domingo, 27 de dezembro de 2015

NISSAN VERSA UNIQUE X RENAULT LOGAN DYNAMIQUE X TOYOTA ETIOS PLATINUM (1ª PARTE)


Por Maximiliano Moraes
Colaboraram Rodrigo Rego e Eduardo Farah
Fotos: Maximiliano Moraes e Rodrigo Rego

Leia AQUI a segunda parte do comparativo



Por maior que seja o otimismo vai ser difícil colocar 2015 na lista dos melhores anos da história. Crise generalizada, recessão e demissões foram pauta de muitos noticiários durante o ano. Por consequência, um círculo vicioso se formou na cadeia de consumo: o poder de compra foi reduzido e a produção foi freada, mas com o preço do dólar subindo vertiginosamente muitas marcas se viram obrigadas a repassar custos, o que fez o consumidor se afastar ainda mais das concessionárias.

Mas ainda dá para ser feliz. O ano está praticamente no fim, o Natal já passou e tudo o que precisava ser gasto com presentes e comilança, em tese, já foi. O foco agora é outro: férias com a família. Prudente, você conseguiu guardar dinheiro para trocar de carro e quer aproveitar as promoções de janeiro. Infelizmente não vai ser o SUV que você queria, mas mesmo com verba mais curta dá para vislumbrar outras opções com espaço, conforto e itens de conveniência. Pensando nisso colocamos lado a lado 3 sedãs com preço de compacto e espaço próximo ao de sedãs médios: o Nissan Versa Unique, o Renault Logan Dynamique e o Toyota Etios Platinum. Queríamos ter incluído ainda o Fiat Grand Siena, que não estava disponível, e o Chevrolet Cobalt, que por ter mudado de cara e de segmento já não caberia neste comparativo.

Como é costume, o método de avaliação e pontuação é simples. Os quesitos considerados foram espaço, conforto, equipamentosdesign, desempenho, consumo, segurança e custo x benefício. O primeiro colocado em cada quesito leva 3 pontos, o segundo 2 e o terceiro 1. Em caso de empate em primeiro lugar ambos levam 3, e em segundo, 2.

ESPAÇO


O Etios leva 562 litros, o Versa leva 460 litros e o Logan carrega 510 litros no porta-malas

Quando foi lançado no Brasil em 2007 o Renault Logan, ainda que sem intenção, inaugurou a categoria que hoje chamamos de "médio-compactos". Na época o formato de caixote e a total despretensão em relação ao design tinham como principal motivação a praticidade e o maior aproveitamento do espaço, coisas que foram mantidas mesmo após a remodelação total do carro.


O Logan é o único que leva 3 passageiros sem nenhum aperto atrás

Não dá para se queixar de falta de espaço nos bancos da frente de nenhum dos sedãs, mas no banco de trás do Logan é realmente possível levar 3 passageiros com conforto. Não falta espaço para ombros, cabeça nem pernas. De fato, as dimensões do Logan são as maiores do grupo - ele não é o mais comprido, mas tem a maior distância entre-eixos (2,63 m), a maior altura (1,53 m) e a maior largura (1,73 m). E se o porta-malas perde para o do Etios, ainda assim não dá para reclamar de 510 litros de capacidade, com bom vão de entrada e poucas reentrâncias no compartimento.


O Etios fica em segundo lugar quanto ao espaço no banco de trás, ainda que tenha o menor entre-eixos

Falando no Toyota, é dele o segundo lugar em espaço. É interessante que mesmo tendo a menor distância entre-eixos dentre os 3 sedãs (2,55 m) ele consiga melhor aproveitamento da cabine e leve 3 atrás com relativo conforto. A largura é exatamente a mesma do Nissan (1,69 m) e na altura o Etios ganha por 4 mm deste. Mas quando vistos por trás é que se percebe o estreitamento da cabine do Versa da linha de cintura para cima. A largura disponível para os ocupantes do banco de trás é menor em decorrência disso e as cabeças também sofrem com a queda do teto em direção ao vidro traseiro. Por consequência, somente 2 pessoas viajam atrás com conforto - ainda que o espaço para as pernas seja surpreendente, o maior do grupo.


O Versa tem o maior espaço para pernas, mas a menor largura útil e por isso leva somente 2 com conforto

O porta-malas do Versa, por ter ressaltos nas laterais no fundo do porta-malas, tem a menor capacidade declarada - 460 litros - e também o pior acesso, com o menor vão de entrada. O Etios, por outro lado, tem uma caverna com 562 litros declarados, ótimo acesso e praticamente nenhum ressalto no compartimento. Ainda assim, gente é mais importante do que bagagem e por isso o Renault Logan, precursor do conceito de sedã médio-compacto no país, mantém o título.

Renault Logan - 3
Toyota Etios - 2
Nissan Versa - 1

CONFORTO

Espaço não é tudo, obviamente. O nível de conforto de um carro pode - e deve - ser medido também pela dirigibilidade, pela usabilidade e pelas sensações visuais e táteis. No que está à vista o Logan outra vez sai à frente, apresentando evolução surpreendente em relação ao modelo anterior e entregando o melhor acabamento do comparativo. Não é, claro, nenhum sedã de luxo, mas os plásticos têm melhor textura, a montagem é cuidadosa e o layout geral é mais moderno e clean. Há ainda mais revestimento acústico, o que tornou o Logan bem mais aceitável quanto ao nível de ruído.


Bancos do Renault Logan tem menos apoio lateral e são os únicos do trio sem revestimento em couro

Algumas falhas de projeto se mantiveram, como o posicionamento ruim dos comandos elétricos dos vidros traseiros na parte inferior do painel, mas a ergonomia, no geral, é boa. O acesso às informações do computador de bordo por meio de botão na ponta da alavanca do limpador de para-brisas é inteligente, bem como o uso de comando satélite para áudio e telefonia, sempre nas pontas dos dedos. O ar condicionado não é digital, mas é automático e refresca a cabine em instantes. Os bancos, porém, são os únicos do grupo com revestimento unicamente em tecido, além de terem (os da frente) pouco apoio lateral.

A dirigibilidade do Renault apresenta comportamento agradável na cidade, mas ele é o menos apropriado para uma condução mais arisca na estrada. A suspensão é macia e o carro, se dirigido nos limites permitidos, é bastante neutro. Em alta velocidade, porém, a traseira se torna "solta" e isso causará desconforto numa situação de emergência. O volante, apesar de grande, é bem revestido e tem boa pega, mas a direção hidráulica faz o caminho oposto ao desejável: é a mais pesada em manobras e a mais leve em velocidade.


Bancos do Versa são os melhores do grupo, com bom apoio lateral e tecnologia Comfort Seat

O Versa é oposto ao Logan quanto à dirigibilidade, sendo o mais "esportivo" do grupo. A direção com assistência elétrica torna o volante uma "manteiga" em manobras, mas em curvas de alta ela se torna pesada como se não tivesse assistência - o que é ótimo. A suspensão é a mais dura dentre os três, mas não incomoda; filtra bem as imperfeições na cidade e se mantém firme na estrada, especialmente em curvas - o uso de pneus mais largos, baixos e com aro maior é responsável por este comportamento, em parte. O nível de ruído é mais alto que o dos concorrentes.

Na cabine, um paradoxo. Bancos confortáveis e bem revestidos em couro, assim como o volante multifuncional, bem como uma central multimídia completíssima, ar condicionado automático digital e mostradores com iluminação constante, contrastam com o visual de aparência e sensação tátil ruim que os plásticos entregam. A ergonomia, no geral, é boa mas há falhas como o botãozinho entre os mostradores para acessar às informações do computador de bordo e os comandos dos vidros elétricos muito à frente na porta do motorista. O ar condicionado automático digital se encarrega de climatizar rapidamente a cabine, mas seus comandos não são intuitivos e obrigam o motorista a tirar os olhos da estrada.


O Toyota Etios tem dirigibilidade "meio-termo" entre Logan e Versa, com bancos dianteiros largos e confortáveis

Ao dirigir o Etios o motorista encontra um meio-termo entre Logan e Versa. A suspensão é a mais equilibrada, nem tanto para a maciez nem para a firmeza, bem como a direção com assistência elétrica, menos "8 ou 80" que a do Nissan. Em curvas ele também é neutro, desde que não haja abuso; a transferência de peso para a traseira ocorre sem aviso. O motor trabalha macio e o nível de ruído vindo do cofre do motor para a cabine é baixo, mas ruídos aerodinâmicos e barulho de pneus sabotam os resultados.

A cabine também tem seus paradoxos. O acabamento é bom quanto à qualidade de montagem, mas decepcionante quanto à aparência. A Toyota anda tentando melhorar a aparência do painel com o uso de cores mais escuras e apliques em black piano, mas o layout não ajuda. Os mostradores ao centro não causam mais estranheza depois de algum tempo, mas o posicionamento dos difusores do ar condicionado não é dos melhores e a abertura e o acesso ao porta-luvas, com a enorme tampa pendurada à frente do passageiro da frente, são ruins. Menos mal que os comandos dos vidros na porta do motorista sejam os mais bem posicionados, o volante seja bonito e bem revestido e os bancos sejam confortáveis, apesar do couro ter qualidade inferior ao do encontrado no Nissan.

Renault Logan - 3
Nissan Versa - 2
Toyota Etios - 1

EQUIPAMENTOS


Nissan Versa Unique com Pack Plus é o mais completo do trio e traz itens exclusivos

Avaliamos as versões mais completas dos sedãs deste comparativo. Ainda que nas fotos externas a versão XLS do Etios apareça (a única disponível no dia marcado para a sessão), a Platinum foi a avaliada e considerada. O Logan veio com câmbio manual (o automatizado Easy'R é opcional) pelo fato de nem Versa nem Etios terem (ainda) transmissões com trocas automáticas.

Todos têm o básico para uma versão de topo, além do que a lei obriga (airbag duplo e ABS): vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas com alarme, retrovisores com ajuste elétrico e luzes de direção embutidas nas carcaças, direção com assistência, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga leve e faróis de neblina. A partir daí começam as diferenças entre os modelos.


O Logan também traz itens exclusivos, como o Cruise Control com limitador de velocidade

O Versa é o mais completo do comparativo. Sua central multimídia com tela de 6,2 polegadas tem features exclusivas, como conexão à internet através de Wi-Fi pelo Android e download de aplicativos pelo Nissan Multi-App, além de GPS, rádio AM/FM, CD, DVD e MP3 player, função RDS, entrada USB e auxiliar para MP3/iPod. É ainda o único com ar condicionado automático digital, rodas de 16 polegadas, Isofix no banco traseiro, tapetes de carpete e aerofólio. Seu computador de bordo tem funções suficientes para auxiliar o motorista, mas o acesso a elas, como já foi dito, é ruim - no volante, somente os controles de áudio e telefonia. A direção é elétrica, o vidro do motorista tem one-touch para descer e bancos e volante são revestidos em couro.

O Logan pode não ser o mais completo, mas compensa bastante com itens exclusivos. Só ele não tem bancos em couro, direção com assistência elétrica - nele é hidráulica - e one touch para qualquer um dos vidros, além de ter os controles dos traseiros na parte central inferior do painel. Por outro lado, só o Renault traz cruise control e limitador de velocidade com botões no volante, o que torna as viagens bem mais confortáveis. Ele também não tem câmera de ré, mas compensa com sensor de estacionamento. Sua central multimídia não é a mais completa, mas apresenta com exclusividade o sistema Eco-coaching / Eco-scoring de auxílio à condução econômica e informações de trânsito com atualização em tempo real, além de ser a mais intuitiva e com áudio de melhor qualidade. O computador de bordo é mais completo e com melhor acesso que o do Versa, enquanto áudio e telefonia são controlados pelo comando satélite. O ar condicionado é automático, mas não digital.


O Etios é o mais espartano, ainda que não seja o mais barato

O Etios, assim como o Versa, tem one-touch para o vidro do motorista, direção elétrica, bancos e volante revestidos em couro. Este, porém, só guarda comandos do áudio. Também como o Nissan, tem câmera de ré com imagens projetadas na tela touch da central multimídia, que é a menos completa do comparativo: rádio, DVD player, TV digital, Bluetooth e GPS, sem entradas auxiliares ou qualquer sistema de auxílio à condução. Além do mais ela apresentou funcionamento deficiente durante toda a avaliação, o que desmotivou o uso. Não tem computador de bordo e o ar condicionado é analógico.

Nissan Versa - 3
Renault Logan - 2
Toyota Etios - 1

DESIGN


Renault Logan tem linhas mais limpas e modernas tanto no exterior quanto na cabine

Ainda que seja critério subjetivo, foi-se a época que comprador de sedã médio-compacto não olhava para o design - a comprovação está nos números do mercado. Em 2013, antes de ser renovado, o Renault Logan ficou em 4º dentre os 5 concorrentes do subsegmento de médio-compactos, à frente somente do Versa e com vantagem nem tão grande assim sobre este, de menos de 3 mil unidades durante todo o ano. Até o Etios, com quem compartilhava, digamos, as mesmas "feições exóticas", ficou à frente no ranking, em parte amparado pela fama da marca.


Nissan Versa fica bem na versão Unique, onde cromados e apliques causam efeito positivo

Em 2015, já com nova carroceria e interior, o Renault subiu para o 2º lugar dentre os concorrentes, com 28.793 unidades até novembro - mais de 5 mil unidades de vantagem em relação ao Toyota (23.603 unidades) - e vendendo praticamente o dobro do Nissan (14.802 unidades). O Etios manteve a consistência em vendas de lá para cá, enquanto o Versa sofreu altos e baixos mas retomou o ritmo depois de oferecer motor 1.0 e do tapa no visual.


Versão Platinum do Toyota Etios (a fotografada é a XLS) tem rodas diamantadas, grade totalmente cromada e mais uma régua cromada na tampa do porta-malas

É difícil não atribuir as boas vendas ao design do Logan, que de patinho feio se tornou o mais bonito do grupo. O mais clean é também o que tem linhas mais coesas, sem apelar para excesso de cromados ou recortes na carroceria para ganhar notoriedade. O Versa, por outro lado, apela para cromados, rodas esportivas, máscara negra nos faróis e aerofólio para destacar a versão de topo. E não é que agrada? Talvez pelo porte "compridão" - ele é só 3 cm menor que um Honda Civic - os apliques não pareçam tão exagerados. O Etios, por sua vez, não conquista pelo visual. Se os números de venda são bons isso pode ser atribuído à qualidade mecânica e à boa pontuação da rede de assistência. Dentro e fora, sem delongas, ele é o menos dotado de beleza.

Renault Logan - 3
Nissan Versa - 2
Toyota Etios - 1

2 comentários:

  1. O Logan possui GPS, USB, rádio, RDS,informações sobre o trânsito em tempo real através do acesso a internet do celular. Faltou também comparar seguros e desempenhos. Mas parabéns pelo comparativo, uma que só comparam carros com valores acima da realidade de muitos brasileiros. Vi no rodapé que terá a continuação do comparativo.

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    1. Exato, André. A segunda parte do comparativo com dados de desempenho e simulações de seguro será publicada ainda hoje. Quanto às demais features da central multimídia do Logan, foram citadas na primeira parte. Um abraço!

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