quinta-feira, 25 de junho de 2015

MANUAL DE COMPRA - FORD FUSION


Por Pedro Ivo Faro


Pais de família normalmente gostam de sedãs. E ter um sedã significa ter um carro que tenha espaço para carregar a família e bagagens num generoso porta-malas, além de uma lista considerável de equipamentos de série, e um motor potente. Se tudo isso foi complementado por um custo-benefício atraente, bingo! E essa receita ideal pode ser encontrada num carro, o Ford Fusion, que veio em duas "gerações" antes da atual. A primeira veio em 2006 e se manteve em linha até 2009, quando recebeu leves alterações estéticas, além de uma maior oferta de motores e itens, e até mesmo uma versão híbrida, que normalmente é mais cara.


SUPER RECHEADO

Se tem uma coisa que não dá pra reclamar no Fusion é a oferta de itens de série. Logo nos primeiros modelos já vinham de série na versão (única, à época) SEL acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, air bag frontal duplo (motorista/passageiro) de dois estágios, airbag lateral, airbag de cortina para os vidros laterais, banco do motorista com regulagem elétrica, bancos e volante em couro, CD player com leitura de arquivos MP3 e capacidade para seis discos, computador de bordo com diagnóstico e bússola, controles do rádio, ar condicionado e piloto automático no volante, freios a disco nas quatro rodas com auxílio de ABS e EBD, câmbio automático de cinco marchas, rodas 225x50 R17. E na geração seguinte viriam ainda controle de estabilidade, trocas sequenciais no volante (na versão mais cara), e direção elétrica. 


DOIS CORAÇÕES

Inicialmente o Fusion veio com o motor Duratec 2.3 16V de quatro cilindros, que rendia até 162 cv disponíveis a partir das 6.500 rpm. O torque de 20,7 kgfm surgia nas 4.500 rpm. Logo na segunda geração vieram duas opções distintas de motorização: 2.5 16v de quatro cilindros e 173 cv que entrava no lugar do 2,3 litros, além da top, com o aguardado 3.0 V6 de 243 cv e brutais 30,8 kgfm de torque, que ainda trazia tração integral, sempre associados a uma transmissão automática de seis velocidades. Essa mesma versão, em 2011, ganharia a opção de tração somente na dianteira. 

FIQUE DE OLHO!

O Fusion costuma ter boa robustez. Mas há outros itens que merecem ser olhados, já visando menos gastos na hora da compra, uma vez que a manutenção e as peças dele são, obviamente, mais caras que as de um sedã médio comum.
- Atente para o conjunto motor-câmbio e a suspensão em busca de possíveis ruídos. Eles podem fazer barulho por causa da fragilidade de alguns componentes, como pinos de sustentação (pinças e cavaletes dos freios) e buchas (ou coxins). Atenção em especial aos coxins do motor e câmbio que, conforme o estágio dos mesmos, podem apresentar ruídos metálicos, resultado do atrito entre a base de apoio e o suporte destes componentes.
- Ruídos e trepidações podem vir também dos freios, onde o problema pode estar no pino e molas de fixação do cavalete e pinças de freio.
- Verifique se não há desgaste na barra de direção, que pode apresentar ruído, identificado ao passar em ruas de paralelepípedos.
- Olhe também o estofamento, que pode estar com riscos ou rasgos. A substituição pode custar R$ 2.000 a depender de onde for feito.

PREÇOS

Um Fusion 2010 na versão V6 AWD sai por R$ 50 mil, preço aproximado de um New Fiesta Sedan, só que com muito mais motor e um nível de equipamentos superior. Logo, uma boa compra!

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