segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENTREVISTA - CASEY HYUN, DESIGNER-CHEFE DA HYUNDAI


Maximiliano Moraes
De Seul, Coreia do Sul



O blazer que Casey Hyun, designer-chefe da Hyundai Motors, vestia por cima da roupa jovial - camisa jeans, calça de brim e tênis - parecia mais uma questão de respeito aos convidados do que o seu gênero no dia-a-dia. Tendo nos recebido com um inglês perfeitamente britânico, sua figura reflete bem a imagem de marca jovem e cosmopolita que a Hyundai quer firmar ao redor do globo.



A convite da Hyundai Motors, o RACIONAUTO viajou para a Coreia do Sul para conhecer os complexos industriais, linhas de montagem e o centro de design da marca. Neste último, Casey Hyun nos apresentou as diretrizes da linguagem atual de design da Hyundai, denominada "Fluidic Sculpture" (escultura fluida), e a evolução para a versão 2.0 desta linguagem, que será utilizada nos novos modelos da marca. A proposta visa alcançar o que a Hyundai chama de "Premium Touch" (toque premium) através do refino e modernização dos volumes estéticos, melhoria da manufatura dos materiais, busca da perfeição nos detalhes e investimento na imagem de valor emocional dos modelos.

Entre sua preleção e a mostra de alguns modelos da Hyundai e da Kia, tanto conceitos quanto de produção, conversamos um pouco com Casey.


RACIONAUTO - Onde você busca inspiração?
Casey - A inspiração muitas vezes chega fora do escritório. Muitas ideias surgem em cafés, restaurantes, ao ar livre ou até dirigindo, onde vemos a maior parte das formas naturais que nos inspiram.

R - Entre os carros-conceito apresentados em vários salões ao redor do mundo e os modelos de produção, muita coisa é perdida em termos de design e soluções. Por que isso acontece?
C - Isso ocorre especialmente por causa da tecnologia disponível naquele momento para a produção de um modelo em larga escala. As tecnologias que sugerimos num conceito muitas vezes estão somente em seu estágio inicial de desenvolvimento, enquanto certas propostas simplesmente não existem ainda. Também acontece de haver restrições por causa das legislações vigentes em cada país, sendo preciso trazer o conceito a uma realidade viável.

R - É comum pensar na Hyundai como uma marca que prioriza a elegância e o design, e na Kia como uma marca voltada mais à esportividade. O emblema do Kia Elan que vimos no museu da marca agora há pouco, por exemplo, traz a inscrição "Kia Motors, The Spirit of Sports Car" (Kia Motors, o espírito do carro esportivo). Por outro lado, vocês escolheram um Hyundai i20 para voltar ao circuito internacional de rally. Esta é uma mudança de foco?
C - A ideia da Hyundai a respeito de si mesma é de uma marca jovem e surpreendente quanto ao design, qualidade dos materiais e acabamento. Com o retorno da Hyundai aos circuitos de rally, esperamos mostrar que a esportividade, não importa o direcionamento da marca, é sempre parte essencial na concepção do design.

R - Vimos muitos Hyundai Avante (Elantra) e Sonata híbridos nas ruas daqui. A Hyundai tem planos para o desenvolvimento de plataformas exclusivas e de uma linguagem própria de design para futuros modelos eco-amigáveis, como ocorre na BMW hoje?
C - A Hyundai mantém hoje projetos de carros elétricos e híbridos, inclusive modelos que já foram lançados na Coreia e alguns países da Europa e EUA, podendo alcançar outros. Novas plataformas para modelos eco-amigáveis estão sendo desenvolvidas, mas não pretendemos, pelo menos por enquanto, propor uma linguagem específica de design para esses modelos.

R - Quanto tempo durou e quais foram os principais desafios no desenvolvimento do projeto do Hyundai HB20?
C - O tempo de gestação do HB20 foi de 3 anos e meio. O principal desafio foi conhecer um lugar para o qual nenhum projeto da Hyundai tinha ainda sido feito especificamente, bem como entender tudo o que diz respeito ao estilo de vida brasileiro e suas expectativas em relação a um carro.

R - Há várias reportagens circulando na Internet sobre o desenvolvimento de um SUV compacto baseado no Hyundai HB20. Vários sites publicaram, inclusive, fotos de protótipos rodando em fase de testes, enquanto outros mostraram projeções do que seria o design final do SUV. Fala-se de um projeto que incluiria, a princípio, a Índia como mercado inicial, com o modelo sendo primeiramente exportado para o Brasil e depois produzido na planta de Piracicaba. Isso procede?
C - Não. Por enquanto, não temos nada planejado em relação ao lançamento de um SUV baseado no HB20.

R - Certo. Mas percebemos que naquele i10 (no pátio havia 5 carros expostos, dentre eles um Hyundai i10 2014, mostrado no Salão de Frankfurt) as inscrições nos vidros estão em português. A Hyundai tem planos de lançá-lo no Brasil para concorrer com o VW Up!?
C - Uau... Bem... Você é bom nisso. (Fomos interrompidos por uma funcionária da Hyundai, que nos chamou para outro ambiente dentro do centro de design).

R - E então, Casey?
C - Desculpe, conversamos depois. Temos outra entrevista agora.




Nota: Após a entrevista, conversamos com uma fonte ligada à Hyundai que nos falou sobre um face-lift leve para o HB20 já no início do próximo ano, bem como novidades no mercado brasileiro entre o final de 2014 e início de 2015. O novo Hyundai i10 terá sua produção, a princípio, concentrada na planta da Turquia e será comercializado na Europa, onde concorrerá com o VW Up! e o Fiat Panda, e na Índia, numa versão com entre-eixos alongado em 10 cm denominada Grand i10.

Fotos: Divulgação / Discover Hyundai / Carplace

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