terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CHEVROLET CRUZE COM ONSTAR - AVALIAÇÃO



Existe um grupo de pessoas que costumo chamar de "cri-críticos". É gente sempre pronta para caçar falhas ou problemas em qualquer tipo de tecnologia que se pretenda inserir no mercado ou disponibilizar ao consumidor. Se o respaldo para a crítica se perde porque a coisa é realmente boa, no mínimo vai haver comentários do tipo "Já veio tarde. No exterior isso já existe há anos".

Chevrolet OnStar é bom exemplo de tecnologia que veio tardia, mas não em má hora. O serviço é realmente muito bacana e, especialmente para quem o experimenta pela primeira vez agora, pouco importa o fato de já existir no exterior. Para colocá-lo à prova pedimos à Chevrolet um Cruze LTZ equipado com o OnStar, já cientes de que na região de Campinas, onde estamos e onde ocorreu seu lançamento, ele funciona bem - pelo menos em dias de sol. Decidimos então pôr o carro na estrada para complementar nossas impressões.


No Cruze nada mudou. Continua o sedã confortável, bem acabado, bem equipado e bom de curva de sempre. O suficiente powertrain formado pelo motor 1.8 16v flex de 144 cv e 18,9 kgfm de torque com etanol conjugado ao câmbio automático sequencial de 6 marchas o torna bom companheiro de viagens, desde que não se exija comportamento esportivo. As retomadas não são viscerais, mas o nível de ruído invade a cabine um pouco mais em acelerações mais fortes. É só mantê-lo dentro de sua proposta de sedã familiar que ele atende bem.

Mas essa história de ter, enquanto dirige, um concierge à sua disposição para resolver pepininhos - aquele endereço que o GPS teima em não listar, o preço e a reserva do ingresso do espetáculo que você quer ver mas não teve tempo de providenciar porque ficou preso no trânsito, a previsão do tempo para o dia que você resolveu fazer um bate-e-volta na praia - deixa o motorista mal-acostumado. Como se não bastasse, a educação e presteza da equipe é tamanha que dá vontade de continuar conversando, nem que sejam amenidades.


Se o tempo estiver bom realmente não há problemas e nenhuma crítica cabível. As ligações são claras, a equipe é bem preparada, as rotas são recebidas rapidamente pelo GPS e todos os comandos via OnStar app, disponível para Android e IOS, são executados a contento - fiquei viciado em travar e destravar portas pelo aplicativo. Por outro lado, sendo dono de um smartphone com linha da Claro, a mesma utilizada pelo serviço, compreendi o fundamento de algumas críticas. Às vezes uma tecnologia boa que depende de uma rede ruim para funcionar acaba deixando a desejar.

Em dias de rede celular oscilante ou indisponível por causa do tempo fechado, por exemplo (ou por outros motivos que os usuários geralmente desconhecem), as ligações para o OnStar enfrentaram os mesmos problemas de uma ligação comum - o indicador de sinal da rede de meu aparelho mostrava se adiantaria ou não apertar o botãozinho na base do retrovisor. Numa das ocorrências mais graves, num dia de chuva, solicitei o travamento das portas pelo aplicativo após deixar o Cruze no estacionamento de um supermercado e recebi a confirmação, mas ao retornar ao carro depois das compras encontrei o carro destravado.


Na estrada a coisa não foi diferente. Saindo de Valinhos fomos até Goiás, passando pela rodovia Anhanguera (SP 330) e pelas BR 050, 365 e 153. Apesar de haver "zonas cegas" em qualquer rodovia isso pareceu ocorrer menos dentro do estado de São Paulo, mas foi só cruzar a fronteira com Minas Gerais para os contatos se tornarem mais difíceis. Numa de minhas tentativas, já na estrada, liguei para o OnStar a fim de conseguir uma informação simples: eu queria saber a distância entre dois trechos, o número de pedágios e os valores de cada praça. Entre rede indisponível, ligações completas mas mudas, interferências e, enfim, as informações obtidas, foram vários minutos e quilômetros.

Neste episódio são dignas de nota as tentativas sucessivas de retorno da equipe OnStar. Mostram, mais uma vez, seu excelente preparo e disposição para resolver até mesmo o menor dos problemas, se isso lhes for solicitado e estiver ao seu alcance. Provam também que a iniciativa da Chevrolet é louvável e que o serviço em si é excelente. Mas as ocorrências durante a avaliação trouxeram à tona uma constatação preocupante: e se houver uma ocorrência grave num dia de chuva, com sinal oscilante ou justamente num desses trechos sem cobertura? A proposta da marca de oferecer tranquilidade ao condutor acaba, portanto, sabotada pela falta de uma estrutura de telefonia decente no país.

Fotos: Maximiliano Moraes

Um comentário:

  1. Parabens Chevrolet pela iniciativa e pela inovação no mercado brasileiro. Nao podemos culpar a chevrolet por uma falta de estrutura de telecomunicacao. A chevrolet fez tudo que estava ao alcance dela. Parabens novamente.

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