Por Eduardo Zaisov
Fotos: Eduardo Zaisov / Divulgação
Fotos: Eduardo Zaisov / Divulgação
É inegável que a Hyundai acertou quando lançou a linha HB20 no Brasil, apostando em um segmento onde só marcas mais populares ofereciam opções de entrada. O HB20S chegou ao mercado com um desenho equilibrado, bom acabamento e mecânica elogiada. Agora, depois de 3 anos de mercado, sofre sua primeira reestilização e alteração mecânica.
Visto de frente, as alterações foram no para-choque, que traz uma grande grade hexagonal com aletas cromadas, fazendo conjunto com os faróis com projetor integrado e luzes diurnas em LEDs (exclusivos da versão Premium, como a avaliada). Na traseira as alterações são mais sutis, com novos para-choque e lanternas. As rodas também foram redesenhadas. Suficiente? Sim. O HB20S sempre teve desenho bonito e as alterações foram pontuais e sem exageros.
As demais novidades da versão Premium são o ar condicionado automático digital, airbags laterais e rebatimento elétrico dos retrovisores. Como opcional, o modelo avaliado trouxe o sistema de áudio blueMedia, uma central sensível ao toque que tem como uma das principais funções o espelhamento do celular. Porém, nem todos os modelos de celulares são compatíveis, e no momento somente aparelhos Samsung e LG, pelo Car Link, terão acesso aos recursos. Para esse ano a promessa é que o Apple CarPlay funcione em modelos iPhone 5 ou superiores. Fechando o pacote de opções, os bancos em couro na cor cinza se diferenciam da versão hatch, que traz couro marrom.
No interior, nenhuma mudança no desenho ou disposição dos instrumentos. Nos bancos da frente, motorista e passageiro contam com bom espaço e facilidade de acesso aos comandos. No banco traseiro, os ocupantes sofrem um pouco mais. Com pouco espaço para as pernas e cabeça fica difícil achar uma posição confortável. Além disso, a ala traseira sofre de pequenos deslizes que poderiam ser corrigidos na linha 2016, como a falta de acabamento em couro nas portas e de cinto de 3 pontos e encosto de cabeça para o passageiro do centro do banco. O bom porta malas de 450 litros está dentro do padrão do segmento.
Mecanicamente falando, a versão 1.6 de 128 cv perdeu o tanque de partida a frio, trazendo uma facilidade a mais para o proprietário. Mas o principal destaque é o novo câmbio de 6 marchas. Em uso urbano, agradou pela eficiência e suavidade de funcionamento. As trocas manuais (pela alavanca do câmbio) se mostraram ágeis e agradáveis. A troca do câmbio melhorou o aproveitamento do motor, o que também contribui para melhores médias de consumo de combustível. Na avaliação, a média se manteve próxima aos 9,5 km/l de gasolina em ciclo urbano.
O acerto dinâmico é bom para a proposta do modelo, trazendo conforto na rodagem, mas se abusar um pouco em curvas a traseira tende a sair, exigindo correção de trajetória. Talvez se a Hyundai oferecesse controle de estabilidade o gadjet eliminaria essa pequena falha. Outro ponto que chamou atenção é a direção um tanto seca quando em estradas mal pavimentadas, dando a entender que o sistema de direção não amortece muito as imperfeições da via.
Enfim, o HB20S agrada, tem qualidades, mas pequenos detalhes poderiam ser revistos, como ter uma suspensão traseira mais firme e a direção menos seca. A questão do espaço interno traseiro limitado também é um pecado grave, já que pela proposta familiar do modelo ele deixa a desejar perante os concorrentes.
Falando em concorrentes, o preço da versão avaliada, com blueMedia e bancos em couro, é de R$ 68.665,00, salgado demais para a categoria, aliás, com essa quantia podemos ponderar carros de faixas superiores, como o Chevrolet Cobalt Elite, Honda City LX CVT e os esquecidos, mas não menos importantes, Fiat Linea Essence e Ford Fiesta Sedan SE. O Hyundai HB20S Premium traz como diferencial a garantia de 5 anos, mas isso é um tanto insuficiente para torna-lo uma ótima compra.
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