - É a vez do novo Honda Fit, que será fabricado inicialmente na planta de Sumaré e depois terá sua linha de montagem transferida para a nova fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo.
Jeep Cherokee |
Agosto - Chega a nova geração do Mercedes-Benz Classe C, desta vez inspirada no Classe S, maior em todas as dimensões e com previsão de fabricação no Brasil a partir de 2016. Também aporta no Brasil o novo (e polêmico) Jeep Cherokee de olhos puxadinhos.
Setembro - Good News! Chega o novo Chery QQ. Fim.
Outubro - Primeiro projeto mundial da JAC Motors, o T6 chega para brigar no segmento de SUVs compactos, mesmo sendo maior até que o Hyundai ix35. Falando em Hyundai, apesar de a marca negar, muito se especula sobre o lançamento do SUV baseado no HB20. É esperar pra ver.
Porsche Macan |
Também sem confirmação mas com previsão de chegada durante o segundo semestre: BMW Série 2 Coupé e BMW i3; o Fiat Uno recebe visual atualizado e novo motor; o Honda Civic ganha a reestilização de meio de vida, provavelmente adotando a nova traseira do modelo americano e sutis alterações na dianteira; o inédito Porsche Macan, SUV feito sobre a plataforma do Audi Q5; o belíssimo Jaguar F-Type Coupé; e os concorrentes (e legítimos pocket-rockets) Ford Fiesta ST e Peugeot 208 GTi.
Cadillac ATS |
Mais adiante, entre o fim de 2014 e início de 2015, marcas de luxo inéditas entre nós aportam no país oficialmente para enfrentar BMW, Audi e Mercedes: a Cadillac trará os modelos CTS (sedã do porte de Série 3, A4 e Classe C), ATS (concorrente do Série 5, A6 e Classe E) e SRX (que mira em SUVs médios e médio-grandes de luxo), enquanto a Infiniti importará o Q50 para fazer frente aos médios de luxo e o SUV QX70, que já era trazido por importadoras independentes há alguns anos. Fecham o ciclo de lançamentos o Nissan Note, que baterá de frente com o novo Honda Fit, e o Peugeot 2008, para bagunçar ainda mais o segmento de SUVs compactos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário