Modelos da JAC Motors, Nissan e Hyundai avaliados. E a onda de recalls atingiu desde Chevrolet, Ford, Fiat e Peugeot até BMW, Chrysler e Honda.
MAIO
Seguindo a onda aventureira urbana, a VW colocou no mercado os novos Gol Rallye (só 1.6) - este inspirado na nova Saveiro Cross - e Gol Track (só 1.0). A Fiat não arriscou: lançou somente uma série especial para o Grand Siena, chamada "Sublime" - velha receita para despertar interesse em um produto estacionado no mercado. Maio também registrou alguns recalls: a Peugeot chamou os proprietários dos modelos 308 THP e 408 THP para solucionar um problema nos freios, enquanto a Chrysler anunciou a troca do circuito completo do sistema de airbags dianteiros do sedã 300C.
Testamos 2 modelos em maio. O JAC J3 S JetFlex foi equipado com o mesmo motor 1.5 16v VVT do sedã J5, nele preparado para receber os dois combustíveis e com tecnologia que eliminou o tanquinho de gasolina para partidas a frio. Surpreendeu em desempenho, manteve o bom nível de equipamentos e o bom preço, decepcionou no consumo e terminou a avaliação fazendo perguntar se vale a pena comprar um carro que ficará defasado em breve só por causa do desempenho e do custo x benefício. Por sua vez, o Nissan March 1.0 16v, que nos foi cedido com o pacote especial 'Rio 2016' de equipamentos, agradou na cidade e estrada, mostrou que é econômico de fato e que anda muito bem para um 1.0, mas que precisa evoluir o quanto antes se quiser fazer frente aos novos compactos do mercado e recuperar vendas.
JUNHO
Uma onda de recalls também marcou o mês de junho de 2013. Na BMW, 7 modelos da série 3 foram chamados para trocarem o airbag do passageiro da frente. A Ford chamou proprietários do novo Fusion para uma verificação na bomba de combustível. Na Chevrolet, o suporte do pedal do freio foi o problema apontado nos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin. Finalmente, o Honda Fit foi chamado para verificação e possível troca do interruptor principal de comando dos vidros elétricos.
O RACIONAUTO esteve presente ainda no lançamento da nova linha J3, da JAC Motors. Além da reforma no interior, que trouxe mais requinte e melhor acabamento, nossas primeiras impressões revelaram uma evolução real na dirigibilidade, com o carro mais na mão, direção mais firme e câmbio mais preciso, além da diminuição considerável no nível de ruído. Ademais, noticiamos as primeiras imagens oficiais do novo Toyota Corolla, versões americana e europeia, bem como o início da fabricação do SUV ASX, da Mitsubishi, na planta de Catalão, em Goiás.
JULHO
Dentre as avaliações de junho, o HB20S 1.6 Premium com câmbio mecânico mostrou, em relação ao HB20X testado antes, melhor desempenho geral e consumo. Em compensação, a dirigibilidade da versão sedã se mostrou ligeiramente pior, com o carro oscilando em velocidade e transmitindo menos segurança. Acabamento e equipamentos não sofreram alterações. Já o JAC J5 foi posto à prova na estrada por mais de 4 mil quilômetros. Melhorou o revestimento acústico e a troca do volante trouxe mais comodidade e mais requinte ao interior. O espaço interno e a lista de itens agradaram, mas o porta-malas pequeno para o porte do carro dificultou a acomodação da bagagem, enquanto o motor, ainda que tenhamos nos acostumado a ele, confirmou ser subdimensionado para o peso do sedã.
Lançamentos, também houve. A dupla Onix e Prisma ganhou a opção de câmbio automático de 6 marchas, o mesmo sistema presente no Chevrolet Cruze. A Suzuki apresentou o Grand Vitara 2014, que ganhou mais itens de série e diferenças sutis no visual, enquanto a Fiat lançou o Punto Blackmotion, com visual externo semelhante ao da versão TJet e motor 1.8 16v E.torQ. A mesma Fiat, aliás, convocou proprietários de Palio Fire e Strada Fire para um recall que visava solucionar um defeito no fecho dos cintos de segurança dianteiros.
AGOSTO
O Hyundai HB20S 1.0 foi submetido à avaliação do RACIONAUTO. Mantendo parte das características dinâmicas de seu irmão com motor 1.6, como a dirigibilidade e a estabilidade, o sedã surpreendeu por apresentar um desempenho muito além da expectativa para um carro com sua cilindrada. E o melhor: o motor Kappa de 3 cilindros, com seu ruído característico, nos convidava a acelerar fundo em cada arrancada, e mesmo assim o consumo ficou perto de 10 km/l de etanol.
Descobrimos e fotografamos ainda o sedã compacto Lifan 530 sem qualquer disfarce. Com promessas de chegada no Brasil ao final de 2013 para concorrer, dentre outros, com o JAC J3 Turin e o Chery Celer sedã, ele ainda não deu as caras por aqui oficialmente. A Nissan, por sua vez, anunciou a pré-venda do novíssimo Sentra, enquanto o recall da vez foi para o Chevrolet Sonic, graças a um problema no dimensionamento da tubulação de combustível. O mês ainda foi marcado pelo anúncio da derradeira versão da Kombi, que a VW chamou de "Last Edition". A edição, voltada para colecionadores, acrescentou um acabamento melhor e personalizado para a perua e alguns itens de conveniência, pelo insano valor de R$ 85 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário