Quando testamos o Audi A3 Sportback 1.8 ano passado concluímos que apesar de caro na versão avaliada ele cumpria bem seu papel como segundo ou terceiro carro da casa, carregando consigo uma versatilidade surpreendente para um modelo não destinado, em tese, para ser versátil - hatches médios não costumam ser. Tendo passado uma semana com o Audi A3 Sedan 1.8, avaliado na versão Ambition, foi inevitável a comparação.
Apesar das inúmeras semelhanças em termos de mecânica e equipamentos, porém, o A3 Sedan 1.8 guarda uma personalidade distinta do hatch, sendo ainda mais versátil. Nota-se que o foco não é ser um carro fashion que pode também ser prático, mas um carro familiar que pode também ser divertido. Pais de família que se recusam a abrir mão de uma tocada esportiva, um carro bem "na mão", vão encontrar neste sedã uma excelente companhia.
Rodrigo Rego - O Active Drive Select realmente faz a diferença na condução do A3 Sedan 1.8. Da maciez de suspensão e direção no modo Comfort, que o torna bem adequado à condução diária nos pisos nem sempre bem conservados da região, ele passa a duro, quase desconfortável com um simples toque no botão acima do ar condicionado e a transição notória para o modo Dynamic. O volante firme, a suspensão incólume em curvas e a sensação nada exagerada de se trafegar sobre trilhos chamam uma condução mais "apimentada", e para isso contribui o excelente trem de força.
A combinação de injeções direta e indireta do bloco 1.8 turbo são a fórmula de sua eficiência. Em velocidades constantes só a injeção indireta é solicitada, mas se exigido a fundo os bicos injetores dentro da câmara de combustão cumprirão seu papel. O resultado é um propulsor de 180 cv de potência e 25,5 kgfm de torque disponíveis já a partir de 1.250 rpm - ou seja, pouco acima da rotação de marcha-lenta - capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 7 segundos e, ao mesmo tempo, obter médias de consumo superiores a 16 km/l na estrada.
Não é heresia dizer que o sedã acabou mais esportivo que o próprio hatch. Não falamos aqui só de performance, mas também das linhas que o tornam semelhantes a um cupê e, por consequência, mais vistoso. A esportividade é ainda acentuada por suas dimensões: o A3 Sedan é compacto (4,46 m de comprimento), largo (1,80 m de largura) e baixo (1,41 m de altura). Mas seria injustiça dizer que tudo nele se resume à esportividade.
Como bom sedã familiar ele traz equipamentos de sobra para agradar motorista e passageiros. A unidade que avaliamos, além de contar com ar condicionado dual zone, volante multifuncional revestido em couro, computador de bordo com visor colorido, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema Start-Stop, 7 airbags e controles de tração e estabilidade (que podem ser desligados por meio de botão no painel), trazia os pacotes Style (sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de estacionamento traseiro), Conforto Plus (controle de cruzeiro, bancos em material sintético que imita couro e rodas de liga leve com aro de 17 polegadas) e ainda o sistema MMI Plus de entretenimento e navegação com tela retrátil no painel. Excelente acabamento, layout minimalista destacado pelas luzes internas em led e muito silêncio a bordo também fazem parte do pacote. Claro, isso tudo tem um (alto) preço...
Mas antes de falar de valores é bom frisar que o Audi A3 Sedan 1.8 não é para famílias de grande estatura. Ele comporta bem 4 ocupantes, e que tenham no máximo 1,80; mais do que isso e o risco é não conseguir acomodar bem pernas ou cabeça no banco traseiro. O porta-malas é honesto, comportando 425 litros e com nichos definidos para as articulações "pescoço-de-ganso", além de contar com uma rede para prender objetos pequenos.
Pois é, voltamos para a questão do preço. Jovens pais de família com espírito esportivo vão se sentir muito bem com um Audi A3 Sedan 1.8 Ambition em sua garagem, desde que tenham R$ 171.490,00 à disposição no banco - R$ 138.990,00 pelo carro e R$ 32.500,00 em opcionais. Para a região de Valinhos até que o seguro é atraente (R$ 3.479,68), ainda que a apólice preveja uma salgada franquia de R$ 9.330,00. Se o preço por um lado parece exorbitante, por outro pode ser justamente o que o comprador está disposto a pagar pela qualidade e pelo status da marca.
Reportagem: Maximiliano Moraes e Rodrigo Rego
Colaborou: Eliane Fernandes / Aguiar Corretora de Seguros
170 mil?? de onde vc tirou esse preço?!! esse carro sai por 120 mil
ResponderExcluir"Tiramos" esse preço da tabela que nos foi enviada pela própria Audi com os valores aplicados nas concessionárias para todos os opcionais disponíveis para o modelo.
Excluir