O Novo Ford Focus, nas versões hatch e sedan, só chega às concessionárias em outubro, mas já foram definidos os preços e equipamentos de série de cada versão, que já constam no site oficial da marca no país.
São 2 opções de motores. O propulsor 1.6 16v Sigma Flex rende 131/135 cv de potência e 16,2/16,7 kgfm de torque com gasolina e etanol, respectivamente, e equipará as versões S e SE da versão hatch - é o mesmo do New Fiesta, agora melhorado, mais forte e mais apropriado ao maior peso do carro. Já o motor 2.0 16v Duratec Flex ganhou injeção direta - é o primeiro com esta tecnologia a usar etanol no mundo - e taxa de compressão mais alta - 12:1. Com isso, ele gera agora 175/178 cv e 21,5/22,5 kgfm. Equipará as versões SE, SE Plus e Titanium Plus do hatch, enquanto o sedan virá unicamente com este bloco. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automatizado (PowerShift) de dupla embreagem e 6 velocidades para o motor 1.6, e somente o PowerShift para o 2.0.
O Novo Focus também está mais parrudo. Ganharam os ocupantes, mas, infelizmente, o espaço para bagagens foi reduzido - sensivelmente no hatch e, pela abolição das articulações pantográficas em favor dos arcaicos "pescoços-de-ganso" e pela busca de um design mais fluido, ainda que menos funcional, drasticamente no sedan. O Focus hatch agora tem 4,36m de comprimento e leva 316 litros no porta-malas, enquanto o sedan mede 4,53m e carrega somente 421 litros. Largura, altura e entre-eixos é igual para ambos: 1,82m / 1,48m / 2,65 m.
Há 7 níveis de acabamento para a versão hatch e 4 para o sedan. O Focus Hatch 1.6 S manual traz, de série, direção com assistência elétrica, vidros elétricos com one-touch para o motorista, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de direção embutidas, alarme, computador de bordo, ar condicionado com saidas de ar para o banco traseiro, sistema Isofix, sistema de áudio Sync Media System com rádio, MP3 player, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, comandos no volante e tela de 3,5 polegadas, abertura elétrica da tampa de combustível, lanternas de neblina, luzes de emergência com acendimento automático em frenagens, alarme, airbag duplo e freios ABS com EBD e EBA. Custa R$ 60.990,00. Se vier com o câmbio PowerShift, o preço vai a R$ 66.990,00 e ele ganha ainda sensores de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas (HLA) e controles de estabilidade e tração. O Focus Sedan S custa R$ 69.990,00 e tem única opção de motor 2.0 e câmbio PowerShift.
Para levar o Focus Hatch 1.6 SE você precisa desembolsar pelo menos R$ 63.990,00. Aos equipamentos da versão S ele agrega luzes do painel com controle de intensidade, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, ajuste lombar do banco do motorista, descansa braço integrado ao console central, bancos revestidos parcialmente em couro, porta-revistas no encosto do banco dianteiro, luzes de cortesia dianteira e traseira, maçanetas internas na cor cromado fosco, pára-sol do passageiro com espelho de cortesia iluminado, revestimento da manopla de cambio em couro, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one-touch, piloto automático com limitador de velocidade, tela de 4,2 polegadas na seção central do painel, abertura e fechamento global de portas e vidros, faróis de neblina, faróis com ajuste de altura manual, sensor de estacionamento traseiro e quatro airbags. Com transmissão PowerShift, sensores de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e tração, o preço sobe para R$ 69.990,00. Se quiser o motor 2.0, ele custará R$ 72.990,00. E se optar pelo Focus Sedan SE, que vem unicamente com motor 2.0 e câmbio PowerShift, você vai gastar R$ 74.990,00.
A versão SE Plus 2.0 PowerShift é comum às duas carrocerias, hatch e sedan. A mais, ela traz ar condicionado automático digital, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisor externo com aquecimento, luzes de aproximação e rebatimento elétrico, abertura de portas e partida sem chave. O hatch custa R$ 75.990,00 e o sedan, R$ 77.990,00.
Por fim, a versão de topo Titanium Plus 2.0 PowerShift, também comum ao hatch e ao sedan, traz como diferenciais descansa braço central no banco traseiro, lâmpada de cortesia traseira com luzes de led, 2 tomadas de 12v, teto solar, ajustes elétricos do banco do motorista, porta-óculos, faróis de xenon com ajuste automático de altura e lavadores, abertura e fechamento global de portas, vidros e teto solar, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de auxílio automático para estacionamento (Active Park Assist), seis airbags, sistema multimídia Sync Media System com duas entradas USB, comandos de voz com funções de audio, telefone, ar condicionado e navegador GPS, tela multifuncional LCD touch-screen de 8 polegadas, entrada RCA para áudio e vídeo, e sistema de áudio Sony Premium Sound. Custa R$ 87.990,00 o hatch e R$ 89.990,00 o sedan.
O Novo Focus tem muitas qualidades e vem bem equipado desde a versão de entrada, mas em relação às versões antigas os preços subiram bastante. Além disso, jogando o preço do sedã top de linha no patamar dos R$ 90 mil, a Ford vai fazer muito cliente pensar se não vale mais a pena levar um Fusion: mesmo com potência e lista de equipamentos ligeiramente menores, ele é bem maior, mais estiloso e dá mais status ao proprietário. Quanto ao hatch Titanium, os poucos R$ 7 mil que o separam do Novo VW Golf GTI podem significar um atestado de encalhamento nos pátios.
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